terça-feira, 18 de março de 2014

Na 343º edição do Alacazum palavras para entreter

Na 343º edição do Alacazum palavras para entreter que foi ao ar no dia 9 de março de 2014, das 8 às 9 h da manhã; apresentação da escritora e locutora Celeste Martinez; transmissão ao vivo 87,9 Rio Uma FM, cujo tema versou sobre o livro: Casa Grande e Senzala do escritor brasileiro Gilberto Freyre.

Casa Grande e Senzala foi publicado em diversos países tendo edições na Argentina, Estados Unidos, França, Inglaterra, Itália, Venezuela, Polônia, Hungria e Portugal. Foi adaptado para o teatro por José Cavalcanti Borges e homenageado pelo compositor Capiba ( Lourenço da Fonseca Barbosa ) no 4º movimento da suíte Nordestina, que leva o seu nome. No Carnaval de 1962, a Escola de Samba Estação Primeira da Mangueira, do Rio de Janeiro, se inspirou nele para o seu enredo.
Criador de um estilo literário em língua portuguesa, talvez o mais notável, segundo alguns, desde Eça de Queiroz, considerava-se, principalmente, um escritor com treino sistematicamente sociológico e antropológico. Gilberto Freyre faleceu no Recife aos 87 anos, no dia 18 de julho de 1987.

Nenhum comentário: