segunda-feira, 30 de junho de 2008
Dogville
domingo, 29 de junho de 2008
Dica de leitura
Quadro: Artes Visuais
Surrealismo
Curiosidade do mundo das artes plásticas
Água no mundo
Segundo a UNESCO (1999) no ano de 1950 a quantidade de reserva de água doce por pessoa no mundo era de 16,8 mil m3. Já no ano de 1998 foi de 7,3 mil m3. A projeção para o ano de 2018 será de 4,8 mil m3. Isso demonstra que o volume de reserva de água doce por pessoa vem diminuindo com o passar do tempo. A realidade, entretanto, exige mais água: para cultivar uma horta, para o trato de animais domésticos, para o cuidado especial de doentes, para a limpeza pública e de locais de trabalho... E o desenvolvimento tecnológico cria novas necessidades, como as máquinas de lavar roupas e louças ou os automóveis. O consumo doméstico de água por atividade é o seguinte: Descarga no vaso sanitário tradicional é de 10 a 16 litros; lavar roupas no tanque requer 150 litros de água a mesma quantidade com a máquina de lavar; lavar as mãos de 3 a 5 litros; escovar os dentes com a torneira aberta requer 11 litros de água e lavagem de automóvel com mangueira nada mais que 100 litros de água.
Advinhações
As adivinhas, também conhecidadas como advinhações ou "o que é, o que é" são perguntas em formato de charadas desafiadoras que fazem as pessoas pensar e se divertir. São criadas pelas pessoas e fazem parte da cultura popular e do folclore brasileiro. São muito comuns entre as crianças, mas também fazem sucesso entre os adultos.
O que o fósforo falou para o cigarro? Por sua causa perdi a cabeça
O que o para-quedas disse para o paraquedista? Estou contigo e não abro
Qual a cor mais barulhenta? A corneta
O que a minhoca falou para o minhoco? Você minhoquece
O que o tijolo falou para o outro? Há um ciumento entre nós
Qual o tipo de alimento que os políticos gostam? As massas
O que a alga disse para o namorado? Vamos fazer algo?
Quem é que sempre perde a cabeça por causa do cigarrro? O fósforo
Por que a lua é pálida? Por que passa as noites em claro
Quadro: A hora do Conto
Fábulas de Esopo
Expressão Popular:"O PIOR CEGO É O QUE NÃO QUER VER"
Seriado de TV
29 de junho: dia de São Pedro
100 anos de nascimento de Guimarães Rosa
Para comemorar os 100 anos do nascimento do escritor mineiro João Guimarães Rosa, os Correios lançaram selo nesta sexta-feira, dia 27 de junho de 2008, em Cordisburgo, região central de Minas Gerais. O evento integra a programação em homenagem ao escritor que ocorrerá em frente ao Museu Casa Guimarães Rosa. Com tiragem superior a 1 milhão de unidades, os selos estarão disponíveis nas agências dos Correios de todo o País ao preço de R$ 0,60 cada, valor referente à postagem da carta simples, o que facilita o acesso da maioria da sociedade.
Fonte: Ascom/MG-Correios
Música na escola
O projeto de lei da senadora Roseana Sarney (PMDB) que propõe a obrigatoriedade do ensino de música nas escolas de educação básica venceu mais uma etapa. Foi aprovado neste mês de junho, por unanimidade de votos, na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Câmara Federal, devendo seguir para votação final em plenário ainda neste semestre. Até que ponto isto resulta como favorecimento ao ensino nas escolas de educação básica se a política estrutural da educação brasileira está falida? Creio que é mais uma "batata quente" que os professores vão ter que descascar. Aí, aí, aí.
Educação no Brasil: onde iremos parar?
100 intelectuais mais destacados do mundo
domingo, 22 de junho de 2008
A Antártida se derrete...
O continente antártico concentra 70% da água potável do mundo e se a sobrevivência da espécie humana depende de no mínimo alguns desses recursos é provável que nossos dias estejam em contagem regressiva. Não existe mais chance para reverter o quadro de tamanha ignorância que foi demonstrado com o meio ambiente. Existe sim uma conduta ou por assim dizer uma formação humana que dispensa qualquer comentário e isto perdemos ao longo da nossa caminhada entrelaçado com a idéia do capitalismo selvagem. Quem iniciará a retomada ao humanismo onde o mínimo é necessário para sobreviver? Quem agirá como Diógenes o cínico (século IV A.C)? E isto me fez lembrar uma remota história:
Por sua vez, Diógenes retrucou:
Amargosa - Bahia
Alacazum em: o que degustará a família Martinez?
Carne-de-sol com mandioca
500 g carne de sol
300 ml óleo
3 dentes alho, cortado em lâminas Para a mandioca:
300 g mandioca
300 ml óleo
Sal a gosto
Carne-de-sol:
Deixar a carne-de-sol de molho em água, por duas a três horas, trocando a água algumas vezes.
Se a carne estiver muito curada, deixar mais tempo de molho, até perder o sal.
Escorrer, passar para uma panela com água e esperar levantar fervura.
Escorrer e ferver novamente.
Experimentar o sal e cortá-la em cubos.
Em uma frigideira, aquecer o óleo.
Juntar a carne, deixar dourar e acrescentar o alho.
Quando o alho fritar, escorrer todo o óleo e retirar a carne com o alho.
Reservar.
Mandioca:
Cozinhar a mandioca em água e sal.
Escorrer e cortar em cubos.
Em uma frigideira, aquecer o óleo, juntar a mandioca e dourá-la de todos os lados.
Experimentar o sal.
Escorrer a mandioca em papel absorvente, até secar bem.
Montagem:
Colocar a carne-de-sol na beirada do prato ou frigideira.
No centro, dispor a mandioca frita.
Decorar com salsinha picada e com os tufos de salsinha crespa.
Dica de Leitura
Quadro: Artes Visuais
Rembrandt
Dadaísmo
Embora a palavra dada em francês signifique cavalo de brinquedo, sua utilização marca o non-sense ou falta de sentido que pode ter a linguagem (como na língua de um bebê). Para reforçar esta idéia foi criado o mito de que o nome foi escolhido aleatoriamente, abrindo-se uma página de um dicionário e inserindo-se um estilete sobre a mesma. Isso foi feito para simbolizar o caráter anti-racional do movimento, claramente contrário à Primeira Guerra Mundial.
Tristan Tzara
Marcel Duchamp
Hans Arp
Julius Evola
Francis Picabia
Max Ernst
Man Ray
Kurt Schwitters
Raoul Hausmann
Guillaume Apollinaire
Hugo Ball
Theo van Doesburg
Johannes Baader
Arthur Cravan
Jean Crotti
George Grosz
Emmy Hennings
Richard Huelsenbeck
Marcel Janco
Clement Pansaers
Hans Richter
Sophie Täuber
Beatrice Wood
Hannah Hoch
Ready made
O termo é criado por Marcel Duchamp (1887 - 1968) para designar um tipo de objeto, por ele inventado, que consiste em um ou mais artigos de uso cotidiano, produzidos em massa, selecionados sem critérios estéticos e expostos como obras de arte em espaços especializados (museus e galerias). Seu primeiro ready-made, de 1912, é uma roda de bicicleta montada sobre um banquinho (Roda de Bicicleta). Duchamp chama esses ready-mades compostos de mais de um objeto de ready-mades retificados. Posteriormente, expõe um escorredor de garrafas e, em seguida, um urinol invertido, assinado por R. Mutt, a que dá o título de Fonte, 1917. Outro de seus célebres ready-mades retificados é aquele em que toma uma reprodução da Mona Lisa, de Leonardo da Vinci (1452 - 1519), e acrescenta à imagem um bigode, um cavanhaque e letras que permitem, quando lidas em francês, a formação de uma frase obscena L.H.O.O.Q.,1 1919. Os ready-mades de Duchamp constituem manifestação cabal de certo espírito que caracteriza o dadaísmo. Ao transformar qualquer objeto em obra de arte, o artista realiza uma crítica radical ao sistema da arte. Assim, objetos utilitários sem nenhum valor estético em si são retirados de seus contextos originais e elevados à condição de obra de arte simplesmente ao ganhar uma assinatura e um espaço em exposições. Os princípios de subversão mobilizados pelos ready-mades podem ser também observados nas máquinas antifuncionais de Francis Picabia (1879 - 1953) e em algumas imagens fotográficas de Man Ray (1890 - 1976).
Quadro: A hora do Conto
Expressão Popular
Pitanga
Quadro: A hora da Poesia
ALMA SOLITÁRIA (toada)
Vamos Chamegar
Composição: Elino Julião e Dilson Dória
Noite de São João
Seu pai, Erico Curado, também poeta, era de família tradicional, porém só pode proporcionar uma criação humilde aos filhos.
Bernardo Élis publicou várias obras, dentre elas Apenas um Violão, O Tronco (que posteriormente virou filme), e Ermos e Gerais, sua mais premiada obra.
Foi o primeiro goiano a entrar para a Academia Brasileira de Letras, ocupando a cadeira de Machado de Assis, a número um.
São João Batista de Leonardo da Vinci
24 de junho - dia de São João
Segundo a narração do Evangelho de São Lucas, João Baptista era filho do sacerdote Zacarias e Isabel (ou Elizabete), prima de Maria, mãe de Jesus. Foi profeta e considerado pelos cristãos como o precursor do prometido Messias, Jesus Cristo. Baptizou muitos judeus, incluindo Jesus, no rio Jordão, e introduziu o baptismo de gentios nos rituais de conversão judaicos, que mais tarde foram adoptados pelo cristianismo.
Samba de véio do Rodeadouro-Juazeiro-Bahia
Advinhação
ALACAZUM PARA VOCÊ!
Enquete:Qual a região mais afetada pela crise mundial dos alimentos?
Qual a região mais afetada pela crise mundial dos alimentos?
O ALACAZUM ofereceu 4 opções:
1-ÁSIA
2-ÁFRICA SUBSAARIANA
3-AMÉRICA LATINA
4-EUROPA
16% dos internautas optaram pela alternativa n° 01
Outros 83% dos internautas optaram pelo ítem n° 02
Evidente que os mais afetados pela crise mundial dos alimentos são os pobres. E pobres, existem em todas as partes do mundo entretanto segundo a FAO, a região mais atingida é a África Subsaariana onde estão 21 dos 36 países com crise de segurança alimentar.
PARABÉNS aos internautas que assinalaram correntamente e OBRIGADA pela audiência.
África subsariana
A primeira diz respeito a predominância de jovens na população determina a necessidade de elevados investimentos sociais em escolas, alimentação e tratamento médico;
A segunda diz respeito a pressão demográfica, aliada ao baixo nível técnico da produção agropecuária, à introdução de culturas de rendimento para exportação e à urbanização no século XX, tem gerado graves desequilíbrios económicos e sociais. De forma geral, a população da África Negra apresenta os piores indicadores sócio-econômicos do mundo. Enquanto nos países desenvolvidos a população morre, em média, com uma idade superior a 70 anos, nessa parte do mundo raramente a média ultrapassa os 45 anos. Essa expectativa média de vida tão baixa é explicada por inúmeros fatores, tais como a má nutrição, falta de assistência médica e ausência de saneamento básico nos meios rurais.
Crise mundial dos alimentos
Segundo o Banco Mundial, o preço dos alimentos subiu em média 83% nos últimos três anos. Em apenas um ano, houve fortes aumentos na cotação internacional do milho (31%), do arroz (74%), da soja (87%) e do trigo (130%).
Fonte: BBC Brasil, em Roma
Quem foram os mais afetados pela crise?
Uma criança morre de fome no mundo a cada sete segundos, diz ONU
FONTE. CMI BRASIL
domingo, 15 de junho de 2008
Estátua da Deusa Romana Ceres na Cidade de Valença- Bahia
Na 85° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER, refletimos sobre as festas juninas e a relação com Ceres, deusa das plantas que brotam (particularmente dos grãos) e do amor maternal. Por ser uma região árida, o Nordeste Brasileiro, agradece anualmente a São João, mas também a São Pedro, pelas chuvas caídas nas lavouras. Em razão da época propícia para a colheita do milho, é comum os pratos típicos: canjicas e pamonhas. Além do licor, vinho, amendoim, laranjas, etc.
Quadro: A Hora do Conto
Dica de leitura
ALACAZUM em: o que degustará a família Martinez?
500g siri catado
500g ostra
500g sururu
1 mamão verde ou xuxu
2 tomates picados
1 cebola picada
cheiro verde (coentro)
uma pimenta de cheiro
suco de limão a gosto
leite de coco
azeite de dendê a gosto
2 dente de alho amassado
Quadro: artes visuais
Jean Dolande
Jamelão
Na 85° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER o artista plástico Horacio Martinez deu a notícia da morte de Jamelão, nome artístico de José Bispo Clementino dos Santos, nascido no Rio de Janeiro, em 12 de maio de 1913 e falecido no Rio de Janeiro, em 14 de junho de 2008. Foi um cantor brasileiro, tradicional intérprete dos sambas-enredo da escola de samba Mangueira
Che Guevara
Pós-impressionismo
Vincent van Gogh
Paul Gauguin
Henri de Toulouse-Lautrec
Paul Cézanne
Odilon Redon
Georges Seurat
Eliseu Visconti
Expressão popular
Os índios Kaimbé
O velho Kaimbé
"O fogo nasce é da pedra e a pedra nasce é do chão. O amor nasce é dos olhos ô Maria bem querer do coração. Os ares da minha terra ô Maria são outros que aqui não são. Vendo eu de bem de longe somente para te ver. Sentado na pedra fria ô Maria aonde eu nasci vou morrer. Eu tenho pena de morrer deixar o mundo. Quando eu morrer o mundo pode se acabar."
*Modinha- é um folclore cantado de carater geralmente sentimental e dolente, deriva das modas portuguesas influenciadas pela ópera italiana e chegadas ao Brasil na segunda metade do século XVIII. Não tem dança e usa-se o violão. Vale apreciar o CD Bahia Singular e Plural - n° 07
Bumba-meu-boi
Burrinha
Na 85° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER apreciamos a música: "A burrinha Evén e Veja lá meu sogro: Burrinha de Saubara
"Veja lá meu sogro se eu não tinha razão... chego em casa cansado, encontro o fogo apagado, panela no chão emborçada, menino na rede chorando e mulher no samba.."
A folia marca as comemorações do Dia de Reis, no 06 de janeiro. Muito comum nas cidades de Cruz das Almas, Itaparica, Maragogipe, Prado e Jiquiriçá.