segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Como a aranha salvou o menino Jesus de Luís da Câmara Cascudo


Na 249° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de dezembro de 2011, das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a história: Como a aranha salvou o menino Jesus de Luís da Câmara Cascudo retirado do livro: Contos tradicionais do Brasil.

Fugindo para o Egito, Nossa Senhora, seu Bento Filho e São José eram perseguidos pelos soldados do rei Herodes. Como os inimigos iam avançando sempre, a Sagrada Família estava cada vez mais arriscada a cair nas mãos dos carrascos.
Numa tarde, São José avistou uma gruta e entrou com Nossa Senhora para descansar. Uma aranha que estava na abertura teceu uma longa teia tomando toda a entrada da gruta. Logo depois chegaram os soldados no rasto do jumentinho que carregava Nossa Senhora e seu Divino Filho. Vieram até a caverna e pretendiam entrar quando o comandante reparando na teia de aranha, exclamou:
- Nem devemos perder tempo, companheiros! Aí dentro não tem viva alma. Reparem que há uma teia de aranha na boca dessa furna. Se alguém tivesse entrado a teia estava rasgada. E, como estão vendo, está inteira e perfeita. Vamos embora.
E foram embora. A Sagrada Família dormiu tranquilamente a noite e na manhã seguinte. Nossa Senhora abençoou a aranha e sua teia, que haviam defendido o Menino-Deus.
Por isso não devemos matar aranha porque dá infelicidade.

Benvenuta de Araújo, Natal, Rio G. do Norte

2 comentários:

Unknown disse...

Acho uma graça essa história e adorei a versão tão simples e tão clara de nosso ilustre Luís Câmara Cascudo.

Unknown disse...

Qual a crença desse povo segundo o texto?