quinta-feira, 21 de abril de 2016

O que há de errado com a minha cara?


Na 439° edição do programa radiofônico Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora Celeste Martinez, que foi ao ar no dia 28 de fevereiro de 2016, das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apoio cultural: Jornal Valença Agora, Colégio Social e Pizzaria Os Martinez. O tema versou sobre: O que há de errado com a minha cara? Baseado no projeto homônimo criado por produtores agrícolas franceses para promover a venda de frutas que não agradam visualmente o consumidor.

Informação retirada do site Uol, do ano de 2015, relata campanha do Ministério da Agricultura que quer mostrar que frutas feias também tem um lugar à mesa”

De acordo com dados do órgão, no Brasil são desperdiçados, em média, 30% dos frutos e 35% de todas as hortaliças produzidas em um ano. “Nesse caso, não estamos falando de produtos podres ou inadequados para o consumo, mas sim daqueles que não são perfeitos, mas que todos nós podemos comer normalmente”, esclarece a Ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Kátia Abreu. 
O Ministério salienta que as frutas e hortaliças cujo consumo está sendo estimulado são apenas as disformes ou com algum tipo de lesão, sem nenhum tipo de perda da qualidade ou do valor nutricional.
O pesquisador da Embrapa responsável pelo estudo, Antônio Soares, afirma que para evitar os desperdícios, é preciso melhorar o treinamento dos profissionais que lidam com esses alimentos, tanto no campo quanto nos centros de distribuição, e priorizar a melhora das condições de transporte e armazenamento.
No campo, observamos muitas práticas inadequadas. Não se limpa o fruto direito e os que não estão sadios são jogados na terra, o que contamina outros pés. Isso tudo reduz a qualidade do produto”, afirma.
Fonte: http://m.jc.ne10.uol.com.br/canal/economia/nacional/noticia/2015/04/08/ideia-contra-o-desperdicio-de-frutas-e-legumes-175789.php

Nenhum comentário: