Eu amo a luz
Eu amo a luz e adoro a claridade
Do sol que nos tortura e nos castiga
E odeio a noite, fria escuridade
E traiçoeira, que se diz amiga.
Eu amo a luz que mostra a realidade
Que qual o vento a face nos fustiga
E odeio a noite mansa que a maldade
Vela o rosto humano e tece a intriga.
Eu amo a luz e sei que se na face
A alma não vemos como rude açoite
É porque talvez o mal já nos cegasse.
E, amando a luz que o bem e o mal revela,
Odeio sempre mais e mais a noite
Vivendo acovardamente dentro dela.
Perez Filho
