Na 404° edição do
programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apresentado
pela escritora Celeste Martinez, no dia 24 de maio de 2015 das 8 às
9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9, apreciamos a fábula africana: A guerra do morcego, retirado do livro: O papagaio que não gostava de mentiras e outras fábulas africanas de Adilson Martins com ilustrações de Luciana Justiniani Hees.
A guerra do morcego
Todos sabem que o morcego é meio pássaro e meio rato, podendo, por isso, viver na terra firme ou voando sobre as árvores.
Apesar disso, tanto os ratos, seus primos, quanto os pássaros, evitam a sua companhia. O morcego é desprezado por todos eles.
Muito tempo atrás, ratos e pássaros viviam em guerra.
O morcego lutava ao lado de seus parentes, os ratos, até o dia em que descobriu que os pássaros, em grande vantagem, iriam vencer a guerra.
De imediato o morcego, na certeza de poder tirar alguma vantagem da vitória próxima e certa, abandonou seus primos e uniu-se aos pássaros.
Diante disso, ratos e pássaros se reuniram e foram unânimes em considerar a atitude do morcego uma prova de seu mau caráter.
Dando fim à guerra, pássaros e ratos, unidos, passaram a perseguir o morcego.
É por esse motivo que ele foi forçado a se esconder em lugares escuros durante o dia; só podendo sair à noite, quando seus inimigos não o podem ver.
Nenhum comentário:
Postar um comentário