quarta-feira, 9 de março de 2011

Por onde anda o Renato Batista dos Santos?

Renato Batista dos Santos
Na 75º edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, exibido em 06 de abril de 2008, entrevistamos o então estudante de Física pela Universidade Federal da Bahia-Brasil (UFBA) Renato Batista dos Santos. Depois de quase 3 anos retomamos o diálogo com Renato através do Facebook e descobrimos que ele se encontra na Suécia fazendo uns trabalhos de pesquisa. Quando retorne agendaremos uma entrevista com o dignissimo estudante.

Após contato via Facbook, o amigo Renato envia a seguinte mensagem:
Sobre mim,
Estudei até a minha sexta série na cidade de Taperoá (1998). Em 1999, me mudei para Valença, onde, no mesmo ano, cursei a sétima e oitava série (suplência) na Escola Gentil Paraíso Martins (Complexo), no turno noturno e durante a tarde estudei no colégio Augusta Messias (conhecido como colégio da Urbis), onde recebi a homenagem dos três melhores alunos da série. Neste mesmo ano, fiz o concurso do CEFET (hoje, Instituto Federal da Bahia - IFBA), para o ensino médio (o qual fui aprovado). Fiz o ensino médio no CEFET durante o período de 2000 a 2002, sendo que no final de 2001, prestei o concurso para técnico em informática, sendo aprovado em terceiro lugar. Assim, no ano de 2002, fiz terceiro ano do ensino médio durante o dia e à noite, fiz os dois semestres do curso de informática (o qual tinha duração de um ano e meio). No ano de 2003, por necessidade e insatisfação com curso, tranquei o técnico de informática. Comecei a dar aulas particulares no período matutino e no período vespertino, comecei a me preparar para o vestibular, estudando no pré-vestibular do antigo colégio Paulo Freire (o qual por falta de alunos, acabou fechando na metade do ano) e no período da noite dei aula de química, física e matemática no colégio Gentil Paraíso Martins. Neste mesmo ano ganhei uma bolsa de estudo na escola Fisk, a qual estudava todos os sábados pela manhã e, durante as horas livres. No final de 2002, me inscrevi para o vestibular na Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS) e para o vestibular da Universidade Federal da Bahia (UFBA) para o curso de física. Por curiosidade, me inscrevi, no último dia da segunda prorrogação da data de inscrição do vestibular da UFBA, por incentivo de um grande amigo (“Tiagão”, hoje formado em língua estrangeira na UFBA). Passei nas duas universidades, sendo aprovado em sexto lugar na UEFS. No segundo semestre de 2004 iniciei a graduação na UFBA (a qual, depois de dois meses, enfrentei uma greve de 4 meses), terminando no ano de 2008 o bacharelado e no mesmo ano iniciando o mestrado na mesma instituição. No ano de 2006, fui convidado a fazer parte do Grupo de Física de Superfícies e Materiais (GSUMA) do instituto de física da UFBA, o qual sou membro até hoje. Durante o período de graduação, participei de diversos congressos e escolas de verão. Sendo que em uma dessas escolas, recebi o prêmio de um dos melhores trabalhos do evento (Na escola de Verão do Instituto Tecnológico da Aeronáutica-ITA, onde são selecionados trabalhos de todo o Brasil). A notícia dessa premiação foi tema do caderno dez do jornal Atarde da semana do dia 03 de Março de 2008. No ano de 2010, concluir o mestrado e a licenciatura em física. Faltando menos de 8 meses para concluir o mestrado, fui convidado para uma visita de dois meses na universidade de Linköping (Suécia), onde pude desenvolver um bom trabalho, e assim retornando para mais três meses após a conclusão do mestrado.

2 comentários:

Renato disse...

Obrigado Celeste!
Quando retornar, com certeza irei entrar em contato com vc!

Abraços da Suécia

Taisa Ferreira disse...

Uouw...cada dia mais prazer em ser amiga desse menino, é realmente um "cabeção", inteligência e ao mesmo tempo humildade fora do comum.

")