domingo, 15 de fevereiro de 2015
Dica de Leitura
Celeste Martinez- apresentadora do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER -na 390° edição que foi ao ar no dia 15 de fevereiro de 2015, das 8 às 9 h transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 socializando informação retirada do Blog doGaleno Amorin quando diz: "Toda leitura facilita aprendizado da língua".
segunda-feira, 25 de julho de 2011
Missionários da leitura por Galeno Amorim
Nem a escrever, cantar ou dançar.
Ou a saber o significado das coisas.
Porque ler é
um ato de liberdade.
Espontâneo,
introspectivo,
libertário.
Ninguém nasce
sabendo ler
Nem sabendo
escrever, cantar e dançar.
Ou apreciar cinema, teatro
ou uma obra de arte.
É que ler
(como tantas coisas na vida!)
não é um ato natural...
Natural é respirar,
comer, andar.
Se proteger do frio
e do calor.
Natural é sentir medo.
É reagir.
Natural é desejar,
o tempo todo, ser feliz
Ler é atitude.
Que exige aprendizado,
habilidade,
investimento pessoal.
Pede que se pratique.
Até que vira gosto.
(Nada diferente de aprender
a gostar de música,
xadrez ou futebol).
Ler é coisa do espírito.
Está sempre a exigir esforço,
boa vontade, dedicação.
Até que vira essência da alma.
Compete a todos prover e dar acesso aos livros.
E ser agente para a missão de espalhar a boa-nova.
Mas que isto seja com jeito,
com delicadeza.
Com amor.
Pois não há outra
maneira de
cultivar e cativar
o bicho leitor.
Esse bicho que
cresce com a
sustança das boas
histórias.
Com a sonoridade
e o afeto que as
palavras encerram.
E a instigação da
sua capacidade de
sonhar e inventar.
Trate-o com carinho.
Como a um filho, que
nasce, cresce e conquista
a autonomia para voar.
Que possa gostar de livros
como a criança gosta da flor.
E jamais se cure dessa
vontade incurável de se
embebedar de palavras.
Porque vê sentido nelas.
E delas precisa pra viver.
(como necessita do próprio
ar que respira).
Porque quando bebe dessa fonte,
decifra os sinais e descortina horizontes,
sente, verdadeiramente, prazer.
Porque, enfim, agora
é um leitor de mundo
- esse sujeito capaz
de apreender e de criar.
De compreender e interpretar
as coisas ao seu redor.
De ser mais tolerante,
de enxergar o outro.
De se apropriar do conhecimento universal.
E construir o seu...
De alargar a inteligência,
superar o improvável.
Mas, sobretudo, de descobrir
uma capacidade infinita de amar
- para, então, transformar o mundo!
Porque, para quem lê,
tudo é possível.
segunda-feira, 27 de junho de 2011
João, que virou juiz por Galeno Amorim
João nasceu numa família muito pobre. O pai e a mãe não sabiam ler e escrever. Davam duro, de sol a sol, para não deixar faltar a comida na mesa. A família vivia num casebre simples, bem parecido com as favelas dos dias atuais. Nem escritura do imóvel eles possuíam.
Ao completar sete anos, idade de ir para a escola, João foi trabalhar na roça com os pais. O menino se virava como dava: foi vendedor de refresco, catou papel pelas ruas, oferecia banana nas casas da vizinhança. Quando cresceu, foi trabalhar como feirante.
Até que um dia os livros entraram na vida dele. Desde então, João começou a ler e a escrever sem parar. Aos 16 anos, publicou seu primeiro livro. Sempre na escola pública, João primeiro descobriu os clássicos. Leu Dostoiévski ainda jovem e permitiu que cada um dos autores fosse, aos poucos, entrando em sua vida.
Quando se deu conta, já havia entrado pra Faculdade de Direito da USP, no Largo de São Francisco, em São Paulo, a mais famosa do País. Ficou moço e mesmo assim não deixou de ler. E tampouco de evoluir, seja como pessoa, seja na carreira profissional que abraçou.
Hoje em dia, João é juiz de Direito. Dos bons. Publicou outros livros com os poemas que escreveu pela vida afora. Um outro é sobre Direito, sua especialidade. Embora, com o passar dos anos, o tempo tenha ficado escasso para ele, até hoje é um leitor inveterado.
Às vezes, dizem que João faz pequenas revoluções por onde passa. Nas varas judiciais por onde já trafegou, em Ribeirão Preto, no interior de São Paulo, João - que há um bom tempo se tornou o Doutor Gandini - criou inúmeros projetos que têm feito a Justiça paulista operar melhor. Sempre que pode, tem estado à frente de projetos sociais que contemplam os menos favorecidos.
Poeta e juiz, João é um caso singular do extraordinário poder de transformação dos livros.
BRASIL QUE LÊ- A REVISTA DO OBSERVATORIO DO LIVRO E DA LEITURA
sexta-feira, 1 de abril de 2011
11 maneiras de ajudar na alfabetização do seu filho
Fonte:http://www.blogdogaleno.com.br/texto_ler.php?id=9695&secao=32
quarta-feira, 30 de março de 2011
Hora do Planeta de Nicolas Behr
Instalação da artista visual Celeste Martinez para a Hora do Planeta 2011- na pizzaria OS MARTINEZ (Rua Quintino Bocaiúva, 57, Valença -Bahia. Tel: 75-3641-9416/8131-1416) o ALACAZUM (também participante) enviou mensagem a vários escritores solicitando poemas para serem recitados. Enviaram poemas: Galeno Amorim (atual presidente da Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro); Nicolas Behr, Tereza Yamashita; Myriam Rozenberg e Angela Lago. Segue a mensagem enviada pelo escritor Nicolas Behr.ORAR POR ELE. POIS A NATU REZA POR NÓS. E NÓS POR ELA.
terça-feira, 15 de março de 2011
Livro por R$10 é um dos projetos do novo presidente da Biblioteca Nacional

A Biblioteca Nacional tem mais de nove milhões de livros e muitos destes exemplares estão sendo digitalizados.
Galeno Amorim, jornalista e escritor, acaba de tomar posse, assumindo também o posto de homem forte do Ministério da Cultura para o setor de livro e leitura no país. Além da Biblioteca Nacional, o órgão no qual Amorim atuará vai incentivar a produção de livros mais baratos.
Visite o Blog do Galeno:http://www.blogdogaleno.com.br/