segunda-feira, 23 de abril de 2012

Quando Deus criou a lua de Isac Santos Viana

Na 264° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 22 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos o belo poema de Isac Santos Viana, contido no livro: Construções Poéticas do Colégio Social de Valença.

QUANDO DEUS CRIOU A LUA

Deus criou a Lua
Para observarmos da rua
Não para questioná-la
Mas para admirá-la

Ás vezes quando
Ela fica muito bela
Chega a encantar
Num lindo céu azul

As pessoas gostam
De admirá-la
Na areia da priaia
Cantar e dançar
Á luz do luar.

Isac Santos Viana


Escutamos: Teté das lendas rurais com Arnaud Rodrigues

Na 264° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 22 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 escutamos: Teté das lendas rurais com Arnaud Rodrigues.


domingo, 22 de abril de 2012

Na 263° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER


Na 263° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 15 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos na abertura do programa, Lendas e Fábulas da África, de Rogério Andrade Barbosa, e ilustrações de Ciça Fittipaldi.

A mosca prudente

O avô Ussumane se sentou ao redor das crianças para contar a história da boa noite.
Como sempre fez um breve silêncio e começou:
-Hoje vou contar a história da mosca prudente:
Certo dia, a mosca, em sua vagareza pousou em cima do mais alto pedaço de lenha juntado pelos lenhadores. Acontece que este tronco não era áspero mais brilhante, suave e macio. Foi então que se deu conta que estava em cima de uma serpente. Com seu peculiar zumbido, acordou a cobra e disse:
- Escute, dona víbora, saía logo daqui porque alguém pode matá-la!
A serpente acato o conselho da mosca e afastou-se indo esconder-se no buraco de um rato. Ao vê-la, sentiu um frio de medo, congelando os seus bigodes e escapou pela saída de emergência.
Tão louco que ia, tropeçou com a pata em um faisão muito orgulhoso. Que também gritou ( talvez de dor ).
Tanto alvoroço acordou o macaco que dormia em um galho de árvore. De tão assustado caiu sobre a cabeça de um elefante.
O tranquilo elefante, assustado saiu trotando. Pisando tudo que encontrava. Até que teve a má sorte de pisar o ninho do pássaro Nietie.
O Nietié é uma ave de plumas vermelhas como o fogo.
Furioso cuspiu faíscas, incendiando a planície. Entretanto essa série de desastres não terminou. Pois um veado que passava, queimou as patas e saiu disparado até o rio para refrescar-se. Na pressa, esqueceu de algo que fazia sempre. Avisar, que se dirigia ao rio, para que as mulheres da aldeia, que ali se banhavam, tivesse tempo de vestir-se.
De modo, que estas mulheres, indignadas foram reclamar ao chefe da aldeia.
O chefe, furioso, mandou chamar o veado. Exigia explicação. O veado, como bom discípulo botou a culpa no pássaro. Que também teve que comparecer. E se defendeu acusando o elefante. A partir daí, todos os animais envolvidos, tiveram que se apresentar diante do chefe, para explicação.
Cada um, em seu depoimento, botou a culpa no outro. Até que chegou a vez da mosca. Olhou para trás. Não encontrou ninguém a quem culpar. Respirou fundo e assumiu a culpa por tantos desastres provocado. Isso sim, por ser prudente em querer salvar a cobra. Então os sábios se reuniram, colocaram na balança os prós e os contra e decidiram inocentar a mosca. E hoje, ela vive zumbindo em nossos narizes de tanta ingratidão. Principalmente quado sai o sol.
O avô Ussumane, bocejou e levantando-se com dificuldade disse:
- Isso é tudo crianças! Que durmam bem!
-Boa noite, avô! responderam em coro.
E as crianças foram dormir com as cabeças cheias de imagens para sonhar.

Traduzido do espanhol para o português por Celeste Martinez


Escutamos: Lura

Na 263° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 15 de abril de 2012, das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos por segunda vez a voz encantadora de Lura ( Maria de Lurdes Pina Assunção) cantora portuguesa de ascendência cabo-verdiana. Canta o crioulo cabo-verdiano- língua originária do arquipélago de Cabo Verde.

terça-feira, 17 de abril de 2012

Diário de Classe de Bartolomeu Campos de Queirós


Na 263° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 15 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a poesia de Bartolomeu Campos de Queirós.


O ouvido chora
se ouve dizer
os mar.

Conheço um menino Omar
e longe, bem longe,
sonho existir o mar!

- Osmar é um nome
ou um erro de concordância?

Bartolomeu Campos de Queirós


Escutamos: Head Hocho com Devotchka

Na 263° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 15 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 escutamos Devotchka.

domingo, 15 de abril de 2012

Na 262° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 262° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 8 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos : A Paz pode acontecer de Yuri dos Reis Videira Pereira de São José dos Campos SP.

A paz pode acontecer

São José dos Campos, 14 de junho de 2011

Caro Presidente Obama,

Você é o presidente de um país muito poderoso, belo, pacífico e sem confrontos entre si.
Agora quero lembrar você de um assunto bem importante: como cuidar da vida. Você poderia ajudar, pelo menos, a pacificar o mundo. Muitas pessoas pedem dinheiro para comprar bebidas ao invés de comprar comida e roupas, por exemplo.
Você também poderia ajudar outros países a parar com os conflitos que eles têm entre si, melhorando a qualidade de vida deles.
A melhor forma de acabar com as guerras é pacificar os países.
Essas guerras são causadas por motivos bobos, por causa da religião, por causa de futebol. Eles precisam parar de fazer o que Hiitler fez.


Agradeço a atenção.
Até a próxima.
Yuri.


sexta-feira, 13 de abril de 2012

BG: Day tipper com Henrique Cazes

Na 262° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 8 de abril de 2012 das 8 ás 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos como BG a música Day Tipper com Henrique Cazes.

Lágrimas de um rio que chora, de Maria do Rosário

Na 262° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 8 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos o poema: Lágrimas de um rio que chora de Maria do Rosário da Silva Lima, da cidade de Itabuna- Bahia, contido no livro: Antologia- 3° edição do Concurso Literário Bahia de Todas as Letras.

Lágrimas de um rio que chora

A roupa branca na relva
A água fresca da hora
O rio que a lavadeira viu
Não é esse rio de agora.

O peixe para o sustento
Tristezas levadas embora
O rio que o pescador viu
Não é o mesmo de agora.

O banho no fim da tarde
O doce das carambolas
O rio que o menino viu
Não é o mesmo rio de agora.

As águas contaminadas
O lixo que o devora
O rio que meus olhos vêem
Não é mais o rio de outrora.

Lembranças de eras passadas
De um Cachoeira de glória
Hoje, sua água marcada
Traduz: Cachoeira in memória"

Não tem mais menino em seu leito
Lavadeira já se foi embora
E as águas que meus olhos vêem
São lágrimas de um rio que chora.

Maria do Rosário da Silva Lima

terça-feira, 10 de abril de 2012

Escutamos: Cochicho de Pixinguinha

Na 262° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 8 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos o choro: Cochicho de Pixinguinha.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Carta aos terráqueos de Bruno Duarte Pereira -MG

Na 262° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 8 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos o texto: Carta aos Terráqueos de Bruno Duarte Pereira, 10 anos, de Curvelo MG contido no livro: Cuido, logo existo - A gramática do cuidado- 7° concurso cultural ler e escrever é preciso da ECOCULTURA.

Carta aos Terráqueos

Marte, 1° de julho de 2011.

Queridos Terráqueos,

Aqui do alto tenho uma vista privilegiada do planeta de vocês. Tenho visto muitas coisas ruins acontecendo aí na Terra, que aqui de cima ainda é azul. Mas é preciso ter cuidado porque o aquecimento global tem aumentado e os focos de guerra também . Há também alguns pontos negros de preconceito de todo tipo.
Mas nem tudo está perdido, porque por outro lado tenho visto a maioria das pessoas preocupadas em melhorar a vida por aí.
Tem muita gente lutando para acabar com os desmatamentos e as queimadas. As escolas têm ensinado as crianças a combater a poluição e a evitar as drogas e a violência. O combate ao preconceito e a diminuição da pobreza também pode ser sentido aqui de cima.
Cuidar da vida parece ser a missão da maioria das pessoas por aí. Ainda bem, né?
Continuem assim e todos continuarão pensando que a vida só existe aí na Terra, porque não é todo mundo que acredita em ET.

Um abraço extraterrestre,
Seu amigo marciano.

Bruno Duarte Pereira- 10 anos
Curvelo, MG

domingo, 8 de abril de 2012

Escutamos: Mamma Mia com ABBA

Na 262° edições do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 08 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos na finalização do programa a música: Mamma Mia com o quarteto de disco e pop formado no ano de 1972, em Estocolmo, conhecido pelas iniciais ABBA. Tiveram uma carreira oficial de 10 anos. A música Mamma Mia fez parte de um musical estreado em Londres e ganhou versões em vários países.

sábado, 7 de abril de 2012

Na 261° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 261° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, cujo tema; Morris Albert, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos na abertura do programa a poesia de Florbela Espanca.

Falo de tu às pedras das estradas,
E ao sol que é loiro como o teu olhar,
Falo ao rio, que desdobra a faiscar,
Vestidos de Princesas e de Fadas:

Falo às gaivotas de asas desdobradas,
Lembrando lenços brancos a acenar,
E aos mastros que apunhalam o luar
Na solidão das noites consteladas;

Digo os anseios, os sonhos, os desejos
Donde a tua alma, tonta de vitória,
Levanta ao céu a torre dos meus beijos;

E os meus gritos de amor, cruzando o espaço,
Sobre os brocados fúlgidos da glória,
São astros que me tombam do regaço.


Florbela Espanca


Morris Albert, Feelings

Na 261° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, cujo tema: Morris Albert, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a música Feelings que vendeu mais de 300 mil exemplares no Brasil, na América Latina e nos Estados Unidos. Uma versão em castelhano gravada pelo autor com o título: Sentimentos vendeu 25 mil exemplares de uma tiragem inicial no México e valeu ao autor um Disco de Ouro.

Feelings foi ainda faixa-título de um LP gravado pelo autor nos Estados Unidos onde também lhe conferiram um Disco de Ouro; na Inglaterra obteve disco de prata com a mesma produção.

Curiosidades:

Foi feita a versão punk da música Feelings e os inventores foram os americanos da banda de punk The Offspring, a música foi introduzida no álbum mais conhecido da banda, ( Americana ) que vendeu aproximadamente 13 milhões de cópias em todo o mundo.

As músicas de Morris ALbert foram gravadas por mais de 6 mil artistas ao redor do mundo em mais de 20 línguas e dialetos.

Alguns dos artistas que gravaram e ou interpretaram suas músicas:

Elvis Presley, Frank Sinatra, Dionne Warwick, Sarah Vaughan, Ella Fitzgerald, The O´Jays, Paul Anka, Júlio Iglesias, George Benson, Johnny Mathis, Isaac Hayes, Jose Feliciano, Sammy Davis Jr. Perry Como, Tom Jones, Trini Lopez, The Lettermen, Diana Shore, Shirley Bassey, Engelbert Humperdink, Andy Williams, Vic Damone, Ray Connif, Filarmônica de Londres, Sinfônica de Nova York, Caetano Veloso e muitos outros

Morris é autor, compositor e interprete de canções e temas musicais que fazem parte de mais de 100 filmes, seriados de TV, novelas e comerciais. Suas obras superam em 160 milhões de discos vendidos em mais de 50 países.


sexta-feira, 6 de abril de 2012

BG: Eleonor Rigby com Hamillton de Holanda

Na 261° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 cujo tema: Morris Albert apreciamos como BG: Eleonor Rigby com Hamilton de Holanda.

quarta-feira, 4 de abril de 2012

O afago inesperado de Caroline de Farias Couto da Silva

Na 261° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de abril de 2012, das 8 às 9 da manhã de domingo, cujo tema: Morris Albert, transmissão Rio Una FM 87,9 realizamos a leitura do texto: O afago inesperado de Caroline de Farias Couto da Silva, ganhadora das Olimpíadas da Língua Portuguesa no ano de 2010.

O afago inesperado

Estava sentada há horas no banco desconfortável da Praça da República, centro de Valença, pertinho da rua Deocleciano Gomes, onde moro. Nada me chamava atenção. Apenas o cansaço e o sono me tomavam. Três semanas de avaliações e trabalhos escolares esculpidos na minha postura encurvada e no meu olhar caído. De súbito, o som de buzinas me fez despertar para um engarrafamento que estava acontecendo na minha frente: nada incomum: uma fileira de carros de variadas cores e diversos modelos, novos e velhos, motoristas estressados e impacientes.
Já voltando a baixar o olhar, um garoto passa correndo em direção à rua. Passaria despercebido por mim, como tantos outros, jeito malandro, roupas velhas, pouco idade (entre oito e dez anos) e uma caixa que trazia nas mãos. Contudo, não foi assim desta vez. Minha curiosidade feminina foi aguçada e me fez observar o que faria ele indo em direção aos carros. Parou ao lado de um veículo prata e fez sinal para que abaixassem o vidro fumê. De imediato pensei que se tratasse de um assalto, mas logo desisti da ideia, pois havia muita gente no local e era apenas uma criança.
A realidade é que a infância está bem mais curta em nosso país, principalmente para os mais pobres. Na minha cidade esse triste fato pode ser fotografado nas ruas. Mais ainda custa admitir e aceitar isso. Bom, no carro, uma senhora aparentando mais ou menos sessenta anos, aparência cativadora e rosto bondoso, perguntou com tranquilidade o que ele desejava. O garoto abriu jeitosamente a caixa e mostrou-lhe. Curiosa me perguntei: O que há ali dentro? Estiquei-me um pouco e vi balas, jujubas e pirulitos. A senhora, como eu, fez uma expressão de agrado, deixando o garota animado. Entregou algumas moedas a ele, pegou umas balas e, num gesto amável, alisou os cabelos enrolados, curtos e pretos do menino. Neste momento, ele parecia estar no melhor de todos os lugares. Fui contagiada pro aquela sensação. Em seguida, ela fechou o vidro. O menino ainda estava parado e feliz quando foi despertado por uma garotinha, também com uma caixa na mão, que o impeliu a continuar o trabalho. Como saindo de um sonho, o menino seguiu para o próximo carro no qual havia uma jovem. Ao ver os doces, ela afirmou não ter dinheiro. Nesse momento a surpresa: Então você passa a mão na minha cabeça? perguntou o garoto.
A jovem ficou espantada. Novamente sons de buzinas. Ela deveria seguir, pois o semáforo deu passagem. A moça partiu. Foi-se também o menino. Ficou em mim a emoção e a consciência da carência afetiva dos meninos do lugar onde morro, meninos que apesar de trabalharem o dia inteiro sem garantia de dinheiro, não passam horas sentados, lamentando cansaço e sono como eu. Nesse dia aprendi que sou dramática.

Caroline de Farias Couto da Silva


Escutamos: She´s my girl

Na 261° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, cujo tema: Morris ALbert, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a música: She´s My Girl com Morris Albert.

terça-feira, 3 de abril de 2012

Morris Albert

Na 261° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 cujo tema: Morris Albert falamos um pouco sobre a vida deste cantor, compositor e instrumentista brasileiro, famoso por seu sucesso "Feelings" ( 1975) que popularizou-se como tema da novela " Corrida do Ouro" da rede Globo de televisão.


Significado da palavra: Catupiry

Na 261° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 informamos sobre o significado da palavra: Catupiry retirado do livro: A casa da mãe Joana de Reinaldo Pimenta.

Catupiry: do tupi guarani, catupiry excelente
O Catupiry é brasileiríssimo. Foi criado, em 1911, pelo imigrante italiano Mário Silvestrine, na estância hidromineral de Lambari, em Minas Gerais.


segunda-feira, 2 de abril de 2012

Conversation, com Morris Albert

Na 261° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 1 de abril de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9, cujo tema: Morris Albert, escutamos a canção: Conversation.


Na 260° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 260° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de março de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos como desafio musical. Cadê você com Odair José, cantor brasileiro nascido no Município de Morrinhos ( Góias ) em 16 de agosto de 1948. Cadê você foi o grande sucesso no inicio da década de 70 e que estourou nas paradas em 1990 nas vozes de Leandro e Leonardo e regravado pro Roberta Miranda.

Os lírios de Henriqueta Lisboa


Na 260° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de março de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 desfrutamos da poesia de Henriqueta Lisboa.

Os lírios

Certa manhã fria
irei de cabelos soltos
ver como crescem os lírios.

Quero saber como crescem
simples e belos - perfeitos ! -
Ao abandono dos campos.

Antes que o sol apareça
neblina rompe neblina
com vestes brancas, irei.

Irei no maior sigilo
para que ninguém perceba
contendo a respiração.

Sobre a terra muito fria
dobrando meus frios joelhos
farei perguntas a terra.

Depois de ouvir-lhe o segredo
deitada por entre lírios
adormecerei tranquila.

Henriqueta Lisboa

Escutamos: Help com Carlos Malta

Na 260° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de março de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a música: Help na belíssima interpretação de Carlos Malta, nascido na cidade do Rio de Janeiro. Toca diversos tipos de flautas: flautim, flauta, pífano, flauta baixo, flauta indígena entre outros. É compositor, arranjador e educador musical.