segunda-feira, 26 de abril de 2010

Hora do Poema




A vida é Ventríloqua


A João Acioli


A vida fala,
Dentro da caverna.
E eu lhe digo as palavras
Na sala.


A vida é chama,
Num quarto escuro.
Mas eu é que lhe seguro
A lanterna.


A vida está em casa.
Mas é sua, só sua,
A ordem que eu cumpro
Na rua.


Ó vós que ides passando,
Atendei e vide!
É a vida
Quem me agride.


Quando a vida chora,
Em mim, ou lá fora,
Como é difícil
Manter o olho enxuto.


Como suprimir
Nexo ou memória
Entre a causa e a pausa,
Entre a flor e o fruto?


A vida é ventríloqua.


Sou o seu boneco,
Falado ou escrito.


A vida dói,
E eu grito.

Cassiano Ricardo- Coleção melhores poemas por Luiza Franco Moreira- seleção.

Este livro faz parte do KIT PONTO DE LEITURA conquistado pelo ALACAZUM no I CONCURSO PONTOS DE LEITURA 2008: HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS do GOVERNO FEDERAL.

Nenhum comentário: