Tal mito de Prometeu, vive o ALACAZUM nestes meses de expectativa, em que a rádio clube está em reforma da sua torre de transmissão.
Até daqui a pouco.
ALACAZUM PARA VOCÊ!
Reconhecido pelo governo federal como Ponto de Leitura no Brasil, passando a fazer parte da Rede Biblioteca Viva.Integra o Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL)conforme publicação no Diário Oficial da União, portaria n° 92 de 18 de dezembro de 2008.Por um País de leitores cidadãos!
Tal mito de Prometeu, vive o ALACAZUM nestes meses de expectativa, em que a rádio clube está em reforma da sua torre de transmissão.
Até daqui a pouco.
ALACAZUM PARA VOCÊ!
Olá amigos especiais
RIMAS DO MEU PAÍS , é o poema declamado para esta semanaque espero seja do vosso agrado.Basta apenas um clique em poema da semana ou aqui neste link:http://www.euclidescavaco.com/Poemas_Ilustrados/Rimas_do_Meu_Pais/index.htm
Na emissão do Domingo passado, recordámos novelas como Gabriela, Pedra Sobre Pedra, Doce Fugitiva, Tu e Eu entre outras...
Ouvimos um Medley com Roberto Carlos e Rosana, gravado em 1988, ouvimos Djavan, os Além Amar, Angélico Vieira, Rita Pereira e ainda tivemos a participação dos nossos ouvintes.
Ouve aqui a emissão do dia 19 de Outubro de 2008.
http://www.zshare.net/audio/50100331d7ed0cdf/
Para fazer o download do ficheiro mp3 carrega aqui.
http://www.zshare.net/download/50100331d7ed0cdf/
Texto: Que tempo faz? de Stefano Benni, retirado do livro: A última lágrima, e traduzido do castellano para o português por Celeste Martinez
Ficar dançando até 5 da manhã pode esgotar a sua energia. Mas pode ajudar a iluminar o mundo – ou pelo menos um pedacinho dele. Acaba de ser inaugurada em Londres uma casa noturna em que a eletricidade não vem da tomada: vem da animação da galera. Tudo graças a uma pista de dança piezoelétrica, que consegue transformar o movimento das pessoas em eletricidade. Conforme elas dançam, pressionam a pista com os pés. Aí o chão, que é feito com uma cerâmica especial, sofre uma pequena deformação (imperceptível para quem está dançando). E isso gera energia elétrica para alimentar o som e a luz da boate.
Segundo seus criadores, a pista high-tech consegue gerar até 60% de toda a eletricidade consumida pelo clube, que se chama Surya (“Deus-Sol”, em sânscrito). Mas o que acontece se o DJ não empolgar a galera e ninguém entrar na pista? Acaba a luz? Para evitar que isso aconteça, a boate conta com um sistema de baterias, painéis de energia solar e uma turbina eólica. Somando tudo isso, os donos do clube dizem que a eletricidade dá e sobra – o excedente é doado aos imóveis vizinhos. Mas a temática ecológica não pára aí. As paredes do Surya são sensíveis ao calor e mudam de cor quando a casa está cheia e, literalmente, “fervendo” – a idéia é fazer uma referência ao aquecimento global. No banheiro, as descargas e torneiras utilizam água de chuva. E como não poderia deixar de ser, todos os vidros, metais, plásticos e papéis são reciclados. Já o bar causa certo estranhamento. Só serve bebidas orgânicas, feitas sem nenhum tipo de agrotóxico ou produto químico, e seu destaque é bem esquisito: uma tal de “biocerveja”.
DANCE A ELETRODANÇA
A tecnologia se baseia num fenômeno conhecido como piezoeletricidade: a capacidade que determinados materiais, como o quartzo, têm de liberar energia elétrica ao ser pressionados. A pista de dança é feita, justamente, de uma mistura de cerâmica com cristais de quartzo. Quando as pessoas dançam e pulam, os cristais são comprimidos e geram corrente elétrica – que é utilizada para alimentar o clube.
http://planetasustentavel.abril.com.br/noticia/atitude/conteudo_303779.shtml
Este poema da Elisa Lucinda foi declamado pela atriz e poetiza Valquíria, na 100° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER.
Na 100° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, oferecemos informações a respeito do fruto da goiabeira, árvore da espécie Psidium guajava, da família Myrtaceae. O fruto é constituído de uma baga, carnoso, casca verde ou amarelada ou roxa, com superfície irregular, cerca de 8 centímetros de diâmetro.
Em seu interior há uma polpa rosada ou branca ou dourada, contendo dezenas de pequenas sementes duras, mas que podem ser ingeridas sem problemas. Somente as variedades de polpas brancas e vermelhas são comercializadas.
As 4 sépalas da flor estão normalmente presentes em uma das extremidades da goiaba.
Existem duas variedades: a branca, de casca esverdeada e interior amarelo-esverdeado pálido e a vermelha, de casca amarelada e interior rosado.
Algumas moscas utilizam a goiaba para depósito de seus ovos. As larvas dessas moscas são popularmente chamadas de bicho-da-goiaba.
As goiabas são consumidas principalmente in natura ou em forma de doce, chamado goiabada. Compotas, geléias e sucos também são comuns. São muito ricas em vitamina C, com de 180 a 300 miligramas de vitamina por 100 gramas de fruta (mais do que a laranja ou o limão).
A goiaba não é ácida e, assim, pode substituir o tomate na confecção de molhos salgados e agridoces, mas sobretudo para pessoas com restrições à acidez deste último.
Essa fonte de saúde é utilizada em diferentes produtos derivados, tais como goiabadas, doces, compotas, sucos, sorvetes e molhos salgados e agridoces. Conhecida por ter muita vitamina C, apresentando a goiaba vermelha níveis dessa vitamina de 4 a 5 vezes superiores aos da laranja, possui quantidades razoáveis de vitaminas A e do complexo B, além de sais minerais, como cálcio, fósforo e ferro.
Fonte: Wikipédia
Na 99° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, que foi ao ar no dia 12 de outubro de 2008 (via on line), cujo tema foi: " Feijão", fizemos a leitura inicial do texto: " Feijão Maravilha" do jornalista, radialista e professor de História, J Menezes, de Juazeiro-Bahia, oferecemos receita de Feijoada com Frutos do Mar, uma novidade da Aline Neme, de Vitória- ES, ficamos sabendo um pouco da história do feijão, leitura do poema: " Não Há Vagas" do escritor brasileiro Ferreira Gullar, apreciamos também: "Catar Feijão", poema do João Cabral de Mello Neto; "Sobre Feijão e Fadas", texto do JG Gouveia de Leopoldina- Minas Gerais. Como dica de leitura, o romance: " O feijão e o Sonho" de Orígenes Lessa. Prestigiamos a banda " Feijão de Bandido" e escutamos as seguintes músicas: " Saco de Feijão" com Beth Carvalho; "Feijão de Corda" com Daniela Mercury; "O feijão de dona Nenen" com Zeca Pagodinho e " Feijoada Completa" com Chico Buarque.
Esta primeira semana do mês de outubro do ano de 2008 foi realmente muito importante para o programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER por que sinalou através de parecer do Ministério da Educação (MEC), do Ministério da Cultura (MinC) e da Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, Organização dos Estados Ibero-americanos para Educação, a Ciência e a Cultura (OEI), o prêmio tem realização e o patrocínio da Fundação Santillana, com o apoio do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e da União dos Dirigentes Municipais de Educação (Undime). Que a proposta cultural criada pelo ALACAZUM é válida e agora com respaldo nacional. Ficamos na lista das 41 melhores experiência de incentivo a leitura do Brasil. O Prêmio Vivaleitura faz parte do Plano Nacional do Livro e Leitura (PNLL). O sucesso do ALACAZUM é devido ao ouvinte-leitor ALACAZUM e nossos parceiros culturais que estão conosco nestes 2 anos de existência. Agradecemos a todos, inclusive aos meios de comunicação da cidade de Valença-Bahia, que divulgaram a notícia: A Valença Fm e o jornal Valença Agora.
