segunda-feira, 17 de agosto de 2015

Na 414° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER,


Na 414° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 2 de agosto de 2015, das 8 às 9 h, cujo tema: Pregões, apreciamos o poema de Manuel Bandeira contextualizando o tema.

Balõezinhos, de Manuel Bandeira








Balõezinhos

Na feira livre do arrebaldezinho
Um homem loquaz apregoa balõezinhos de cor:
- “ O melhor divertimento para as crianças!”
Em redor dele há um ajuntamento de menininhos pobres,
Fitando com olhos muito redondos os grandes balõezinhos muito redondos
No entanto a feira burburinha
Vão chegando as burguesinhas pobres,
E as criadas das burguesinhas ricas,
E mulheres do povo, e as lavadeiras da redondeza.
Nas bancas de peixe,
Nas barraquinhas de cereais,
Junto às cestas de hortaliças
O tostão é regateado com acrimônia.
Os meninos pobres não vêem as ervilhas tenras,
Os tomatinhos vermelhos,
Nem as frutas,
Nem nada.
Sente-se bem que para eles ali na feira os balõezinhos de
cor são a única mercadoria útil e verdadeiramente indispensável
O vendedor infatigável apreoa:
- O melhor divertimento para as crianças”
E em torno do homem loquaz os menininhos pobres
fazem um círculo inamovível de desejo e espanto.

Manuel Bandeira

O que são pregões?

Conhecidos em todo o mundo, os pregões são anúncios feitos pelos vendedores ambulantes de rua, com o objetivo de vender suas mercadorias. 
Antigamente, existiam em grande quantidade na maioria das cidades brasileiras. Hoje, no entanto, com a predominância de prédios de apartamento com muitos pavimentos, os chamados espigões, em vez das casas térreas e os sobrados pequenos de outrora, os pregões nas cidades grandes quase que desapareceram totalmente. Não é muito viável que o som chegue ao alto dos arranha-céus, nem que as pessoas desçam para comprar as mercadorias. Além disso, a proliferação dos supermercados, que praticamente fez desaparecer as pequenas vendas e mercearias, inviabilizou os pregões, principalmente nas grandes cidades brasileiras.

Informações retiradas do site: http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/index.php?option=com_content&view=article&id=874&Itemid=1

Alguns Pregões



 
Na 414° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 2 de agosto de 2015, das 8 às 9 h, cujo tema: Pregões

Alguns Pregões
Retirado do site: http://www.jangadabrasil.com.br/revista/setembro140/es14009g.asp


Quem quer boa pescada,
Quem quer o bom camarão,
Quem quer a boa sardinha.
Que há no nosso mercado

(Ouvido no mercado central de São Paulo, no ano de 1948, por um vendedor de peixes)

*

Quem quiser comê suspiro, ai,
Vá em casa que eu dô dado, ai
Eu tenho um pé de suspiro, ai,
Que dá suspiro dobrado, ai.

*

Olha o amendoim torrado
a alegria dos namorados!


*

Sucupira, música de Roque Ferreira e Paulo César Pinheiro


Na 414° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 2 de agosto de 2015, das 8 às 9 h, cujo tema: Pregões. Escutamos: Sucupira com Roque Ferreira


Sucupira

Minha viola é de sucupira
Quem me deu foi um negro de Angola
Quando eu toco Idalina suspira
E com as mãos nas cadeiras rebola

Idalina, lá vai viola

Quem não toca cai no samba
Quem não samba cantarola
Tem malandro na campana
Tem morena dando bola
Mas tem mão que é de aliança
Não mexe senão enrola

Se eu fosse o seu amor
Se eu fosse quem você adora
Não deixava você ir
Não deixava você ir embora
Se você fosse meu amor
Se você fosse a minha senhora

Na boca de quem não presta
Quem é bom é trava em cola
Mulher que dorme de noite
É carro de boi que atola

Composição: Paulo César Pinheiro / Roque Ferreira

Escutamos: Tocando em frente com Sérgio Reis


Na 414° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 2 de agosto de 2015, das 8 às 9 h, cujo tema: Pregões. Escutamos: Tocando em frente na voz de Sérgio Reis, após a leitura do texto do amigo João Queiroz Ribeiro.

Saio sem destino mais tenho onde chegar de João Ribeiro


Na 414° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 2 de agosto de 2015, das 8 às 9 h, cujo tema: Pregões; apreciamos o texto escrito pelo amigo João Queiroz Ribeiro, que vive na Ilha de Tinharé, Garapuá, Cairu, Bahia.

Na 413° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER






Nesta edição do Alacazum Palavras Para Entreter, contamos com uma participação expressiva de crianças que responderam mais de 20 perguntas concorrendo a uma caixa de chocolate, oferecida pelo amigo Val.

Escutamos Elton John

Na 413° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 26 de julho de 2015, das 8 às 9 h, escutamos Elton John como pedido de ouvinte-leitor no passado domingo para homenagear Jorge Som que faleceu por estes dias.

Leopardo-nebuloso de Taiwan é declarado extinto por zoologistas


Na 413° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 26 de julho de 2015, das 8 às 9 h ,socializamos sobre  a reportagem retirada do site globorural que divulga sobre a possivel extinção do leopardo-nebuloso.

Texto retirado do site: globorural

A pesquisa conclui que o leopardo-nebuloso entrou em extinção como resultado de caça ilegal e destruição do seu habitat natural causada pelo desenvolvimento humano.

Existem duas espécies de leopardo-nebuloso, sendo que ambas vivem na Ásia e são consideradas "vulneráveis" à extinção: Neofelis nebulosa e Neofelis diardi. A pantera-nebulosa-de-formosa era uma subespécie da primeira.

O barco de Tião de Mariana Carvalho


Na 413° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 26 de julho de 2015, das 8 às 9 h, apreciamos o poema: O barco de Tião, de Mariana Carvalho que vive em Ilha Grande de Camamu, Bahia.

Na 412° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER


Na 412° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 19 de julho de 2015, das 8 às 9 h, apreciamos o poema de autoria da escritora Celeste Martinez interpretado por ela e que foi publicado no Jornal Andada julho/agosto de 2015

Desafio Musical:Menina da Ladeira com João Só


Na 412° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 19 de julho de 2015, das 8 às 9 h, tivemos como desafio musical, a música: Menina da Ladeira com João Só.

Livros presenteados pelo amigo Paulo Roberto Menezes Gomes

P

Escutamos Jackson do Pandeiro


Na 412° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 19 de julho de 2015, das 8 às 9 h, escutamos Jackson do Pandeiro.


Fonte da imagem: Google

Canção do vento e da minha vida, de Manuel Bandeira


Na 412° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 19 de julho de 2015, das 8 às 9 h, apreciamos Manuel Bandeira por ele mesmo.

Canção do vento e da minha vida

O vento varria as folhas,
O vento varria os frutos,
O vento varria as flores...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De frutos, de flores, de folhas.

O vento varria as luzes,
O vento varria as músicas,
O vento varria os aromas...
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De aromas, de estrelas , de cânticos.

O vento varria os sonhos
E varria as amizades
O vento varria as mulheres.
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De afetos e de mulheres

O vento varria os meses
E varria os teus sorrisos
O vento varria tudo!
E a minha vida ficava
Cada vez mais cheia
De tudo.

Manuel Bandeira

Escutamos Martinho da Vila


Na 412° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 19 de julho de 2015, das 8 às 9 h,escutamos Martinho da Vila com Canta canta minha gente.

Fonte da imagem: google

domingo, 16 de agosto de 2015

Brinquedo de Gigantes



 
Na 412° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmissão ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 19 de julho de 2015, das 8 às 9 h, apreciamos o conto de Hans Andersen, retirado do livro; Tesouro da Juventude, livro ofertado pela diretora  Carla Bittencout, da escola Municipal Maria Emília Gene Pirajá, em Barra Grande, Maraú, Bahia



Brinquedo de Gigantes

Em tempos muito longínquos havia na Alemanha gigantes nas montanhas. Numa delas um grande castelo, chamado Burg Niedeck e situado num dos pontos mais altos da Alsácia, servia de residência ao mais poderoso dos gigantes, que ali vivia com a esposa e família. Este gigante tinha uma filha chamada Frederica, tão alta como a torre da igreja do lugar vizinho.
Era uma criatura extremamente curiosa, amiga de meter o nariz por toda a parte e indagar de tudo e observar tudo que lhe tivesse proibido de tocar. Deixavam-ba andar pelas montanhas e brincar nas florestas e ela procurava sempre descer ao vale onde moravam os habitantes do país, os quais na sua maioria, eram lavradores dedicados à cultura dos cereais e da vinha, a que os gigantes não se podiam dedicar. Estes viviam do trabalho daqueles. Dizia a tradição que no dia em que um campones descobrisse o caminho para o castelo de Burg Niedeck, desapareceriam, como por encanto, todos os gigantes; mas Burg Niedeck estava situado num ponto quase inacessível e dificilmente se poderia lá chegar. Nunca ninguém tentara ir até ali.
Certo dia estava Frederica entretida a brincar a pouca distância do castelo, banhada pelos esplêndidos raios de sol.
O frondoso vale era fresco e verdejante e, não havendo ninguém que a impedisse, começou a descer a montanha.
De repente, e não sem grande surpresa, viu um camponês lavrando a terra com um arado cujos ferros brilhavam feridos pela luz do sol e ao qual estavam atrelados dosi lindos cavalos.
Do peito de Frederica escapou um grito de admiração e alegria, e ajoelhou-se junto ao grupo que tanto espanto lhe causava.
- Que linda coisa! Pensou ela.
- Vou levar para casa, para brincar.
Contentíssima, estendeu o lenço no chão, levantou com muito cuidado o arado e os cavalos e fez o mesmo com o lavrador, metendo tudo dentro do lenço; depois agarrou-o pelas quatro pontas e subiu, a corrrer, a montanha com inexcedível agilidade e alegria. O pai estava à porta da casa e, quando a viu, chegar, perguntou:
- Olá, menina, que te faz tão contente?
- Olha, papai – disse Frederica, estendendo o lenço. Encontrei um novo brinquedo; uma coisa que é uma maravilha.
E agarrou o arado, nos cavalos e no no camponês, mas o velho gigante franziu o sobrolho e moveu, contrariado a cabeça.
- Que fizeste! Só tens ideias tolas – ralhou ele- O camponês não é um brinquedo, nem essa máquina. Nunca ouviste dizer que assim que um lavrador chegue a Burg Niedeck, acabam para sempre os gigantes? Vai imediatamente levá-los para o vale e veremos se assim o encanto não desaparece.
Frederica foi, com tristeza, levar para o vale o arado, os cavalos e o lavrador. Mas naquela mesma noite desapareceram para sempre todos os gigantes.

Tema Musical: “Hey Shazan” (Quarteto Em Forma e Osmar Milito


Na 412° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, apresentado pela escritora Celeste Martinez , transmito ao vivo pela emissora de rádio comunitária, Rio Una FM 87,9 no dia 19 de julho de 2015, das 8 às 9 h, apresentamos como desafio musical o tema Musical: “Hey Shazan” (Quarteto Em Forma e Osmar Milito)do Seriado infanto-juvenil brasileiro da Rede Globo: Shazan, Xerife e cia.




Seriado Shazan, Xerife e companhia, seriado infanto-juvenil brasileiro da Rede Globo, exibido entre 26 de outubro de 1972 e 1 de março de 1974. Escrito por Walter Negrão, Adriano Stuart, Sylvan Paezzo, entre outros. Dirigido por Adriano Stuart, Reinaldo Boury, David Grimberg, João Loredo, Gonzaga Blota, com supervisão de Daniel Filho.
Os protagonistas são uma dupla de mecânicos atrapalhados Shazan (Paulo José) e Xerife (Flávio Migliaccio) que decidem percorrer o mundo, ou pelo menos o Brasil, a bordo de sua camicleta (caminhão-bicicleta) procurando emprego e aventuras, se deparando com as mais inusitadas situações.

A dupla está procurando uma peça mágica que fará com que eles realizem seu grande sonho: construir uma bicicleta voadora. Mas sempre acontece algo, e Shazan e Xerife são desviados de seu objeto.

Fonte: Wikipédia

terça-feira, 4 de agosto de 2015

Em Barra Grande, Maraú, com a Rosza Filmes

DE REDE EM REDE

Barra Grande (Marau) | Cultura, Memória e Educação | novembro de 2014

O projeto 'De Rede em Rede' busca transformar as memórias de Gamboa (Cairu), Guaibim (Valença), Camamu e Marau em criação e invenção de linguagens. Partindo das narrativas populares, dos contos e das lendas contadas por pescadores nós realizamos oficinas de audiovisual, fotografia, radionovela, dança, teatro e contação de história para adultos e crianças. A pesca é o que motiva a descoberta de novas formas de sentir, ouvir e se movimentar no mundo, de rede em rede. O projeto é realizado pela Rosza Filmes com o apoio cultural do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
  




Em Ilha Grande, Camamu, Bahia, Brasil com a Produtora Rosza Filmes


DE REDE EM REDE

Ilha Grande (Cairu) | Cultura, Memória e Educação | novembro de 2014

O projeto 'De Rede em Rede' busca transformar as memórias de Gamboa (Cairu), Guaibim (Valença), Camamu e Marau em criação e invenção de linguagens. Partindo das narrativas populares, dos contos e das lendas contadas por pescadores nós realizamos oficinas de audiovisual, fotografia, radionovela, dança, teatro e contação de história para adultos e crianças. A pesca é o que motiva a descoberta de novas formas de sentir, ouvir e se movimentar no mundo, de rede em rede. O projeto é realizado pela Rosza Filmes com o apoio cultural do Fundo de Cultura do Estado da Bahia.
 

 




A 411° edição foi reprisada










A 411° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER , apresentado pela escritora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 12 de julho de 2015, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM, 87,9, foi reprisado. Motivo: Celeste Martinez, foi convidada pela Produtora Rosza Filmes, para ministrar aulas de contação de história para crianças da rede de ensino Pública, em Ilha Grande, Camamu, Bahia e Barra Grande, Maraú, Ilhéus

Na 410° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER


Na 410° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER , apresentado pela escritora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 5 de julho de 2015, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM, 87,9, desfrutamos de três gêneros musicais: tango, fado e rock. Foram selecionadas as seguintes músicas: That 's All Right Mama com Elvis Presley; Caminito, na divina voz de Carlos Gardel e Gingao com Amália Rodrigues. Foram selecionados também os seguintes poemas: Milonga de dos hermanos de Jorge Luis Borges, na voz do mesmo autor; O menino dos “ff “ e “ rr” poema de Cecília Meireles na voz de Paulo Autran e Para ser grande, sê inteiro de Fernando Pessoa, na voz de Pedro Paulo Gill.

Finalizamos o programa, escutando: Fado Gingao, na belíssima voz de Amália Rodrigues.

   Fonte da imagem:
 http://www.cnmusica.com

Autopsicografia, de Fernando Pessoa, na voz de João Villaret


Na 410° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER , apresentado pela escritora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 5 de julho de 2015, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM, 87,9, desfrutamos de três gêneros musicais: tango, fado e rock. Foram selecionadas as seguintes músicas: That 's All Right Mama com Elvis Presley; Caminito, na divina voz de Carlos Gardel e Gingao com Amália Rodrigues. Foram selecionados também os seguintes poemas: Milonga de dos hermanos de Jorge Luis Borges, na voz do mesmo autor; O menino dos “ff “ e “ rr” poema de Cecília Meireles na voz de Paulo Autran e Para ser grande, sê inteiro de Fernando Pessos, na voz de Pedro Paulo Gill.


AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas da roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama o coração

.

Leda, de Paulo Leminski


Na 410° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER , apresentado pela escritora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 5 de julho de 2015, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM, 87,9, desfrutamos de três gêneros musicais: tango, fado e rock. Foram selecionadas as seguintes músicas: That 's All Right Mama com Elvis Presley; Caminito, na divina voz de Carlos Gardel e Gingao com Amália Rodrigues. Foram selecionados também os seguintes poemas: Milonga de dos hermanos de Jorge Luis Borges, na voz do mesmo autor; O menino dos “ff “ e “ rr” poema de Cecília Meireles na voz de Paulo Autran e Para ser grande, sê inteiro de Fernando Pessoa, na voz de Pedro Paulo Gill.

Apreciamos o poema: Leda, de Paulo Leminski, interpretado pelo cantor Moraes Moreira


Para que Leda me Leia

Para que Leda me Leia
Precisa papel de seda
Precisa pedra e areia
Para que Leia e Leda
Precisa lenda e certeza
Precisa ser e sereia
Para que apenas me veja
Pena que seja Leda
Quem quer você que me Leia.

Paulo Leminski


That's all right mama, com Elvis Presley



Escutamos após a interpretação do poema da Cecília Meireles


Esta música, autoria de Arthur Crudup, foi gravada por Elvis Presley em 5 de julho de 1954, há exatamente 61 anos.

