Na 236° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 10 de setembro de 2011, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos o conto: O rio corre para todos de tradição judaica.
Issac era um próspero comerciante, dono de um bem sortido armazém na cidade de Kabul. Um dia, viu com espanto e desagrado que outro armazém ia ser inaugurado no mesmo bairro.
Naquela noite, Issac não dormiu, incomodado pelos mais sombrios pressentimentos a respeito do novo concorrente. Inseguro quanto ao futuro, na manhã seguinte, foi procurar um rabino, a quem confessou seus temores.
- Você não tem com o que se preocupar. Eu vou lhe contar uma coisa: você já viu um cavalo que vai beber água do rio?
-Sim, por quê?
Já reparou em como ele às vezes relincha e bate os cascos, escavando a terra à beira da água?
- Deve ser porque está louco para beber água.
-Não. É porque vê na água cristalina a sua imagem. Pensando tratar-se de um outro cavalo que vai beber sua água, tenta espantá-lo e, com isso enlameia a água, antes limpida. Ele não sabe que o inimigo é ele mesmo e que, mesmo que houvesse outro cavalo, a água do rio seria suficiente para todos. Se soubesse disso, estaria mais confiante e beberia uma água mais pura.
E completou:
-Assim, volte para casa sossegado, meu bom Issac. Não permita que seu próprio medo estrague seus negócios. Lembre-se de que a prosperidade é como um rio inesgotável, que jorra para todos os que têm sede.
Un poema de María Paula Alzugaray
Há 2 meses
Nenhum comentário:
Postar um comentário