terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

BG: Retrofoguetes

Na 257° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 29 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 escutamos como BG , a música dos Retrofoguetes. Trio instrumental brasileiro formado por Rex (Bateria) Ch Straatmann (Contrabaixo) e Morotó Slim (Guitarra).

segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

O paraíso dos gatos de Heloisa Prieto


Na 257° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 26 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a história do folclore japonês: O paraíso dos gatos de Heloisa Prieto, retirado do livro: Lá vem história.


O que você quiser com Kassin

Na 257° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 26 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 escutamos: O que você quiser com Kassin.

Na 256° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 256° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 19 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a bela poesia de Olavo Bilac, A alvorada do Amor.



quarta-feira, 22 de fevereiro de 2012

Escutamos: Atrás do trio elétrico com Caetano Veloso

Na 256° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 19 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 escutamos, a música: Atrás do trio elétrico, com Caetano Veloso.

Escutamos: Lata d´ água na cabeça com Marlene

Na 256° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 19 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 lançamos como desafio musical, a música: Lata d´água na cabeça na voz de Marlene, nome artístico de Victória Delfino dos Santos, nascida na cidade de São Paulo no ano de 1924. Tendo gravado mais de 4 mil canções em sua carreira, Marlene juntamente com Emilinha Borba foi um dos maiores mitos do rádio brasileiro em sua época de ouro.

Expressão: Por que cargas d´ água

Na 256° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 19 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 informamos sobre a expressão popular: Por que cargas d´àgua, contido no livro: A casa da mãe Joana de Reinaldo Pimenta.

Entenda aí "Cargas- D´água" como chuvas torrenciais. Precipitações pluviométricas sempre serviram de desculpa para se faltar a um compromisso ou descumprir uma obrigação.
Quando se pergunta a alguém por que cargas-d´água fez ou deixou de fazer algo, pretende-se ouvir uma explicação para o inexplicável, mesmo que os interlocutores se achem no meio do deserto do Saara.


segunda-feira, 20 de fevereiro de 2012

Bran, o viajante do tempo, de Heloisa Prieto

Na 256° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 19 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a história do folclore celta contido no livro: Lá vem História da Heloisa Prieto.

Bran era um grande navegador da Irlanda antiga. Certo dia ele encontrou uma linda varinha de prata. Então reuniu seus homens e balançou a varinha para testar se ela possuía algum poder mágico. No mesmo instante, surgiu ao seu lado uma jovem belíssima. Ela entoou uma melodiosa canção em que descrevia as maravilhas do mundo de onde viera. Nascera nas ilhas encantadas do Outro Mundo, nas quais não há tristeza ou sofrimento. Quando sua voz se calou, todos continuaram imóveis diante de tamanha surpresa, e, antes que alguém pudesse impedi-la, a jovem tirou a varinha das mãos de Bran, fez com ela um gesto e desapareceu.
Apaixonado pela jovem, Bran reuniu sua tripulação e imediatamente partiu numa viagem em busca das ilhas encantadas onde morava sua amada. Depois de muito navegar, a nau de Bran atravessou o limiar do mundo real e penetrou nas águas enfeitiçadas do universo mágico. As ondas do mar transformaram-se em flores e árvores aquáticas. Logo em seguida a nau de Bran chegou à ilha da Felicidade, e todos ficaram deslumbrados com sua grande beleza. Mas era difícil atracar, pois o mar estava muito bravio. Bran avistou sua amada e acenou-lhe. Ela então lançou uma corda mágica ao navio, que se amarrou à proa e o puxou até o porto.
Bran e os tripulantes do navio se casaram om as moças da ilha, exceto um, que queria regressar à Irlanda porque sentia saudade da namorada. O tempo foi passando e, embora Bran e seus amigos tivessem a impressão de que se encontravam na ilha havia apenas poucos meses, muitos anos tinham se passado.
Quando Bran voltou à terra natal para levar o amigo que não se casara, percebeu que tudo estava mudado. Havia uma estátua dele no meio do porto: Bran se tornara uma lenda.
- Fique conosco- disse ele ao amigo-, não desça do navio. Tudo mudou, estes são outros tempos. Venha, precisamos retornar à ilha mágica. Mas o amigo ignorou seus conselhos, lançou-se ao mar e nadou até a praia. Porém assim que fincou pé na areia, seu corpo se transformou numa estátua de cinzas que rapidamente se desvaneceu.
Os olhos de Bran encheram-se de lágrimas. "E se eu me perder no mar? E se não conseguir regressar à ilha?, pensou. Mas, nesse mesmo momento, a corda mágica de sua amada enroscou-se na proa da embarcação e Bran foi levado de volta à ilha da Felicidade, onde continua a viver até os dias de hoje.


O enredo de Orfeu, com Gabriel o Pensador

Na 256° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 19 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos no encerramento da programa, a música: O enredo de Orfeu com Gabriel o Pensador.

sábado, 18 de fevereiro de 2012

Na 255° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER


Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 cujo tema foi marchinhas de carnaval, apreciamos na abertura do programa a marcha rancho: Ô abre alas! autoria da maestrina Chiquinha Gonzaga.

sexta-feira, 17 de fevereiro de 2012

A alma encantadora das ruas, João do Rio

Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a leitura da crônica: Cordões de João do Rio.


Marchinha de Carnaval: Balancê, na voz de Carmem Miranda- 1937


Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 98,0 apreciamos a marchinha de carnaval: Balancê, na voz da Carmem Miranda.

Marchinha de Carnaval:Turma do Funil, com os Vocalistas Tropicais- 1956

Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a marchinha de carnaval: Turma do Funil com os Vocalistas Tropicais.

Marchinha de Carnaval: Taí na voz de Carmem Miranda


Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a marchinha de Carnaval: Tai, na voz da inesquecível Carmem Miranda

Marchinha de Carnaval: Odalisca, na voz de Nelson Gonçalves,1947

Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a marchinha de carnaval: Odalisca na voz de Nelson Gonçalves.


quarta-feira, 15 de fevereiro de 2012

Marchinha de Carnaval: Confete com Francisco Alves, 1952

Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012, das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a marchinha de carnaval: Confete na voz do cantor das multidões, Francisco Alves.

Confete

Pedacinho colorido de saudade

Ai, ai, ai, ai

Ao te ver na fantasia que usei

Confete, confesso que chorei.

Chorei, porque lembrei

O carnaval que passou,

Aquela Colombina,

Que comigo brincou!

Ai, ai, Confete

Saudade, do amor que se acabou.

Marchinha de Carnaval: Bandeira Branca com Dalva de Oliveira, 1970

Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012, das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a marchinha: Bandeira Branca com Dalva de Oliveira.

Bandeira Branca, Amor
Não posso mais
Pela Saudade
Que me invade
Eu peço Paz.
Saudade mal de amor, de amor
Saudade dor que dói demais
Vem meu amor
Bandeira Branca
Eu peço paz.



O Morcego de Lima Barreto

Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a crônica: O Morcego de Lima Barreto.


O carnaval é a expressão da nossa alegria. O ruído, o barulho, o tantã espancam a tristeza que há nas nossas almas, atordoam-nos e nos enche de prazer.

Todos nós vivemos para o carnaval. Criadas, patroas, doutores, soldados, todos pensamos o ano inteiro na folia carnavalesca.

O zabumba é que nos tira do espírito as graves preocupações da nossa árdua vida.

O pensamento do Sol inclemente só é afastado pelo regougar de um qualquer Iaiá me deixe.
Há para esse culto do carnaval sacerdotes abnegados.

O mais espontâneo, o mais desinteressado, o mais lídimo é certamente o Morcego.

Durante o ano todo, Morcego é um grave oficial da Diretoria dos Correios, mas, ao aproximar-se o carnaval, Morcego sai de sua gravidade burocrática, atira a máscara fora e sai para a rua.

A fantasia é exuberante e vária, e manifesta-se na modinha, no vestuário, nas bengalas, nos sapatos e nos cintos.

E então ele esquece tudo: a pátria, a família, a humanidade. Delicioso esquecimento!... Esquece e vende, dá, prodigaliza alegria durante dias seguidos.

Nas festas da passagem do ano, o herói foi o Morcego.

Passou dois dias dizendo pilhérias aqui, pagando ali; cantando acolá, sempre inédito, sempre novo, sem que as suas dependências com o Estado se manifestassem de qualquer forma.

Ele então não era mais a disciplina, a correção, a lei, o regulamento; era o coribante inebriado pela alegria de viver. Evoé, Bacelar!

Essa nossa triste vida, em país tão triste, precisa desses videntes de satisfação e de prazer; e a irreverência da sua alegria, a energia e atividade que põem em realizá-la, fazem vibrar as massas panurgianas dos respeitadores dos preconceitos.

Morcego é uma figura e uma instituição que protesta contra o formalismo, a convenção e as atitudes graves.

Eu o bendisse, amei-o, lembrando-me das sentenças falsamente proféticas do sanguinário positivismo do senhor Teixeira Mendes.

A vida não se acabará na caserna positivista enquanto os "morcegos" tiverem alegria...

Correio da Noite, Rio, 2-1-1915.


Marchinha de Carnaval: Estão voltando as flores, na voz da Dalva de Oliveira- 1961

Na 255° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 12 de fevereiro de 2012, das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a marchinha de carnaval: Estão voltando as flores com Dalva de Oliveira, uma composição do ano 1961.

Vê, estão voltando as flores

Vê, nessa manhã tão linda

Vê, como é bonita a vida

Vê, há esperança ainda

Vê, as nuvens vão passando

Vê, um novo céu se abirndo

Vê, o sol iluminando

Por onde nós vamos indo

segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Na 254° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 254° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 5 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos na abertura do programa o poema: Seu Zé da esteira da artista visual e escritora Amália Grimaldi contido no livro: Quando.

Seu Zé da esteira

Oito esteiras pedidas...
Medidas as varetas
Cortadas as palhetas
Algumas, do dendê
outras, da piaçava...
Ferramenta de trabalho,
presença cotidiana
o "estendar" e as tramas,
trançadas e tecidas...
Oito crianças tinha...
Mulher nova era a sua...
Nas palafitas viviam...
Coleta- sem pressa...
Gostava do que fazia...
Ao mangue disputavam
a comida do dia-a-dia...
De tardinha,
à casa voltavam.
Coleta às costas,
cada um carregando um tanto...
Ao processo da esteira,
toda a família se envolvia...
Seu Zé da esteira
homem trabalhador
vizinho invejoso tinha...
Cobrança de divida foi
Notícia correu de boca em boca...
Deixou orfão o "estendar"
e... uma vaga, lá no manguezal.



Chico Science

Na 254° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 5 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 homenageamos o músico Chico Science ( Francisco de Assis França) " que conseguiu organizar um movimento que fez da quarta pior cidade do mundo, no começo dos anos 1990, um centro de ebulição cultural" ( Segundo a revista BRASIL almanaque de cultura popular fevereiro de 2011) . O movimento Manguebeat.

BG: The Dead Billies

Na 254° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 5 de fevereiro de 2012, das 8 ás 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos como BG uma das músicas da banda baiana The Dead Billies de rockabilly liderada pelo carismático vocalista Moscabily seguidos por Morotó Slim, Joe Tromondo e Rex.


quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Clareira, de Adélia Prado



Na 254° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 5 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 desfrutamos da beleza da poesia de Adélia Prado.


Clareira



Seria tão bom, como já foi,

as comadres se visitarem nos domingos.

Os compadres fiquem na sala, cordiosos,

pitando e rapando a goela. Os meninos,

farejando e mijando com os cachorros.

Houve esta vida ou inventei?

Eu gosto de metafísica, só pra depois

pegar meu bastidor e bordar ponto de cruz,

falar as falas certas: a de Lurdes casou,

a daas Dores se forma, a vaca fez, aconteceu,

as santas missões vêm aí, vigiai e orai

que a vida é breve.

Agora que o destino do mundo pende do meu palpite,

quero um casal de compadres, molécula de santidade,

pra eu sobreviver.


Adélia Prado retirado do livro Bagagem

Escutamos Bidê ou Balde

Na 254° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 5 de fevereiro de 2012, das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a música: Me deixa desafinar com a banda de rock brasileira Bidê ou Balde, formada no ano de 1998 na cidade de Porto Alegre no Rio Grande do Sul.


Jornal da Amargura de Sérgio Vaz

Na 254° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 5 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 desfrutamos da leitura de Sérgio Vaz.

Jornal da Amargura


Neste sábado pela manhã, a tropa de elite do mau humor, fortemente armada, conseguiu prender o poeta Augusto, 44, que estava sorrindo, sem autorização, deliberadamente em maus uma manhã terrivelmente ensolada.

Acusado de idiota, o poeta foi enquadrado na lei n° 777, denominada "Tristeza não tem fim" e imediatamente levado ao Departamento das Caras Amarradas, no Centro das Mágoas, em São Paulo.

O poeta Augusto tinha acabado de acordar e saiu para uma pequena caminhada, cheio de alegria, conforme testemunhas, e começou a sorrir parta todos que estavam em sentido contrário, literalmente. Aí foi abordado por uma viatura que fazia ronda no local.

Antes de fugir, trocou olhares sem maldades com a tropa do mau humor e saiu em disparada pela Rua Esperança. Depois da perseguição com disparos de insultos de grosso calibre (não por parte do poeta, que fique bem claro), ele foi preso em flagrante, ainda com duas ou três risadas que iria usar mais tarde.

Ao ser interrogado, Augusto não entregou quem lhe havia fornecido a alegria, e ainda revelou, de forma risonha e irônica, que ele era o dono da boca.

O mau humor confirmou sua prisão temporária por 30 dias, e que no final da tarde o poeta seria transferido para o presidio de solidão máxima, enquanto aguarda o julgamento.

O secretário-geral das mesquinharias, coronel José Bicudo Guerra, 98, informou em entrevista coletiva que o governo vai investir pesado na luta contra o bom humor, e que dentro de dois ou três anos, vai erradicar a alegria do país.

Da redação: Pessoinha da Cruz Pesada.


Sérgio Vaz é poeta e fundador da Cooperifa

Escutamos The Rolling Stones

Na 254° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 5 de fevereiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a música dos The Rolling Stones.


segunda-feira, 6 de fevereiro de 2012

Na 253° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 253° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 29 de janeiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos na abertura do programa a poesia: O relógio de Vinicius de Moraes.

O relógio

Passa, tempo, tic-tac
Tic-Tac, passa, hora
Chega logo, tic-tac
Tic-tac, e vai-te embora
Passa, tempo
Bem depressa
Não atrasa
Não demora
Que já estou
Muito cansado
Já perdi
Toda a alegria
De fazer
Meu tic-tac
Dia e noite
Noite e dia
Tic-tac
Tic-tac
Tic-tac...



Onomatopeia


Na 253° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 29 de janeiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 informamos sobre Onomatopéia tendo como base a música: Eu quero ser uma locomotiva do Jorge Mautner.


domingo, 5 de fevereiro de 2012

Escutamos, Jorge Mautner

Na 253° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 29 de janeiro de 2012, das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a música: Eu quero ser uma locomotiva com Jorge Mautner.


Súplica de Mustafá Rosemberg

Na 253° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 29 de janeiro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 desfrutamos do soneto: Súplica de Mustafá Rosemberg, médico e Membro da Academia Valenciana de Educadores Letras e Artes da cidade de Valença Bahia.






SÚPLICA

Não assole, por Deus, as minhas fantasias,
Forjadas pelo tempo desde a mocidade,
Mantidas pela mente, alegres, luzidias,
Envolvidas no halo da fidelidade.

Com olhos da memória aprecio e olho alegrias,
Meus sonhos desabrocham em cores da idade
Estampados no peito como alegorias
Que não podem tirar minha glória saudade.

Inda sonho com fadas, festas, querubins,
Com princesas encantadas me levando ao céu
Na carruagem de ouro ornada com cetins.

Mas sonho também com futuro, paz, ação,
Ignorância, dor, fome, crianças ao léu.
Não, não pode ser! Não destrua meu coração.

Publicado primeiramente no Jornal Valença Agora


Escutamos Vinicius de Moraes

Na 253° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 29 de janeiro de 2012, das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a música de Vinicius de Moraes, intitulada: Berimbau.

Quem é homem de bem
Não trai!
O amor que lhe quer
Seu bem!
Quem diz muito que vai
Não vai!
Assim como não vai
Não vem!...

Quem de dentro de si
Não sai!
Vai morrer sem amar
Ninguém!
O dinheiro de quem
Não dá!
É o trabalho de quem
Não tem!
Capoeira que é bom
Não cai!
E se um dia ele cai
Cai bem!...

Capoeira me mandou
Dizer que já chegou
Chegou para lutar
Berimbau me confirmou
Vai ter briga de amor
Tristeza camará...

Se não tivesse o amor (2x)
Se não tivesse essa dor (2x)
E se não tivesse o sofrer (2x)
E se não tivesse o chorar (2x)
Melhor era tudo se acabar (2x)


quarta-feira, 1 de fevereiro de 2012

Despertai-vos de José Rodrigues de Carvalho

Na 253° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 29 de janeiro de 2012, das 8 ás 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a poesia de José Rodrigues de Carvalho, retirado da revista CULT, ANO 14, março de 2011.

Comi a noite e a esperança,
E expeli o fogo,
A chama que queima os inocentes.

A inocência equilibra a sobrevida
Entre o texto e o torrão negado.

Comi a sorte e o medo,
Repatriei/ rebatizei
O pecado.

Os pecadores se foram,
Já não há cerca a cruzar.
Retornemos em passos sólidos.

As janelas fechadas,
Dizem adeus às partidas e
lembranças.
E o tempo já não soa mais como
agora: linear.
Por isso comi o ontem e o amanhã
Meus arrotos são: o presente desesperado.


José Rodrigues de Carvalho é professor e poeta

Escutamos PHOLHAS

Na 253° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 29 de janeiro de 2012, das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 escutamos a música da banda de rock brasileira, da cidade de São Paulo, criada no ano de 1969 com a seguinte formação: Hélio Santisteban (teclado); Paulo Fernandes (bateria); Oswaldo Malagutti (Baixo); e Wagner "Bitão" Benatti (guitarra) com os quatro revessando nos vocais.