segunda-feira, 28 de janeiro de 2008

ENCONTRO COM DANIEL CHERUNA DO PROGRAMA "EL LECTOR" EM BUENOS AIRES, ARGENTINA


1º CONCURSO ALACAZUM DE LITERATURA! PARTICIPE!

Participe do 1º CONCURSO ALACAZUM DE LITERATURA!
TEMA: QUE RELACÕES HÁ ENTRE A JANELA, O TREM E UMA OUTRA JANELA QUE SE ABRE PARA O MUNDO, A TELEVISÃO?
Baseado no artigo do professor Aloísio da Franca Rocha Filho do Departamento de Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura Contemporânea da Facom/UFBA ABERTO A TODOS OS PAÍSES DE LÍNGUA HISPANO-AMERICANO
Regulamento: 1- O texto tem que ser inédito
2- O texto deve obedecer a uma lauda (uma folha de papel)
3- Deve ser digitalizado
4- Deve ser assinado
5- Pode ser em qualque gênero literário: crônica, conto, poesia, soneto, cordel, etc.
6- Os textos serão avaliados por uma comissão avaliadora de artistas locais
ENDEREÇO PARA ENVIO DOS TRABALHOS:alacazum@hotmail.com

sábado, 19 de janeiro de 2008

PIRAMIDE DE MAYO, BUENOS AIRES, ARGENTINA







Em 25 de mayo de 1941 a Comissão Nacional de Museus e Monumentos Históricos, colocou uma placa de bronze sobre a borda do canteiro onde se encontra a Piramide de Mayo. Segue a tradução da legenda: " Nesta praça histórica o fundador Juan de Garay construiu o simbolo da justiça ao 11 de junho de 1580. A praça maior foi desde então o centro da vida cidadã onde o povo celebrou seus atos mais solenes como suas festas e expansões coletivas. A Reconquista e a Defesa da cidade culminaram na praça de mayo que se denominou praça Victoria. Em 1810 foi o glorioso cenário da Revolução de Maio e em 1811 levantou-se nela a pirâmide comemorativa desta data pátria: feitos transcendentais da história argentina aconteceram na praça da Victoria. Aqui o povo de Buenos Aires jurou a independência da pátria ao 13 de setembro de 1816 e a Constituição Nacional em 21 de outubro de 1860. O edifício da Recova Vieja, demolida em 1884 foi um risco característico dos tempos da independência e da Organização Nacional."

PLAZA DE MAYO, BUENOS AIRES, ARGENTINA

Nota-se ao fundo o monumento : "Piramide de Mayo" e a "Casa Rosada".
A Plaza de Mayo, nasceu da união da praça "Victoria" e "Fuerte" uma construção chamada "Recova Vieja". Ao seu redor encontra-se vários dos principais monumentos e pontos de interesses, tais: Cabildo, Casa Rosada, Catedral Metropolitana, Edifício do Governo da cidade de Buenos Aires e a casa central do Banco da Nação.

CABILDO DE BUENOS AIRES, ARGENTINA

O Cabildo de Buenos Aires, Argentina é um edifício público que se utilizava como recinto das autoridades do vicereinado. Foi a unidade de administraçao política, judicial e economica da Espanha até o ano de 1822. Desde 1604 até 1940 sofreu diversas modificaçoes estruturais. Está localizada na Praça de Maio. Edifício do Cabildo, retratado no ano de 1864.
Edifício do Cabildo com seus 11 arcos e que no ano de 1894 foi demolido, desaparecendo os 3 arcos do lado norte. Já no ano de 1931, novamente sofreu modificaçao perdendo os 3 arcos do lado sul para abrir a diagonal Julio A. Rocca.

Foto atual do edifício Cabildo.

terça-feira, 15 de janeiro de 2008

LA BOMBONERA, BUENOS AIRES, ARGENTINA







Estádio Alberto J. Armando, é o estádio do Club Atlético Boca Juniors, mais conhecido como "LA BOMBONERA" por sua forma retangular como a de uma caixa de bombons.A principal razão para isso é o reduzido espaço que fora destinado à sua construção, iniciada em 1923. A solução encontrada pelo arquiteto José Luiz Delpini - que lhe granjeou vários prêmios - foi a de criar três anéis de arquibancadas, de modo que quem assiste o jogo da terceira arquibancada tem de olhar para baixo se quiser assistir o jogo com clareza. Sua capacidade total é de 57.400 espectadores, e o campo segue as medidas mínimas permitidas pela FIFA (105m x 68m).


domingo, 13 de janeiro de 2008

DESDE O MUSEU BENITO QUINQUELA MARTÍN em "LA BOCA"

Visita ao museu de Belas Artes "Benito Quinquela Martin", na cidade de Buenos Aires , Argentina. Vê-se ao fundo o bairro de la boca e a parte superior do museu onde estão localizadas as esculturas.

terça-feira, 8 de janeiro de 2008

LA BOCA, BUENOS AIRES, ARGENTINA







O nome " La Boca " se deve ao fato de que este barrio de Buenos Aires, Argentina está localizado na desembocadura do Riachuelo no Rio de La Plata. Por ser uma zona portuária ao final do século XIX foi habitado por imigrantes italianos e genoveses que lhe deram a fisionomia atual ou seja casas feitas de tábuas, telhas de metal, todos pintados com muitas cores. E por quê muitas cores? Devido às muitas sobras de tintas que traziam os marinheiros, como a tinta náo alcançava para pintar a casa da mesma cor, utilizavam-se de diversas cores para pintá-las. Aí também foi onde se revelou o grande expoente artístico: Benito Quinquela Martin, um artista que registrou a vida cotidiana do bairro e do porto em uma linguagem neo-impressionista.


domingo, 6 de janeiro de 2008

OBELISCO, UM EMBLEMA DA CIDADE DE BUENOS AIRES- ARGENTINA

Registro Fotográfico: Erik Martinez

Av 9 de julio, onde se nota o Obelisco e outra vista frente ao mesmo monumento onde está a bandeira argentina.

Obelisco ( do latim "obeliscus" ), é um monumento comemorativo, típico do Antigo Egito, constituído de um pilar de pedra em forma quadrangular alongada e sutil, que se afunila ligeiramente em direção a sua parte mais alta, normalmente decorado com inscrições hieroglíficas gravadas nos quatro lados, terminado com um ponto piramidal.