A Finlândia consegue ter os alunos mais bem preparados do mundo com medidas simples e ênfase na formação dos professores.
Segundo a revista Veja de 20 de fevereiro de 2008, edição 2048 - ano 41 - n° 7, os cinco segredos da educação finlandesa são:
- A exigência com os professores é alta e a carreira, concorrida. O vestibular para ser professor é um dos mais disputados do país. Apenas 10% dos candidatos são aprovados. Exceto na pré-escola, o mestrado é pré-requisito para lecionar.
- A mesma qualidade para todos. A discrepância no desempenho entre as escolas do país é a menor do mundo. O governo mantém um sistema sigiloso de avaliação das escolas (99% são públicas) e os diretores são informados sobre o desempenho delas.
- Os piores alunos não são deixados para trás. Dois de cada dez estudantes recebem aulas de reforço. Por causa disso, os índices de repetência são baixíssimos.
- Currículo variado. Além das matérias básicas, há aulas de ecologia, ética, música, artes, e economia doméstica. O ensino de duas línguas estrangeiras é obrigatório, mas, se o aluno quiser, pode aprender outras duas.
- Os alunos devem ter prazer em ficar na escola. Os diretores e professores são responsáveis por criar um ambiente agradável para os estudantes. A carga horária não é excessiva e, a partir da 7ª série, os alunos são livres para escolher algumas disciplinas com as quais têm mais afinidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário