quinta-feira, 1 de setembro de 2011

O sapo com medo d´água, contos tradicionais do Brasil de Câmara Cascudo

Na 234° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 28 de agosto de 2011, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos o conto: O sapo com medo d´água de Luis da Câmara Cascudo na interpretação de Lucas Mendonça de Souza , Licencaindo em Computação pelo Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia.

O sapo é esperto. Uma feita o homem agarrou o sapo e levou-o para os filhos brincar. Os meninos judiaram dele muito tempo e, quando se fartaram, resolveram matar o sapo. Como haviam de fazer?
- Vamos jogar o sapo nos espinhos!
- Espinho não fura meu couro - dizia o sapo.
- Vamos queimar o sapo!
-Eu no fogo estou em casa!
-Vamos sacudir ele nas pedras!
-Pedra não mata sapo!
-Vamos furar de faca!
-Faca não atravessa!
-Vamos botar o sapo dentro da lagoa!
Aí o sapo ficou triste e começou a pedir, com voz de choro:
-Me bote no fogo! Me bote no fogo! N´água eu me afogo! N´água eu me afogo!
-Vamos para a lagoa! gritaram os meninos.
Foram, pegaram o sapo por uma perna e t´xim bum, rebolaram lá no meio. O sapo mergulhou, veio em cima d´água, gritando, satisfeito:
- Eu sou bicho d´água" Eu sou bicho d´água!
Por isso quando vemos alguém recusar o que mais gosta, dizemos:
- É sapo com medo d´água....

Contado por Ana da Câmara Cascudo em Natal, Rio Grande do Norte.


Nenhum comentário: