Na 193° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 17 de outubro de 2010, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM apreciamos o conto: A plantação de moedas de tradição sufi.
Nasrudin era astucioso, mas não deixava de ser generoso. Um dia, chegou a uma cidade em que os habitantes viviam uma vida miserável, extorquidos pelos impostos exorbitantes que cobrava o prefeito. A injusta situação comoveu Nasrudin, que se apresentou ao prefeito, dizendo que tinha aprendido uma habilidade muito especial: sabia o segredo de plantar moedas, cultivando-as como verdadeiras árvores. O prefeito não acreditou muito no que ouvira. Mesmo assim, deu a Nasrudin uma moeda de prata para que fizesse uma demonstração. Dali a uma semana, Nasrudin voltou com cinco moedas idênticas, apresentando-as como o resultado de sua colheita.
O prefeito pensou que ou estava na frente de um mago ou de um tolo, que o enriqueceria facilmente. Mandou, portanto, que entregassem a Nasrudin um baú cheio de moedas de ouro para que fossem semeadas sem demora.
Nasrudin distribuiu as moedas entre os pobres da cidade, e, uma semana depois, voltou ao palácio do prefeito, mostrando-se muito constrangido:
-Estou tão aborrecido, nem sei como me desculpar. Imagine o senhor que os pés de moedas já estavam carregados, mas o sol desta semana foi tão forte que queimou as moedinhas recém-desabrochadas. Não sobrou nenhuma!
O prefeito, irado, investiu contra Nasrudin, esbravejando:
-Imbecil! Pensa que vou acreditar numa história dessas? Não sou ignorante a ponto de pensar que o sol poderia queimar moedas!
- Mas foi ignorante o suficiente - respondeu Nasrudin, irônico - para acreditar que, de uma moeda, nasceriam cinco...
Retirado do livro: O homem que contava histórias de Rosane Pamplona e Sônia Magalhães
Nenhum comentário:
Postar um comentário