sexta-feira, 5 de setembro de 2014

História de uma Pianista, de Regina Célia Queiroz Alves





Na 366° edição do Alacazum Palavras Para Entreter, apresentado pela escritora e locutora Celeste Martinez e que foi ao ar no dia 31 de agosto de 2014 das 8 às 9 h, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apreciamos o relato: História de uma pianista, escrito pela dona Regina Célia Queiroz Alves, que vive na cidade de Valença, detentora de um piano que foi doado ao Memorial da Câmara de Vereadores de Valença, Bahia.

História de uma Pianista

Quero falar um pouco, a todos que visitarem esse “Memorial” da História de uma mulher que dedicou toda sua vida à música, em especial ao “ Piano”. Trata-se de D. Maria Herminia Vasconcelos de Queiroz conhecida por muitos de Marêta Queiroz e mui carinhosamente por seus familiares “ Tiêta”. Seu prazer maior era ensinar. Dedicou todo o seu tempo aos serviços da Igreja, como catequista, tocando Harmônio, formando grupo de cantos, etc, etc. Era também poliglota, falava línguas como: Francês, Latim, Castelhano, Espanhol, etc. Era uma poetisa, escritora, emfim foi uma pessoa de grandes conhecimentos e que nos deixou verdadeiro exemplo.
Aprenderem com ela, alguns valencianos que também foram importantes, como: Dr. Rafael Isauro Dantas, Sr. Gentil Paraiso Martins e muito mais. Era professora de Português e de música. Como alunos de piano: Marcos Galvão de Queiroz ( seu sobrinho querido ), Luzia, Manoel Lobão, Diana, Sr. Viriato, por fim, foi minha mestra maior, passando-me seus ensinamentos e seus valores na música, em especial o piano, do quel eu fui escolhida para ser herdeira do mesmo, por ser aluna dedicada.
Hoje o tempo me fez lembrar e agradecer por ter encontrado essa pessoa maravilhosa na minha vida, que me fez experimentar o sentimento musical, tocando na Igreja e também em nosso convívio familiar, alegrando a todos que me ouviam. Obrigada, Tiêta!!!
Mas... a vida vai passando! Ela já passou e tantos outros também, ficando apenas as saudades e as lembranças! Eu também passarei!!! Fica aqui pois, esse relato para quem conhecer este piano saber a história de D. Mariêta Queiroz ou nossa querida Tiêta que fez parte da história de Valença, direta ou indiretamente, principalmente como educadora. Mais uma vez, sinto-me feliz e privilegiada por ter participado dos seus ensinamentos e conhecimentos que me tornaram sua discipula e admiradora! Esse piano foi doado por mim a este Memorial e aqui deixo um pouco da história de minha mestra e da minha também.

Regina Célia Queiroz Alves, Valença, 2014

Nenhum comentário: