Reconhecido pelo governo federal como Ponto de Leitura no Brasil, passando a fazer parte da Rede Biblioteca Viva.Integra o Programa Nacional do Livro e Leitura (PNLL)conforme publicação no Diário Oficial da União, portaria n° 92 de 18 de dezembro de 2008.Por um País de leitores cidadãos!
quinta-feira, 29 de janeiro de 2015
Na 387° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
Jamile Guerra, professora do Ensino Fundamental I do Colégio Social de Valença Ba
Mesa em madeira, que pertencia à professora Jamile Guerra e que foi tema da 378° edição do dia 25 de janeiro de 2015, transmissão ao vivo 87,9 Rio Una FM
Após o programa ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER...
Professora Jamile Guerra- que ministra aulas no ensino fundamental I do Colégio Social-, convidada especial da 387° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, que foi ao ar no dia 25 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h transmissão ao vivo 87,9 Rio Una FM cujo tema: Memórias. Este tema surgiu a partir da recuperação de uma mesa de madeira que pertencia a professora Jamile no tempo de infância. Após o programa, posando para posteridade.
segunda-feira, 26 de janeiro de 2015
Leitura da crônica escrita pela escritora Celeste Martinez
A escritora e locutora Celeste Martinez escreveu crônica especialmente para contextualizar o tema: Memória, que foi ao ar no dia 25 de janeiro de 2015, das 8 às 9h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 tendo como convidada especial a professora Jamile Guera, que ministra aulas no Ensino Fundamental I do Colégio Social- parceiro cultural do Alacazum -
Presença da professora Jamile Guerra do Colégio Social
Professora Jamile Guerra, que ministra aulas no Ensino Fundamental I do Colégio Social - parceiro cultural do Alacazum - convidada especial da 387° edição que foi ao ar no dia 25 de janeiro de 2015 das 8 às 9h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9. O tema foi Memória, baseado em uma mesa de madeira que pertencia à professora e que no momento da recuperação levantou muitas recordações.
domingo, 25 de janeiro de 2015
Escutamos: Lembranças, com Edson Gomes
Na 387° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 cujo tema: Memória, contamos com a presença da professora Jamile Guerra. Este tema foi forjado através da recuperação de uma mesa de madeira, que pertenceu à professora Jamil Guerra.
Lembranças - Edson Gomes
Às vezes eu fico pensando
E meu pensamento
Me leva para um tempo distante
Me leva até a minha infância...
Quando eu brincava na margem do rio
E via repleto de embarcações,
Era lindo, muito bonito
Uma paisagem que embelezava
Esse gigante, rio, e eu via
E meu pensamento
Me leva para um tempo distante
Me leva até a minha infância...
Quando eu brincava na margem do rio
E via repleto de embarcações,
Era lindo, muito bonito
Uma paisagem que embelezava
Esse gigante, rio, e eu via
Todo mundo trabalhando,
Todo mundo suando.
Trabalho humílde,
Mas era trabalho (2x)
Todo mundo suando.
Trabalho humílde,
Mas era trabalho (2x)
Hoje eu estou bem crescido
Volto à margem, não vejo nada
Só uma paisagem apagada
Até mesmo o vapor que navegava
Em suas águas não navega mais.
E eu não vejo mais
Volto à margem, não vejo nada
Só uma paisagem apagada
Até mesmo o vapor que navegava
Em suas águas não navega mais.
E eu não vejo mais
É tão triste meu Paraguaçu,
Tão triste está meu Paraguaçu
Hoje não se vê mais
Só lembrança de um tempo
Tão triste está meu Paraguaçu
Hoje não se vê mais
Só lembrança de um tempo
Memória, de Carlos Drummond de Andrade
Na 387° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, cujo tema: Memória, contamos com a presença da professora Jamile Guerra- que ministra aulas no Ensino Fundamental I do Colégio Social- parceiro cultural do Alacazum. Para esta edição foi criado crônica pela escritora e apresentadora do programa, especialmente para contextualizar o tema e apreciamos a voz de Carlos Drummond de Andrade, recitar o poema: Memória.
Memória
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
Amar o perdido
deixa confundido
este coração.
Nada pode o olvido
contra o sem sentido
apelo do Não.
As coisas tangíveis
tornam-se insensíveis
à palma da mão
Mas as coisas findas
muito mais que lindas,
essas ficarão.
Abertura da 387° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
Celeste Martinez, idealizadora, produtora e apresentadora do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentando a professora Jamile Guerra, nesta edição 387° que foi ao ar no dia 25 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9. cujo tema: Memória.
Na 387° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, o tema foi: MEMÓRIA
Professora Jamile
Guerra, que ministra aulas no Ensino Fundamental I do Colégio Social
- parceiro cultural do Alacazum - convidada especial da 387° edição
que foi ao ar no dia 25 de janeiro de 2015, transmissão ao vivo Rio
Una FM 87,9, cujo tema: Memória, neste registro fotográfico,
dialogando com o público participante.
Escutando os nossos ouvintes-leitores ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
Celeste Martinez, idealizadora, produtora e apresentadora do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, na 387° edição que foi ao ar no dia 25 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 cujo tema : Memória. A convidada foi a professora Jamile Guerra, que ministra aulas no Ensino Fundamental I do Colégio Social - parceiro cultural do Alacazum - Neste registro fotográfico, Celeste escuta os ouvintes-leitores. Nesta edição participaram: O defensor Público Carlos Vasconcelos Maia Filho, Helena Aguiar, Lita, Néia, professora Crisoleda, Zé Carlos e Denise Barnabé.
O melhor programa de todos os tempos!
Celeste Martinez, idealizadora, produtora e apresentadora do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, descontraída, escutando as relíqueas da memória de infância, relatado pela professora Jamile Guerra, convidada especial da edição 387° que foi ao ar no dia 25 de janeiro de 2015, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9. Contamos com a participação ao vivo do Defensor Público Carlos Vasconcelos Maia Filho, amiga Helena Aguiar, Lita, Zé Carlos do Supermercado, Denise Barnabé e da professora Crisoleda. Estas pessoas nos presentearam detalhes que esquecemos e também poesia. Obrigada, pela participação. Alacazum para todos vocês!
Deslumbrante professora Jamile Guerra. Sucesso, a tua passagem pelo ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
Professora Jamile Guerra
Sucesso, o encontro com a professora Jamile Guerra, que ministra aulas no Ensino Fundamental I do Colégio Social - parceiro cultural do Alacazum- Neste domingo, 25 de janeiro de 2015, das 8 às 9h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, cujo tema: Memória, algumas recordações da infância foram revividas através da leitura da crônica escrita pela escritora e apresentadora Celeste Martinez, especialmente para esta edição 387°. A professora Jamile Guerra, com desenvoltura nos presenteou imagens de um passado vivido por ela na infãncia na cidade de Valença Ba. Revivemos os caminhos da rua Almirante Saldanda, Marcilio Dias, Duque de Caxias, Praça da República, 2 de julio. Maravilhoso encontro!
Na 387° edição do Alacazum, presença da professora Jamile Guerra
Professora Jamile Guerra
Hoje, 25 de janeiro de 2015, 387° edição do Alacazum Palavras Para Entreter, apresentação da escritora e locutora Celeste Martinez, que foi ao ar das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, cujo tema: Memória, contamos com a presença da professora Jamile Guerra - que ministra aulas no Ensino Fundamental I do Colégio Social- parceiro cultural do Alacazum - O motivo do tema escolhido ( Memória ) foi devido a uma mesa em madeira de aproximadamente 0,60 X 0,60 cm de largura , por 1 metro de altura que pertencia à professora Jamile Guerra na infância e que após este periodo permaneceu comigo por mais de 33 anos. Este ano de 2015 quando tive a ideia de recuperar me deparo com as iniciais JM em sua lateral, o que me levou ao passado. Através de postagem da fotografia na rede social facebook e diante dos comentários que gerou, foi possivel organizar o tema e convidar a protagonista da história para um passeio a este tempo de infância. Foi maravilhoso o encontro e a participação de Lita, Denise Barnabé, professora Crisoleda, Defensor Público Carlos Vasconcelos Maia Filho, Neia, Helena Aguiar e José Carlos do Supermencado, que nos ofertarem reliqueas do passado. Foi sem dúvida o melhor programa dos últimos tempos. Obrigada aos ouvites-leitores, os parceiros culturais ( Colégio Social, Pizzaria Os Martinez, Jornal Valença Agora e Contabilidade Porto e Lopes ) e a professora Jamile Guerra que aceitou o desafio de ingressar neste tempo maravilhoso da infância.
