![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgFe0RssnQlvdw82CBtIeI78PGZQ71lFrKDQyVq7OnTnsAIwhL0H59EG3iEfpBcESrowmKrZKBcXxlrIDQwtSWEzvF6SSBmKPIc7W0zbXDvsNWazDS-aQA6eN4nF6yLYWP2DWQOV5VDAsUr/s200/santa+b%C3%A1rbara.bmp)
A Festa de Santa Bárbara da Igreja Católica em Salvador é feita no dia 4 de dezembro em homenagem a madrinha do Corpo de Bombeiros e padroeira dos mercados. Santa Bárbara também é homenageada pelos adeptos do Candomblé onde é sincretizada com Iansã, Orixá dos raios e das tempestades.
É um grande evento sincrético, composto de missa, procissão feita por católicos e praticantes do Candomblé, além das festas nos terreiros, o caruru de Iansã, samba de roda e apresentação de grupos de capoeira e maculelê.
Em 4 de dezembro de 2008 Os festejos em homenagem a Santa Bárbara começaram às cinco horas, com queima de fogos de artifício, na alvorada, em frente à Igreja do Rosário dos Pretos, onde, às sete horas, houve uma missa. Após as bênçãos, uma procissão percorreu as ruas do Centro Histórico de Salvador. O cortejo prosseguiu até o Corpo de Bombeiros, cuja corporação tem a santa como padroeira. A imagem da santa entrou na sede dos bombeiros, sendo saudada com fogos, sirene e jatos de água, deu uma volta no pátio e saiu em direção ao Mercado de Santa Bárbara, onde foi servido o tradicional caruru para os fiéis.
Fonte: Wikipédia
Nenhum comentário:
Postar um comentário