![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh3m4ErPfkqAUM9ecJNRW54OXIHsbEi4IB-PlWEz93Zhau-gmURQ7Cc9Ta_Q7OiDlan3UyLWQIkoSghWvJSqELfamYaXRwm_YAX2ASa_BeHAamGfs3u2fjEBB-str26eyqFjlGqQYswmCV0/s200/banana%5B1%5D.jpg)
Na 95° edição do programa radiofõnico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentamos a banana, um fruto da bananeira, uma planta herbácea, da família Musacea, gênero Musa. A banana é mencionada em documentos escritos, pela primeira vez na história, em textos budistas de cerca de 600 a.C.. Sabe-se que Alexandre, o Grande comeu bananas nos vales da Índia em 327 a.C.. Só encontramos, porém, plantações de banana organizadas a partir do século III d.C. na China. Em 650, os conquistadores Islâmicos trouxeram a banana para a Palestina. Foram, provavelmente, os mercadores árabes que divulgaram a banana por grande parte de África, provavelmente até à Gâmbia. A palavra banana teve origem na África Ocidental e, adoptada pelos portugueses e espanhóis passou também a ser usada, por exemplo, na língua inglesa.
A variedade levada aos estúdios da rádio Clube foi a Musa Paradisiaca ou a tradicional Banana-Prata( conforme fotografia acima). Os 3 maiores produtores de bananas (2005) são a Índia, Brasil e China. O valor nutritivo: macro nutrientes, minerais e vitaminas. Rica em potássio.
Nenhum comentário:
Postar um comentário