O comunicador Sérgio Teixeira do programa radiofônico: Radionovela diz:
Na emissão do passado Domingo, dia 12 de Outubro, ouvimos Peninha, Paulo Gonzo, TT e Nuno Guerreiro, Raul Seixas e muitos outros...
Neste programa, teve em destaque o cantor Ney Matogrosso que vai estar em Portugal para uma série de concertos.
DATAS DOS CONCERTOS de NEY MATOGROSSO EM PORTUGAL:
18.10.2008 - Casino de Espinho - Espinho
19.10.2008 - Coliseu - Porto
21.10.2008 - Coliseu dos Recreios - Lisboa
22.10.2008 - Coliseu dos Recreios - Lisboa
24.10.2008 - Teatro das Figuras - Faro
26.10.2008 - Centro de Artes do Espectáculo - Figueira da Foz
Ouve aqui a emissão do dia 12 de Outubro de 2008.
http://www.zshare.net/audio/205508109e2dcbf4/
Para fazer o download do ficheiro mp3 carrega aqui.
http://69.80.255.209/download/205508109e2dcbf4/
O poeta português Euclides Cavaco, através de mensagem eletrônica para o correiro ALACAZUM participa o lançamento do seu mais recente livro: "Horizonte da Poesia" a ocorrer no seguinte endereço:
EM LONDON
dia 19 de Outubro às 14:00
NO ELEGANTE AUDITÓRIO DA GALERIA LONDON
WOLF PERFORMANCE HALL
251 Dundas Street - London
O ALACAZUM parabeniza ao poeta por mais esta conquista.
ALACAZUM PARA VOCÊ!
Na 99° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, prestigiamos a banda: "Feijão de Bandido" que "junta num mesmo espetáculo diversos estilos e influências musicais, poéticas e performáticas; de colocar, sob um mesmo teto, o regional e o cosmopolita, o urbano e o rural, sempre com ênfase na cultura brasileira surgiu o FEIJÃO DE BANDIDO. Não é de se espantar que num mesmo show possamos ouvir música pop, rock e, ao mesmo tempo, o xote, o baião, frevo, reggae, salsa, dentre outros tantos elementos. Aliado a esta variedade, há uma preocupação com o lado visual e cênico, oferecendo ao público performances circenses, boneca de mamulengo, além de um bem cuidado figurino. Sem falar nas idéias trabalhadas em suas poesias e letras de músicas que mostram um grupo antenado e consciente de sua época. "
Mais informações: http://www.feijaodebandido.blogspot.com/
Brindando o primeiro momento do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER em sua 99° edição, após informações a respeito das leguminosas e leitura do texto: "Feijão Maravilha" do jornalista JM, de Juazeiro- Bahia, escutamos a música: "Feijão Maravilha" na interpretação do conjunto musical: "As Frenéticas".
"Bota água no feijão que chegou mais um".
O trecho do samba brasileiro nunca esteve tão atual. Com o preço elevado ficou mais complicado fazer feijoada ou outros pratos típicos. O grão símbolo da alimentação brasileira está se tornando um artigo de luxo. O consumidor brasileiro está sendo obrigado a desembolsar, entre R$ 4,50 a 6,00 para comprar um quilo de feijão carioca.
No Vale do São Francisco "os desavisados de plantão", achavam que com as chuvas os preços iriam cair, mas não estamos mais naquela realidade de 15 ou 20 anos atrás quando o feijão era cultivado, não só nas áreas de sequeiro como também nas irrigadas. O custo de produção e o aumento de pragas desanimaram os pequenos produtores.
A região de Irecê que era considerada um "termômetro" do produto para o Nordeste, também reduziu a área de plantio. Em 2006 era possível comprar um quilo de feijão carioca por R$ 2,99, em maio de 2007 o preço caiu para R$ 1,96. Em novembro de 2007 o preço subiu para R$ 3,25. Segundo a CONAB – Central Nacional de Abastecimento, questões como estiagem em regiões produtoras no segundo semestre de 2007, o aumento do consumo no país podem ter influenciado no preço, mas descarta que terras usadas para o plantio do grão tenham sido destinadas à produção de cana, reduzindo a oferta como foi especulado na mídia.
Outra questão descartada seria "o ganho extraordinário dos produtores" em detrimento dos preços elevados. A CONAB já anunciou que a colheita 2007/2008 será inferior a safra de 2006/2007. Isso significa que dificilmente os preços podem cair. Diante da situação como fica a população de baixa renda que tem no feijão um produto básico da alimentação? Assim nunca mais as frenéticas vão poder cantar: "dez entre dez brasileiros preferem feijão".
"Feijão Maravilha" de José Sebastião Menezes da Silva - J.Menezes 41 anos Professor de História, Radialista, Pós-Graduado em Ensino de Comunicação Social e Estudante de Comunicação Social - Jornalismo Multimeios
Embora muitas pessoas acreditem que leguminosas são legumes, isto não é correto, na realidade, leguminosas são: feijões (preto, mulatinho, manteiga, carioca), grão-de-bico, ervilha, soja, lentilha, fava e tremoço. Para simplificar, todos os grãos produzidos em vagens são conhecidos como leguminosas. Se você aprecia estes alimentos, saiba que a tradicional combinação "feijão com arroz" do dia-a-dia é mais nutritiva e balanceada do que se imagina.
As leguminosas são mesmo nutritivas?
As leguminosas são importantes por conterem carboidratos, que garantem energia para o funcionamento do corpo e do sistema nervoso e, também, proteínas, que são 'construtoras de tecidos' no organismo. Mas, as vantagens das leguminosas não acabam por aqui, seu alto teor de ferro, vitaminas tipo B e fibras - que fazem o seu intestino funcionar bem - tornam este alimento muito nutritivo.
Que o feijão é um alimento fonte de ferro é verdade, porém, cabe uma consideração: por ser de origem vegetal, ele é pouco aproveitado pelo organismo. Procure, portanto, sempre consumi-lo com alimentos fontes de vitamina C, como suco de frutas cítricas (laranja, limão, acerola, goiaba), pois esta vitamina dá 'um empurrãozinho' para o ferro ser absorvido no intestino. O valor calórico deste alimento não é alto, considerando suas ótimas propriedades nutricionais.
Mas, tenha cuidado ao preparar grão de bico, lentilhas, ervilhas ou feijão, pois eles são geralmente consumidos com ingredientes muito gordurosos como bacon e lingüiça (paio), que aumentam muito o valor energético da receita, além de fornecer gorduras saturadas e colesterol, grandes inimigas da sua saúde. Prefira, assim, prepará-los com cebola, alho, sal e temperos de sua preferência.
Brindando o segundo momento do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER em sua 99° edição, após leitura do poema: "Não há vagas" do escritor brasileiro Ferreira Gullar e mais curiosidades sobre a história do feijão II, escutamos a música:" Feijão de Corda" na interpretação da cantora baiana Daniela Mercury.
"Catar Feijão", são 48 poemas, escritos por João Cabral de Melo Neto, fizemos a leitura das duas primeiras estrofes no programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER em sua 99° edição.
Comentário:
O poema Catar Feijão faz parte do livro A Educação pela pedra, de João Cabral de Melo Neto, cuja primeira edição foi publicada em 1965.No poema João Cabral de Melo Neto revela sua concepção do ato criador.
Brindando o quarto momento do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER em sua 99° edição, após dica de leitura e apreciarmos o primeiro capítulo do romance: "O feijão e o Sonho" do escritor brasileiro Orígenes Lessa, escutamos a música: "O feijão de dona nenen" na interpretação do Zeca Pagodinho.
Brindando o quinto momento do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER em sua 99° edição, após apresentação de receita de Feijoada da Aline Neme- Vitória ES e leitura da crônica: Sobre Feijão e Fadas do JG Gouveia de Leopoldina - Minas Gerais, escutamos a música: Feijoada Completa na interpretação do Chico Buarque.