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
Cenas do próximo programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
![]() |
Professora Jamile Guerra do Colégio Social de Valença, parceiro cultural do Alacazum Palavras Para Entreter |
Na 386° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
Na
386° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para
Entreter, que é conduzido pela escritora e locutora Celeste
Martinez, no dia 18 de janeiro de 2015, aos domingos das 8 às 9 h,
transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 cujo tema versou sobre: Cozinhar
é uma arte? O que é arte? O que diferencia a arte de outras
atividades? Nesta edição não realizamos nenhuma leitura. Contamos
com muitas ligações e participações dos ouvintes-leitores e
diferentemente do domingo dia 11 de janeiro de 2015, neste a
transmissão foi perfeita. Planejamos como tema musical a poesia: Cio da Terra, composição de Milton Nascimento e Chico Buarque, interpretado nesta versão por Renato Teixeira, Pena Branca e Xavantinho, em show realizado em Tatuí, SP
Na 386° edição a transmissão foi perfeita
Na
386° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para
Entreter, que é conduzido pela escritora e locutora Celeste
Martinez, e que foi ao ar no dia 18 de janeiro de 2015, aos domingos das 8 às 9 h,
transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 cujo tema versou sobre: Cozinhar
é uma arte? O que é arte? O que diferencia a arte de outras
atividades? Nesta edição não realizamos nenhuma leitura. Contamos
com muitas ligações e participações dos ouvintes-leitores e
diferentemente do domingo dia 11 de janeiro de 2015, neste a
transmissão foi perfeita.
Na 385° edição ficamos fora do ar
Na
385° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para
Entreter, que é conduzido pela escritora e locutora Celeste
Martinez, que foi ao ar no dia 11 de janeiro de 2015, domingo das 8 às 9 h,
transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 o público ouvinte-leitor foi
prejudicado na comunicação. A emissora de rádio por diversos
momentos saiu do ar ficando até 20 minutos seguidos sem retorno. Os
lapsos de silêncio, só foi percebido 1 hora depois quando a
locutora retornou para casa e escutou a gravação através do
celular.
O
ouvinte-leitor Alacazum ficou privado de escutar a poesia musicada
pelo Legião Urbana, autoria do poeta geração mimeografo Nicola
Behr. Não teve acesso a informação sobre o Eixão, em Brasília
DF. Não desfrutaram da poesia do poeta Simbolista Cruz e Sousa, tão
pouco apreciaram a música: Siderações, interpretado pela banda
Sinfonia Dormente de Santa Catarina.
É
lamentável, que ocorra estes acidentes em uma emissora de rádio
comunitária.
domingo, 11 de janeiro de 2015
Na 384° edição do Alacazum Palavras Para Entreter
Na 384° edição do Alacazum Palavras Para Entreter, apresentação da escritora e locutora, Celeste Martinez, que foi ao ar no dia 4 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, cujo tema: A moral da História ou que ensinamento eu aprendo com a fábula a Cigarra e a formiga?
Escutamos: Cantigas a cigarra e a formiga de João de Barros
Na 384° edição do
Alacazum Palavras Para Entreter, apresentação da escritora e
locutora Celeste Martinez, programa que é reconhecido pelo Governo
Federal como Ponto de Leitura no Brasil, conforme publicação em
Diário Oficial da União, portaria 92 de 18 de dezembro de 2008, e
que foi ao ar no dia 4 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h ,
transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, cujo tem: A moral da história
ou que ensinamento eu aprendo com a fábula a Cigarra e a Formiga de
Esopo? Apreciamos a música:Cantigas a cigarra e a formiga, de João de Barros.
Cantigas a cigarra e a formiga, de João de Barros.
Formigas
1, 2, 3, sacos de farinha
4, 5, 6, sacos de feijão
Trabalhando
Dona Formiguinha
Vai enchendo aos poucos seu porão.
Cigarra
Sou feliz
Cigarra cantadeira
Canto a vida, canto a luz
Pois quem canta
Canta a vida inteira
Faz dos sonhos mais azuis
De que vale um tesouro
Junto às flores do arrebol?
Quem quiser que junte todo o ouro
Eu prefiro a luz do sol.
Autoria de João de Barros
Escutamos: Como la cigarra, com Mercedes Sosa
Na 384° edição do
Alacazum Palavras Para Entreter, apresentação da escritora e
locutora Celeste Martinez, programa que é reconhecido pelo Governo
Federal como Ponto de Leitura no Brasil, conforme publicação em
Diário Oficial da União, portaria 92 de 18 de dezembro de 2008, e
que foi ao ar no dia 4 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h ,
transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, cujo tem: A moral da história
ou que ensinamento eu aprendo com a fábula a Cigarra e a Formiga de
Esopo? Apreciamos a música:Como la cigarra, autoria de Maria Elena Walsh, interpretada por Mercedes Sosa.
Como la cigarra
Tantas veces me mataron
Tantas veces mi morí,
sin embargo estoy aquí
resucitando.
Gracias doy a la desgracia
y a la mano com puñal
porque me mató tan mal
y segui cantando.
Cantando al sol,
como la cigarra,
después de un año
bajo la tierra
igual que sobrviviente
que vuelve de la guerra
Tantas veces me borraron
tantas desaparecí
a mi proprio entierro fui
solo y llorando
Hice un nudo del pañulo
pero me olvidé despues
que no era la unica vez
y seguí cantando
A cigarra e a formiga
Ilustração da fábula: a cigarra e a formiga, de Esopo, no livro: Fábulas de Esopo de Ruth Rocha. Ilustrações de Adalberto Cornavaca
Fábula: A cigarra e a formiga, de Esopo
Celeste Martinez interpreta a fábula: a cigarra e a formiga de Esopo
Na 384° edição do
Alacazum Palavras Para Entreter, apresentação da escritora e
locutora Celeste Martinez, programa que é reconhecido pelo Governo
Federal como Ponto de Leitura no Brasil, conforme publicação em
Diário Oficial da União, portaria 92 de 18 de dezembro de 2008, e
que foi ao ar no dia 4 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h ,
transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, cujo tem: A moral da história
ou que ensinamento eu aprendo com a fábula a Cigarra e a Formiga de
Esopo? Apreciamos a fábula: a cigarra e a formiga, de Esopo, interpretada pela escritora e apresentadora Celeste Martinez.
Escutamos: Quem canta seus males espanta, com Carmen Miranda
Na 384° edição do
Alacazum Palavras Para Entreter, apresentação da escritora e
locutora Celeste Martinez, programa que é reconhecido pelo Governo
Federal como Ponto de Leitura no Brasil, conforme publicação em
Diário Oficial da União, portaria 92 de 18 de dezembro de 2008, e
que foi ao ar no dia 4 de janeiro de 2015, das 8 às 9 h ,
transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, cujo tem: A moral da história
ou que ensinamento eu aprendo com a fábula a Cigarra e a Formiga de
Esopo? Apreciamos a música: Quem canta seus males espanta, na
interpretação da Carmen Miranda
Mùsica:
Quem canta seus
males espanta
Quem canta seus
males espanta
Por isso é que eu
vivo a cantar sem cessar
Meu amor partiu ( ai
ai ai ) nem se despediu
E agora com saudade
vou cantar para não chorar
(pra não chorar
chorar )
Para me livrar da
tristeza
que mora em meu
coração
Eu cantando este
samba
que nasceu da
desilusão ( meu Deus do céu)
Estribilho
Sempre a fingir que
sou alegre
eu faço da vida
canção
e quero enganar a
minh'alama
que chorou com a
separação.
segunda-feira, 5 de janeiro de 2015
Na 383° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
Èrica Pita, integrante do I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA, lendo a poesia de sua autoria.
Érica Pita visita o ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
A garota Érica Pita- integrante do I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA ao lado da locutora Celeste Martinez, do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER. O I Clube de Leitura Itinerante de Valença, Bahia, foi uma iniciativa do Alacazum, iniciada no dia 7 de dezembro de 2014, nas dependências da Pizzaria Os Martinez.
História contada por Érica Pita
Érica Pita, filha da professora Edna Arruda e do professor Alexandre Pita, integrante do I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA, em visita ao ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER do dia 28 de dezembro de 2014, transmissão ao vivo Rio Una FM, nos presenteou com a contação de histõria.
domingo, 4 de janeiro de 2015
Érica Pita, visita o ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
A garota, Érica Pita, filha da professora Edna Arruda e do professor Alexandre Pita, integrante do I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA, visita o ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER na 383° edição que foi ao ar no dia 28 de dezembro de 2014, transmissão ao vivo Rio Una FM
Presentei livros no Natal
Maria Helena Aguiar, recebendo o livro ofertado no Alacazum no mês de dezembro de 2014, este em particular doado pela amiga Yana Garcia e João Neto.
Na 382° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
Celeste Martinez - locutora do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER - interpretando o texto da Rosane Pamplona, na 382° edição do dia 21 de dezembro de 2014, transmissão ao vivo Rio Una FM
Família e comunidade reunidos no ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
Integrantes do I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA, com a família, participando mais uma vez do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER- programa radiofônico de incentivo à leitura, no ar a mais de 8 anos e que é reconhecido pelo Governo Federal como PONTO DE LEITURA NO BRASIL.
Andrea Vivian, conta história
Andrea Vivian - integrante do I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA- conta história, na 382° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER - programa radiofônico voltado à leitura, a mais de 8 anos, que é reconhecido pelo Governo Federal como PONTO DE LEITURA NO BRASIL- Esta edição foi exibida no dia 21 de dezembro de 2014, das 8 às 9 h , transmissão ao vivo Rio Una FM
Dicas de Leitura pelo I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DA CIDADE DE VALENÇA BAHIA
O I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA está funcionando e as crianças tem acesso ao programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter para divulgar suas ideias e ofertar dicas de leitura, leitura de textos escritos por elas e perguntas de incentivo à pesquisa.
I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA
Na edição 382 do Alacazum Palavras Para Entreter, que foi ao ar no dia 21 de dezembro de 2014, transmissão ao vivo Rio Una FM, o tema foi em torno do I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA e escutamos as considerações das crianças: Júlia Café- presidenta do clube, Andrea Vivian- vice- presidenta e Érica Pita integrante do clube. Foram apresentadas as revistinhas doadas dela professora Jussara Monteiro e convidados mais crianças para participarem dos círculos de leitura.
Poesia de Júlia Café
Júlia Café, integrante do I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA, interpretando poesia de sua autoria. Ao lado, Andrea Vivian, também participante do Clube de Leitura, na 382° edição do dia 21 de dezembro de 2014, transmissão ao vivo Rio Una FM
Integrantes do I CLUBE DE LEITURA ITINERANTE DE VALENÇA BAHIA, visitam o ALACAZUM
Érica Pita, Andréa Vivian e Júlia Café , ao fundo a professora Edna Arrruda -mãe da Érica - visitando o Alacazum na 382° edição do dia 21 de dezembro de 2014, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9