domingo, 27 de maio de 2012

Na 268° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER


Na 268° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 20 de maio de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo transmissão Rio Una FM 87,9 apreciamos na abertura do programa o belíssimo texto escrito por Nicolas Pertile, sobrinho da apresentadora Celeste Martinez e do artista visual Horacio Martinez o texto abaixo descrito. O texto foi traduzido e interpretado por Celeste Martinez e você pode visualizar no seguinte linken:

http://youtu.be/CBqhY2H8Qhg


La palabra paz nos hace, casi simultáneamente, referencia a la palabra guerra, su antónimo.
La guerra, es sinónimo de muerte, de sufrimiento, de crueldad, de lo más horrible del mundo.
La paz es muchas cosas…, equivalente de amistad, de un estado de armonía donde la felicidad parece desbordar, donde la unión es lo importante y las diferencias se olvidan.

Mientras leemos hay paz, nos sumergimos en el mundo que los escritores nos brindan, y disfrutamos…porque solo un minuto de silencio puede ser para uno mismo la verdadera paz.
Para la multitud la paz es un arquetipo,pero también hay que decir que como paradoja, tenemos el concepto de que no hay paz sin guerra al igual que no habría noche sin ocaso ni silencio sin interrupción.
Hay que erradicar, hay paz sin guerra; Tenemos que entender que la paz no es una utopía inalcanzable si todos trabajamos juntos; creo que como paz genuina y alcanzable a en la vida de cada uno y lejos de conceptos masivos y que mueven masas, la paz seria lo que a cada uno le da paz interior.

La Paz puede ser el fin de las guerras…la salvación de todos.
La Paz  puede ser sentarse, leer un libro y disfrutar.

Y me permito citar a Mahatma Gandhi diciendo que  no hay camino para la paz, sino que la paz es el camino.

TRADUÇÃO DE CELESTE MARTINEZ

A palavra paz nos faz, quase simultaneamente referência a palavra guerra, seu antônimo.
A guerra, é sinônimo de morte, de sofrimento, de crueldade, do mais horrível do mundo.
A paz é muitas coisas... equivalente de amizade, de um estado de harmonia onde a felicidade parece transbordar, onde a união é o importante e as diferenças são esquecidas.
Enquanto lemos, há paz nos submergimos no mundo que os escritores nos brindam e desfrutamos.
Porque só um minuto de silêncio pode ser para um mesmo, a verdadeira paz.
Para a multidão, a paz é um arquétipo, mas também há que dizer que como paradoxo, temos o conceito de que não há paz sem guerra ou igual que não haveria noite sem ocaso, nem silêncio sem interrupção.
Há que erradicar, há paz sem guerra.
Teremos que entender que a paz não é uma utopia inalcançável, se todos trabalhamos juntos, creio que como paz genuína e alcançável, há na vida de Cada um e longe de conceitos massivos e que movem massas, a paz seria o que cada um lhe dá paz interior.
A paz pode ser o fim das guerras. A salvação de todos. A paz pode ser sentar-se, ler um livro e desfrutar.

E me permito citar a Mahatma Gandhi, dizendo que não há caminho para a paz, senão que a paz no caminho.

Nico Pertile, estudante da escola Normal Eduardo Costa, 15 anos. Vive na cidade de Campana- província de BS AS- Argentina. É sobrinho de Horacio Martinez e Celeste Martinez


Nenhum comentário: