![](https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi5UTYmi5iZKzZZnu9O7dHsCb42zN0Ubg_fu7QWLYfYn0zv-F_OjdZFj9VigfC5wM8EiJvFPYfrhX6ncS9vazL_D4pJ4-zcJZzHxMvBrjJb1SSjBLe7z5bcWCKmftC6NIP4QieI0ZEgvLM/s320/mimosa-pudica.jpg)
Na 128° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER citamos a flor sensitiva, como um dos desafios, contamos com a participação da ouvinte-leitora Shirley, que vive na avenida Dendezeiro, que contribuiu com a informação de que a sensitiva servia como chá no combate a insônia. A pergunta foi a seguinte: Na infância, ao encontrar uma dessas plantas o que se dizia ao tocá-la? Resposta:" Fecha a porta Maria que vem o boi". Isto pode variar de região para região. Segue mais informações:
Por que as plantas sensitivas costumam se fechar ao serem tocadas?
As células das hastes que sustentam a folha das plantas chamadas sensitivas, unindo-as ao ramo, têm paredes pouco espessas e armazenam água. A um leve estimulo, como um toque, por exemplo, o equilíbrio da água se rompe e a planta se fecha. Se o estímulo for mais forte e atingir as bases das hastes, chamadas pecíolos, elas se inclinam como se estivessem murchas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário