quinta-feira, 16 de agosto de 2012
CAMPANHA: LEIA MAIS, SEJA MAIS do MinC e FBN
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Missionários da leitura por Galeno Amorim
Nem a escrever, cantar ou dançar.
Ou a saber o significado das coisas.
Porque ler é
um ato de liberdade.
Espontâneo,
introspectivo,
libertário.
Ninguém nasce
sabendo ler
Nem sabendo
escrever, cantar e dançar.
Ou apreciar cinema, teatro
ou uma obra de arte.
É que ler
(como tantas coisas na vida!)
não é um ato natural...
Natural é respirar,
comer, andar.
Se proteger do frio
e do calor.
Natural é sentir medo.
É reagir.
Natural é desejar,
o tempo todo, ser feliz
Ler é atitude.
Que exige aprendizado,
habilidade,
investimento pessoal.
Pede que se pratique.
Até que vira gosto.
(Nada diferente de aprender
a gostar de música,
xadrez ou futebol).
Ler é coisa do espírito.
Está sempre a exigir esforço,
boa vontade, dedicação.
Até que vira essência da alma.
Compete a todos prover e dar acesso aos livros.
E ser agente para a missão de espalhar a boa-nova.
Mas que isto seja com jeito,
com delicadeza.
Com amor.
Pois não há outra
maneira de
cultivar e cativar
o bicho leitor.
Esse bicho que
cresce com a
sustança das boas
histórias.
Com a sonoridade
e o afeto que as
palavras encerram.
E a instigação da
sua capacidade de
sonhar e inventar.
Trate-o com carinho.
Como a um filho, que
nasce, cresce e conquista
a autonomia para voar.
Que possa gostar de livros
como a criança gosta da flor.
E jamais se cure dessa
vontade incurável de se
embebedar de palavras.
Porque vê sentido nelas.
E delas precisa pra viver.
(como necessita do próprio
ar que respira).
Porque quando bebe dessa fonte,
decifra os sinais e descortina horizontes,
sente, verdadeiramente, prazer.
Porque, enfim, agora
é um leitor de mundo
- esse sujeito capaz
de apreender e de criar.
De compreender e interpretar
as coisas ao seu redor.
De ser mais tolerante,
de enxergar o outro.
De se apropriar do conhecimento universal.
E construir o seu...
De alargar a inteligência,
superar o improvável.
Mas, sobretudo, de descobrir
uma capacidade infinita de amar
- para, então, transformar o mundo!
Porque, para quem lê,
tudo é possível.
terça-feira, 15 de março de 2011
Livro por R$10 é um dos projetos do novo presidente da Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional tem mais de nove milhões de livros e muitos destes exemplares estão sendo digitalizados.
Galeno Amorim, jornalista e escritor, acaba de tomar posse, assumindo também o posto de homem forte do Ministério da Cultura para o setor de livro e leitura no país. Além da Biblioteca Nacional, o órgão no qual Amorim atuará vai incentivar a produção de livros mais baratos.
Visite o Blog do Galeno:http://www.blogdogaleno.com.br/
quarta-feira, 21 de outubro de 2009
A importância dos predadores

Na 150º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de outubro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM, informamos sobre a importância dos predadores. Esta informação foi retirada do livro: Natureza e seres vivos de Samuel Murgel Branco que faz parte do acervo Kit de Leitura conquistado pelo ALACAZUM no I Concurso Pontos de Leitura 2008 Homenagem a Machado de Assis do Ministerio da Cultura.
Em geral, nós consideramos os predadores como inimigos. São animais "malvados", carnívoros que vivem da caça, como a cobra que come ratos e passarinhos, o lobo que come o cordeiro, ou a onça que devora o veadinho, a aranha que aprisiona a pequena borboleta. Mas.. vocês já pensaram no que aconteceria se os ratos, os coelhos, os veados ou os gafanhotos não fossem continuamente devorados por gatos, sucuris, onças, louva-a-deus e aranhas? Como esses animais se reproduzem muito, eles formariam imensas populações de herbivoros que comeriam todas as árvores e relvas. Mas é claro que os predadores, que são os controladores desses animais herbívoros, também precisariam ser controlados.
Assim, há predadores maiores que caçam os menores. Geralmente quando o ser humano interfere nas cadeias de alimentação da natureza, o equilibrio é desfeito e resulta em desastre. Ás vezes, por exemplo, ele elimina todas as cobras - venenosas e não-venenosas - e depos não aguenta a quantidade de ratos. É que foi eliminado um elo importante da cadeia. Com o fim das cobras, desapareceu a sua função de eliminar os ratos.
terça-feira, 22 de setembro de 2009
Chegou o KIT PONTO DE LEITURA DA CIDADE DE VALENÇA BAHIA
Fabiano Barbosa (motorista encarregado de entregar o KIT) e Celeste Martinez (responsável pela iniciativa ALACAZUM)
Gugui Martinez carregando as pesadas caixas de livros
O Brasil mudou! Quem diz sou eu Celeste Maria de Queiroz Martinez que participei no ano passado do I Concurso Pontos de Leitura 2008: Homenagem a Machado de Assis e fui selecionada com Kit conforme mostra as fotos acima. Isto demonstra que qualquer pessoa pode ter acesso aos editais do governo em qualquer instância sem "apadrinhamento". É possível sim, um país melhor para se viver! E juntos, todos os pontos de leituras espalhados pelo BRASIL trabalharão para que este país possa ser um país de leitores! Um país de todos!
