quarta-feira, 8 de abril de 2015
Na 395° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
quinta-feira, 22 de janeiro de 2015
Na 386° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
quarta-feira, 25 de maio de 2011
Desafio Musical: Jorge Maravilha de Chico Buarque

A canção foi inicialmente creditada a Julinho da Adelaide, pseudônimo criado pelo compositor carioca para escapar da censores da ditadura militar brasileira - como ocorreu com as letras de Apesar de você e Cálice. Em torno de Jorge Maravilha existe uma bem difundida lenda de que tenha sido feita para Ernesto Geisel e a filha do ex-ditador, uma grande fê de Buarque - especialmente ao verso "Você não gosta de mim, mas sua filha gosta". Mas na verdade, segundo o próprio Chico, o verso irônico e a música referiam-se a uma situação vivida por ele durante o regime militar no país. Em uma declaração para a Folha de São Paulo, em 1977, o cantor deu o seguinte veredicto: "Aconteceu de eu ser detido por agentes de segurança (do Dops), e no elevador o cara pedir autógrafo para a filha dele. Claro que não era o delegado, mas aquele contínuo de delegado". Chico confirmou essa versão em entrevista para o Correio Braziliense, em 1999.
A canção nunca foi lançada em disco oficial de Chico Buarque, mas foi gravada para o álbum-duplo "O Banquete dos Mendigos", idealizado e dirigido por Jards Macalé e gravado ao vivo no dia 10 de dezembro de 1973 no Museu de Arte Moderna do Rio de Janeiro em show de comemoração dos 25 anos da Declaração Universal dos Direitos Humanos. Entre os artistas participantes estava Chico que, além de Jorge Maravilha, também interpretou as canções Pesadelo (de Mauricio Tapajós e Paulo César Pinheiro), Quando o Carnaval Chegar e Bom conselho, de autoria própria.
terça-feira, 8 de março de 2011
Hoje, DIA INTERNACIONAL DA MULHER!
Não se mirem naquelas mulheres da Àfrica Sub- Saariana, por que apesar de resistirem as injustiças sociais elas continuam parindo homens e mulheres. Continuam amamentando crias que serão tão injustiçadas quanto elas e que quiçá sobreviverão naquelas terras. Não se mirem "naquelas mulheres de Atenas" como reza a canção do Chico por que a submissão entre os gêneros nunca manifestou qualquer laço de carinho entre os casais. Revelou sim, medo e afastamento, atraindo mentiras e dissimulações. Sim, existe um calendário mundial que nos lembra a cada ano este episódio trágico na carreira profissonal das mulheres de um determinado local mas também nesta data, o levante de encomendas do mercado, nos empurra para as compras de última hora. Ir ao shopping comprar fragâncias importadas, modelitos da última estação, sapatos, roupas íntimas... que serão presenteados as nossas mulheres (seja mãe, tia, irmã, prima, amiga, avó) em gratidão a vida que através dela respiramos. E somos seduzidos pelo consumo que se manifesta como redentor da auto estima e prolifera em nós, dentro de nossos intestinos, dentro de nossos cérebros, a fantasia de que somos poderosos e auto suficientes desde que compramos em demasia. E assim segue a humanidade a cada ano comemorando o Dia Internacional da Mulhere. Não que a data não seja importante de ser lembrada. Mais já repararam que a cada ano crescem os indices de violência contra a mulher? E as leis não estão sendo praticadas por que ainda impera nas mentes a velha concepção de submissão e do respeito que as mulheres devem ter aos seus maridos, seus namorados, seus... desde que seja do gênero masculino, é a figura do homem que prevalesce como mandatário e mantenedor do lar. A escritora Tereza Yamashita diz: " mulheres criam sapos e sonham com principes(...) Hoje, 08 de março de 2011, também data do carnaval brasileiro, a festa mais cobiçada em todo ano e que estimula muitas pessoas a trabalharem regularmente com a finalidade de criar sua fantasia para o grande espetáculo na avenida Sapucaí... traz-nos mais um paradoxo: reverenciar a mulher em detrimento da data que se comemora (O dia internacional da Mulher) e desmoralizar a mulher por outra data que tambem se comemora ( O carnaval). Consagrar o corpo da mulher em homenagem a função divina de parir homens e mulheres e profanar o mesmo corpo em função do estimulo consumista em que mais vale a imagem do que o conteúdo. E que a fantasia que desfila na passarela ante os olhos da platéia excitada não é a mulher imaculada, idolatrada, salve, salve". È uma lata de cerveja, uma fruta, uma palavra obsena, uma forma avolumada dos seios e nadegas...Hoje também o noticiário, informa que a Suprema Corte da índia nega eutanásia a mulher em estado vegetativo desde 1973 enquanto outras mulheres ceivam a vida inconscientemente pelas pressões sociais e desequilibrios emocionais, esta mulher aparentemente morta é mantida sob aparelhos e custódia da Justiça. E outras mortas vivas mulheres seguem errantes pela estrada da vida, arrastando na barra da saia crias desnutridas, analfabetas e alienadas aguardando oportunidade para subir na escala das estatisticas, que poderiam um dia, divulgar as seguintes notícias:
"Desde o ano de 2012 já não se relata mais a violência física e psicologica contra a mulher por que agora todos os homens devido as experiências cientificas realizadas começaram a ingerir cápsulas que elevam a porção mulher que eles guardavam em si (segudo a canção: Super-homem do Gil).
Será que seria necessário a ingestão de cápsulas para se obter uma paz, uma igualdade, uma cumplicidade entre os seres humanos já que eles são detentores da razão, da eloquência, do discurso premeditado e o único que sabe exatamente por que trabalha?
Apresentadora do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
que vai ao ar aos domingos das 8 às 9 da manhã pela Rio Una Fm 87,9
Acesse: www.riounafm.com
P.S. O texto da Tereza Yamashita "mulheres criam sapos e sonham com príncipes (pequena crônica tipo conto de fadas) você encontra no site:http://www.escritorassuicidas.com.br/edicao8_4.htm#terezayamashita8
terça-feira, 16 de novembro de 2010
APESAR DE VOCÊ DE CHICO BUARQUE

Na 197° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 14 de novembro de 2010, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM apreciamos a música: Apesar de você de Chico Buarque e analisamos a crítica feita ao governo do Emilio G. Medici, na epoca, (1972) presidente da Répública.
Francisco Buarque de Hollanda nasceu no Rio de Janeiro em 19/06/1944, mas viveu sua infância, adolescência e juventude em São Paulo; teve ótima educação cultural de sua família, pois seu pai, o historiador Sérgio Buarque de Hollanda recebia inúmeros intelectuais em sua casa onde Chico pode conviver com tais pessoas; Chico também estudou no Colégio Santa Cruz de São Paulo, com forte influência para estudos sociais, assim como cursou a FAU Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo, na época forte reduto de estudios voltados para os problemas sociais do Brasil.Na década de 70 as músicas de Chico passaram a ter cunho mais fortemente social, como "Apesar de você", "Cálice", "Bolsa de amores", "Tanto mar" todas censuradas pelo governo militar da época."Apesar de você" foi lançada em compacto chegando a vender 100 mil cópias, mas teve seus discos restantes apreendidos pela censura: era uma clara alusão ao governo militar que "apesar dele" o país continuaria a seguir seu destino; em 1973, no evento Phono 73 reunindo todo o elenco da gravadora Phonogram no Palácio das Convenções do Anhembi (SP), Chico ao apresentar com Gilberto Gil sua música "Cálice" teve o microfone desligado, o que causou grande tumulto.Chico compôs mais de duzentas músicas, só e com diversos parceiros sendo considerado um dos mais eruditos, profícuos e importantes compositores da MPB.Participou de inúmeros espetáculos teatrais, filmes e mais recentemente dedica-se à literatura tendo escrito várias obras de sucesso.
Fonte:paixãoeromance.com