Well, that's all right, mama
That's all right for you
That's all right mama, just anyway you do
Well, that's all right, that's all right.
That's all right now mama, anyway you do

Mama she done told me,
Papa done told me too
'Son, that gal your foolin' with,
She ain't no good for you'
But, that's all right, that's all right.
That's all right now mama, anyway you do

I'm leaving town, baby
I'm leaving town for sure
Well, then you won't be bothered with
Me hanging 'round your door
Well, that's all right, that's all right.

O menino dos ff e rr de Cecília Meireles


Na 410° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER , apresentado pela escritora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 5 de julho de 2015, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM, 87,9, desfrutamos de três gêneros musicais: tango, fado e rock. Foram selecionadas as seguintes músicas: That 's All Right Mama com Elvis Presley; Caminito, na divina voz de Carlos Gardel e Gingao com Amália Rodrigues. Foram selecionados também os seguintes poemas: Milonga de dos hermanos de Jorge Luis Borges, na voz do mesmo autor; O menino dos “ff “ e “ rr” poema de Cecília Meireles na voz de Paulo Autran e Para ser grande, sê inteiro de Fernando Pessos, na voz de Pedro Paulo Gill.


O menino dos ff e rr
É o Orfeu Orofilo Ferreira:
Ai com tantos rr , não erres!

Caminito com Carlos Gardel


Na 410° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER , apresentado pela escritora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 5 de julho de 2015, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM, 87,9, desfrutamos de três gêneros musicais: tango, fado e rock. Foram selecionadas as seguintes músicas: That 's All Right Mama com Elvis Presley; Caminito, na divina voz de Carlos Gardel e Gingao com Amália Rodrigues. Foram selecionados também os seguintes poemas: Milonga de dos hermanos de Jorge Luis Borges, na voz do mesmo autor; O menino dos “ff “ e “ rr” poema de Cecília Meireles na voz de Paulo Autran e Para ser grande, sê inteiro de Fernando Pessos, na voz de Pedro Paulo Gill.

Escutamos após apreciar o texto: Milonga de dos Hermanos de Jorge Luis Borges

Caminito com Carlos Gardel

Caminito que el tiempo ha borrado
Que juntos un día nos viste pasar
He venido por ultima vez
He venido contarte mi mal

Caminito que entonces estabas
Bordeado de trébol y juncos em flor
Una sombra ya pronto serás
Una sombra lo mismo que yo

Desde que se fue
Nunca más volvió
Seguiré sus pasos
Caminito, adios

Caminito que todas las tardes
Feliz recorría cantando mi amor
No le digas si vuelve a pasar
Que me llanto tu suelo regó

Milonga de dos Hermanos de Jorge Luis Borges


Na 410° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER , apresentado pela escritora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 5 de julho de 2015, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM, 87,9, desfrutamos de três gêneros musicais: tango, fado e rock. Foram selecionadas as seguintes músicas: That 's All Right Mama com Elvis Presley; Caminito, na divina voz de Carlos Gardel e Gingao com Amália Rodrigues. Foram selecionados também os seguintes poemas: Milonga de dos hermanos de Jorge Luis Borges, na voz do mesmo autor; O menino dos “ff “ e “ rr” poema de Cecília Meireles na voz de Paulo Autran e Para ser grande, sê inteiro de Fernando Pessos, na voz de Pedro Paulo Gill.

Milonga de dos Hermanos de Jorge Luis Borges


Traiga cuentos la guitarra
de cuando el fierro brillaba,
cuentos de truco y de taba,
de cuadreras y de copas,
cuentos de la Costa Brava
y el Camino de las Tropas.

Venga una historia de ayer
que apreciarán los más lerdos;
el destino no hace acuerdos
y nadie se lo reproche
ya estoy viendo que esta noche
vienen del Sur los recuerdos.

Velay, señores, la historia
de los hermanos Iberra,
hombres de amor y de guerra
y en el peligro primeros,
la flor de los cuchilleros
y ahora los tapa la tierra.

Suelen al hombre perder
la soberbia o la codicia:
también el coraje envicia
a quien le da noche y día
el que era menor debía
más muertes a la justicia.

Cuando Juan Iberra vio
que el menor lo aventajaba,
la paciencia se le acaba
y le fue tendiendo un lazo
le dio muerte de un balazo,
allá por la Costa Brava.

Así de manera fiel
conté la historia hasta el fin;
es la historia de Caín
que sigue matando a Abel.

Lee todo en: Milonga de dos hermanos - Poemas de Jorge Luis Borges http://www.poemas-del-alma.com/milonga-hermanos.htm#ixzz3houfqKkg