quarta-feira, 13 de outubro de 2010

DIGNIDADE OU RIQUEZA ? ( CHINA )

Na 192° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 10 de outubro de 2010, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM, antecipando o dia Nacional da Leitura e dia da criança no Brasil, versamos sobre o livro: O homem que contava histórias de Rosane Pamplona e Sônia Magalhães. Segue uma destas histórias.



Certa vez, esse mesmo tolo rei perguntou ao bobo da corte:
- Se um gênio aparecesse à sua frente e lhe oferecesse riqueza ou dignidade, o que você escolheria?
_ Riqueza, sem sombra de dúvida- respondeu o bobo.
- Como?! - inflamou-se o rei.- Pois eu escolheria certamente a dignidade. Quer dizer que você acha que a riqueza vale mais do que a dignidade?
- Eu não disse isso- explicou o bobo.
- Vossa Magestade não me pediu para avaliar, e sim para escolher. E eu entendo que cada um escolhe aquilo que lhe faz mais falta. No meu caso, a riqueza.

Nenhum comentário: