domingo, 16 de fevereiro de 2014

Leitura: O velho, o menino e o burro

Na 339º edição do Alacazum palavras para entreter apresentação de Celeste Martinez, que foi ao ar no dia 9 de fevereiro de 2014 das 8 às 9 h da manhã de domingo, transmissão ao vivo 87,9 Rio Una FM, cujo tema: água, a falta que você me faz. A escolha do tema foi devido ao momento em que a cidade de Valença BA ficou por muitos dias sem água. Contamos com a participação do público adulto que socializou suas insatisfações. Refletimos também sobre o desperdício de água. Escutamos a narrativa: o velho, o menino e o burro, finalizando o programa.

O velho, o menino e o burro

Era uma vez um casal que tinha um filho de dez anos e um burro. Decidiram viajar, trabalhar e conhecer o mundo. Assim, foram os três com seu burro. Ao passar por um povoado todos comentaram:
- Veja que menino mal educado em cima do burro e os pobres pais puxando as rédeas.
Então a mulher disse ao marido:
- Vamos permitir que essa gente fale mal do menino? E o marido resolveu:
Tirou o menino e subiu ele no lombo do burro.
E no segundo povoado, todos murmuravam:
- Veja que tipo sem vergonha, vai bem cômodo em cima do burro enquanto a mulher e o filho vão puxando as rédeas. Então tomaram a decisão de colocar a mulher no lombo do burro enquanto pai e filho puxavam as rédeas.
Ao passar pelo terceiro povoado, todos comentaram:
- Pobre homem, depois de trabalhar o dia todo ainda tem que levar a mulher sobre o burro. E pobre filho que espera dessa mãe.
Entraram então em um acordo e decidiram subir os três no lombo do burro para começar novamente a peregrinação.
Ao chegarem no povoado seguinte, todos comentaram:
São mesmo uma bestas, será que não vêem que podem quebrar a coluna do pobre animal? Por último, decidiram descer os três e caminharem junto ao burro.
Porém ao passarem pelo povoado seguinte ouviram todos sorridentes dizerem:
- Vejam só estes três idiotas: caminham quando têm um burro que poderia leva-los.


Fábula de Esopo

Nenhum comentário: