sexta-feira, 2 de novembro de 2012

O bosque encantado de Lucinha Teles

Na 285° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 28 de outubro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão ao vivo, Rio Una FM 87,9 apreciamos mais uma vez, a história criada pela Dona Lucinha Teles, ouvinte-leitora do ALACAZUM e que vive na cidade de Valença Bahia. Este texto foi criado por Dona Lucinha para a sua outra neta, chamada Beatriz.



O bosque encantado

Era uma vez uma menina que se chamava Linda Rosa. Ela era muito, muito, muito bonita. Parecia um botão de rosa, isto é, parecia com Beatriz.
Linda Rosa, morava em uma floresta com os seus pais. Nesta floresta tinha um bosque encantado com muitos animais. Todos os bichinhos que viviam na floresta eram amigos e quando eles queriam conversar iam todos para o bosque e lá eles brincavam até ficarem cansados. Então todos voltavam para as suas tocas para dormir.
Quando Linda Rosa começou a andar e a falar ficou amiga dos animais. Ela ia para o bosque tomar banho no riacho. Lá todos os peixinhos, pituzinhos, caranguejinhos e outros bichinhos vinham brincar e tomar conta dela. As borboletas pousavam nos cabelos e no vestido fazendo lindos arranjos.
Os pirilampos, as joaninhas, até as lagartinhas queriam enfeitar Linda Rosa. E ela ficava horas e horas brincando com seus amiguinhos.
Certo dia, quando ela estava indo para o bosque, viu no chão pegadas muito estranhas. Ela pensou, pensou e disse:
- Tem algo muito estranho aqui na floresta!
Chamou o seu amigo Corcinha, montou nele e foi correndo chamar o seu pai que era guarda-florestal.
O pai de Linda Rosa descobriu que eram pegadas de caçadores que usavam botas, ( porque na floresta todos andavam descalços). Então Linda Rosa não conhecia pegadas de botas. Ela começou a chorar e perguntou:
- Papai o que vamos fazer para defender meus amiguinhos?
O pai de Linda Rosa pensou, pensou... E mandou que ela chamasse todos os bichinhos para irem ao bosque encantado.
Chegando lá, ele disse:
- Vocês vão ficar escondidos nas suas tocas, só vão sair meia-noite. Cheguem bem perto da tenda dos caçadores e comecem todos a falar ao mesmo tempo e bem alto para assustá-los, Não vamos precisar usar de violência.
Quando chegou meia-noite, os macacos, micos, papagaios, onças, lobos, veados, coelhinhos, todos os bichos falavam ao mesmo tempo.
Os caçadores tremiam de medo e não esperaram nem o dia amanhecer para sair dali correndo e avisar aos outros caçadores que não fossem naquela floresta que era mal-assombrada. Mas ela era encantada! Encantada pela beleza, bondade e carinho. E mais ainda  pelo grande amor de Linda Rosa (Bia) pelos animaizinhos.

Esta história é criação da D. Lucinha Teles para a sua neta Beatriz. Criada nas noites de insônia e de muita saudade da neta querida.

Nenhum comentário: