Remédio Infalível
Era uma vez um homem que vivia se queixando de dores. Tinha dores nas costas, nas pernas, nos pés, nos ombros. Já havia consultado todos os médicos de sua cidade e tomado muitos remédios, mas nada adiantava. Por isso, vivia deitado o dia todo numa rede, e a mulher e os filhos tinham que trabalhar muito para ajudá-lo.
Um dia, um velho sábio tomou conhecimento das incuráveis doenças do homem e disse que conhecia um remédio muito eficaz.
-São as castanhas de ouro, escondidas há muitos séculos à sombra da castanheira gigante que fica no alto daquela montanha- explicou ao homem. - Mas só você pode achá-las e desenterrá-las. Elas são infalíveis para o seu tipo de doença - assegurou-lhe o sábio.
Ouvindo falar em ouro, o homem logo se animou e, carregando uma pá, foi às escondidas procurar as castanhas. Cavou e cavou, porém nada encontrou. Desgostoso, foi ter com o velho, reclamando de haver sido enganado.
- Enganado, como? - perguntou o sábio. - Você não foi andando até lá? Não carregou nas costas uma pá? Não subiu uma alta montanha? Não cavou e cavou?
- Sim - respondeu ele. - Fiz tudo isso mesmo. E daí?
- Daí, meu filho, quem pode fazer tudo isso é porque está curado ou nunca teve qualquer doença. Pare de se queixar e comece a trabalhar hoje mesmo, se quiser um dia ter verdadeiramente castanhas de ouro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário