domingo, 24 de agosto de 2014

O jovem que não tinha medo de nada, de Heloisa Prieto

Na 365° edição do Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora, Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 24 de agosto de 2014, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo 87,9 Rio Una FM, cujo tema: O melhor lugar para se viver, baseado na música: moro onde não mora ninguém de Agepê e Cánario, apreciamos a história do folclore irlandês: O jovem que não tinha medo de nada, de Heloisa Prieto, no livro: Lá vem Histórias.

O jovem que não tinha medo de nada

Havia um jovem que não tinha medo de nada. Desde pequeno, quando seus irmãos choravam de medo da chuva, do escuro, de latido de cachorro, ele só ria, porque não tinha medo de nada.

Numa noite muito escura, ele passeava pela floresta quando encontrou um homem semimorto estendido no chão. O home disse:

- Obrigado por vir me ajudar. Estou quase morrendo. Passei a vida inteira sozinho, porque sou muito feio e as pessoas têm medo de mim.

O jovem disse ao doente:

- Não tenho medo de nada. Vou levá-lo para minha casa e cuidar de você. E foi o que ele fez. O homem feio viveu sob os cuidados do rapaz sem medo. Todos na vila lhe diziam que ele era louco de cuidar de um homem-monstro e que ninguém nunca iria visitá-lo. Um dia, o homem feio morreu. O rapaz o enterrrou e enfeitou seu túmulo com flores. Depois, partiu em viagem.

Viajou por muito tempo sem encontrar ninguém em seu caminho. Certa noite, chegou à clareira de uma floresta onde havia um grupo de pessoas gritando. Alguém atirou uma coisa em sua direção e o rapaz a apanhou pensando que fosse uma bola. Só que a coisa era a cabeça humana. Uma cabeça viva, falante, que lhe explicou:

-Você não tem medo de mim?

- De jeito nenhum! - respondeu o rapaz. - Nunca tive e nunca terei medo de nada nem de ninguém.

Mal ele acabou de falar, as pessoas que gritavam e a cabeça que falava desapareceram. Ele se viu sozinho na floresta e prosseguiu em sua viagem. Acabou chegando a uma casa onde morava um homem que lhe ofereceu hospedagem mas o alertou:

- Nesta casa mora um fantasma! Espero que não tenha medo de dormir aqui.

O rapaz mais uma vez disse:

- De jeito nenhum! Nunca tive e nunca terei medo de nada nem de ninguém!

Na mesma noite, o rapaz acordou com um barulho horrível! Saiu  para ver o que estava acontecendo e avistou um touro e um cavalo gigante lutando no telhado da casa. Pensou: " Isso é muito estranho, mais não me dá medo" Medo é uma coisa que nunca tive e nunca terei. Imediatamente os animais desapareceram. Na noite seguinte, a cena se repetiu. O rapaz pensou naquelas mesmas palavras de sempre e os animais também desapareceram. Até que, na terceira noite, o rapaz foi despertado por um velho de aparência bondosa que lhe disse:

- Você é o maior herói de todos os tempos. Tem o coração mais generoso que já encontrei. Sou um fantasma. Morri há vinte anos e agora quero que você herde minha casa e se case com a minha filha. Amanhã ela chegará de viagem. Tenho certeza que você gostará dela.

No outro dia, a filha do fantasma regressou e assim que viu o rapaz sem medo se apaixonou por ele. O rapaz tambem caiu de amores pela menina. Os dois se casaram e tiveram uma longa vida com muitos filhso, que também cresceram felizes e sem medo nenhum.

Nenhum comentário: