quarta-feira, 13 de abril de 2011

Fábula: O sabiá e o urubu de Monteiro Lobato

Celeste Martinez- apresentadora do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER lendo a fábula: O sabiá e o urubu de Monteiro Lobato. 214° edição do ALACAZUM.



Era à tardinha. Morria o sol no horizonte enquanto as sombras se alongavam na terra. Um sabiá cantava tão lindo que até as laranjeiras pareciam absortas à escuta.
Estorce-se de inveja o urubu e queixa-se.
-Mal abre o bico este passarinho e o mundo se enleva. Eu, entretanto, sou um espantalho de que todos fogem com repugnância... Se ele chega, tudo se alegra; se eu me aproximo, todos recuam... Ele, dizem, traz felicidade; eu, mau agouro... A natureza foi injusta e cruel para comigo. Mas está em mim corrigir a natureza; mato-o e desse modo me livro da raiva que seus gorjeios me provocam.
Pensando assim, aproximou-se do sabiá, que ao vê-lo armou as asas para a fuga.
-Não tenha medo, amigo! Venho para mais perto a fim de melhor gozar as delícias do canto. Julga que por ser urubu não dou valor á obras -primas da arte? Vamos lá, cante! Cante ao pé de mim, aquela melodia com que há pouco você extasiava a natureza.
O ingênuo saiá deu crédito àqueles mentirosos grasnos e permitiu que dele se aproximasse o traiçoeiro urubu. Mas este, logo que o pilhou ao alcance, deu-lhe tamanha bicada que o fez cair moribundo.
Arquejante, com os olhos já envidrados, geme o passarinho:
- Que mal fiz eu para merecer tanta ferocidade?
- Que mal fez? É boa! Cantou... Cantou divinamente bem, como nunca urubu nenhum há de cantar. Ter talento: eis o grande crime!

A inveja não admite o mérito

Nenhum comentário: