sexta-feira, 23 de março de 2012

Doutor Sabe- Tudo, de Heloisa Prieto

Na 259° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 18 de março de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos a história do folclore da Europa Central, contido no livro: Lá vem história da Heloisa Prieto, Doutor sabe- tudo.

Um vendedor de carvão ia todos os dias vender sua mercadoria na vila. Em sua caroça, todo sujo de carvão, ele olhou para os sábios do reino, que viviam muito bem vestidos, comendo sempre do bom e do melhor, e pensou:

"Veja só, eu trabalho tanto e vivo pobre e imundo. Esses aí não fazem nada e levam uma vida de rei"!

Foi então que ele resolveu vender tudo: a carroça, o cavalo e o carvão. Com o dinheiro, comprou um manto vermelho e vários livros. Foi para uma vila onde ninguém o conhecia e começou a andar pela praça. As pessoas disseram:

- Esse deve ser um grande sábio!

Vejam as roupas que veste, vejam os livros que carrega!

Acontece que os sábios da vila ficaram desconfiados e foram à hospedaria onde estava o vendedor de carvão testar seus conhecimentos. Quando viu que eles se aproximavam, o carvoeiro chamou um lacaio e disse-lhe que desse aos sábios o seguinte recado:

"Senhores, o mestre adoeceu e perdeu a voz temporariamente".

Mesmo assim, os sábios entraram, dizendo que se comunicariam com ele por meio de mímica. O primeiro sábio levantou o dedo para o céu: queria perguntar ao mestre se ele acreditava em Deus. O carvoeiro, achando que o sábio estava ameaçando espetar o dedo em seus olhos, ergueu o próprio dedo em resposta. O sábio saiu todo satisfeito, certo de que ambos concordavam sobre religião. Depois foi a vez do segundo sábio. Erguendo o punho, queria saber se o mestre achava que Deus governava o mundo. O carvoeiro, pensando que ia levar um soco, ergueu o próprio punho em resposta. O segundo sábio saiu feliz, certo de que ambos concordavam sobre as leis do universo. Todos os seus amigos concluíram que o carvoeiro era de fato um famoso sábio que chegara à vila.

Logo em seguida chegou à hospedaria um homem do povo. Fora roubado e desejava saber quem era o ladrão de suas moedas de ouro.

Ofereceu metade das moedas ao carvoeiro caso ele o ajudasse a recuperar o tesouro. O carvoeiro disse apenas:

- Volte daqui a três dias e eu lhe darei a resposta.

Os ladrões eram três jovens desordeiros que ficaram apavorados ao saber que sua vítima buscava a ajuda de um excelente mestre. Temendo ser descobertos, correram até o carvoeiro e disseram:

- Se o senhor não nos denunciar, devolveremos todo o dinheiro roubado!

O carvoeiro concordou. Apanhou as moedas, ficou com a metade delas e enviou a outra metade á vítima dos ladrões. Diante dessa vitória, muitos o procuraram para que os curasse de suas doenças. Observando que a maior parte das moléstias era imaginária, o carvoeiro declarou:
- Preciso fabricar remédios. Para isso tenho que arrancar um pedaço de pele do mais doente entre vocês para fazer a minha fórmula.

Mal ele acabou de falar, todos os doentes resolveram que estavam curados e a fama do doutor Sabe- tudo espalhou-se ainda mais. Porém, como já havia recebido dinheiro suficiente para aposentar-se, o antigo carvoeiro voltou á sua cidade natal, onde viveu feliz e respeitado até o final da vida.


Nenhum comentário: