terça-feira, 23 de agosto de 2011

Um brinde extraordinário, conto da China


Na 233° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 21 de agosto de 2011, transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos o conto: Um brinde extraordinário de origem chinesa.,


Chiang era um rapaz muito inteligente e trabalhador, que se empregara como vendedor na loja de um comerciante, homem rico, mas terrivelmente sovina.
Um dia, Chiang organizou com tanta rapidez e senso prático as mercadorias da loja, que o mercador não pôde deixar de elogiá-lo. E, num ímpeto, propôs um brinde.
- Vá comprar uma garrafa de vinho para brindarmos - disse ele ao rapaz.
Chiang estranhou a repentina generosidade do patrão, porém logo caiu em si, quando, ao pedir o dinheiro para comprar o vinho, ouviu como resposta:
-Dinheiro? Ora, qualquer um é capaz de comprar vinho com dinheiro. Se vamos brindar à sua inteligência, prove-me que você é mais inteligente do que eu e dê um jeito.
Por um momento, Chiang ficou desconcertado, mas logo se recompôs. Saiu da loja e dali a pouco voltou trazendo uma garrafa vazia, que arrumou numa bandeja, junto a duas taças.
- O que significa isso? - indagou o avarento, ao ver a bandeja que o rapaz lhe oferecia. - Onde está o vinho?
- Bem - respondeu Chiang -, mostre-me agora que o senhor é inteligente. Todo mundo é capaz de beber vinho de uma garrafa cheia, mas beber de uma garrafa vazia, isso é que é extraordinário..

Este livro que utilizamos no programa ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER faz parte do KIT PONTOS DE LEITURA conquistado pelo ALACAZUM quando do I CONCURSO PONTOS DE LEITURA- HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS DO GOVERNO FEDERAL NO ANO DE 2008.


Nenhum comentário: