domingo, 9 de março de 2008

QUEM FOI JUDITE?

Na 71º edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER fizemos a leitura do texto sobre a personagem bíblica Judite, uma colaboração do Pe. Almir Urbano, vigário da Paroquia do Sagrado Coração de Jesus, na cidade de Valença, Bahia, Brasil. O texto foi transcrito na integra.


JUDITE


Antes de mais nada, gostaria de deixar claro, que a personagem Judite é uma história fictícia que representa uma outra realidade além daquela que lemos no seu livro na Bíblia. Portanto, é uma obra de ficção.
Para entendermos a personificação dessa mulher conhecida por nome Judite é preciso conhecer algo do contexto histórico e geográfico presente nessa obra.
O livro começa dizendo que a história aconteceu no décimo segundo ano do reinado de Nabucodonosor, rei da Assíria, em Ninive. Ele se tornou também rei da Babilônia lugar onde o povo de Deus foi levado como escravo- Exílio.
Na Babilônia começa a história dessa grande mulher.
O nome Judite, significa "mulher Judia", representa todo povo Judeu oprimido e escravizado, representa também o protagonismo das mulheres e todos aqueles que lutam resistindo contra todo tipo de dominação. Representa toda pessoa corajosa, resistente e lutadora.

Entendamos:
O livro Judite conta a história da pequena nação Judaíca que num tempo de sofrimento, perseguição política, cultural e religiosa enfrenta o poderoso exército enviado pelo rei Nabucodonosor com a missão de que todo o povo Judeu prestasse culto a ele. Os Judeus considerados desobedientes ao rei que desejava ser cultuado como um deus ficam sitiados em uma cidade por nome Betúlio -"Casa de Deus" sem receber mantimentos e com água cortada. Diante disso, o povo se rende ao rei.

Nessa situação aparece Judite. Uma jovem viúva, bela, esperta, piedosa e dedicada, que vencerá o desalento do povo e o exército do rei. Ela reprova os chefes do povo, por sua falta de confiança em Deus. Recolhe-se em sua casa, num clima de penitência e oração. Depois se arruma toda e sai da sua casa acompanhada de duas empregadas. Ela entra no acampamento inimigo e faz-se conduzir perante ao militar do rei que a convida para banquetear-se com ele. Ela faz valer o seu poder de sedução e o conquista. Judite aceita o convite, mas evita comer das comidas servidas pelo militar e só se alimenta com a comida levada pelas empregadas delas. Ao ficar sozinha com o militar embriagado, ela pega da espada dele e, depois de uma oração suplicando que Deus lhe dê forças, corta-lhe a cabeça. Tomados de pânico, o exército todo foge de medo e o povo exalta a Judite e se dirige a Jerusalém para uma solene ação de graças.

A partir da atitude de Judite os judeus tomam consciência que Deus será sempre aliado daqueles que lutam para conquistar a liberdade e a vida.

No momento em que ninguém oferece uma alternativa, que já não tem mais esperança e que acreditava que Deus havia abandonado a eles, a mulher por nome Judite oferece algo novo, colocando em risco sua própria vida. Ela simboliza a fé, que não dispensa os meus políticos na luta para eliminar os mecanismos centrais de repressão. Alguém capaz de levantar a moral e o animo do povo em momentos de riscos e angustias. Ela demonstra que o inimigo é vencido pela fidelidade, confiança e obediência a Deus. Armadas dessas virtudes, os frageis vencerão os fortes.

Assim como Judite, encontramos na Bíblia outras mulheres defensoras da vida, como as parteiras do Egito, Débora, Jael e Ester e etc.

Pe. Almir Urbano, vigário da Paroquia do Sagrado Coração de Jesus, Valença, Bahia. Religioso da Congregação dos Missionários Seletinos. 05 anos de sacerdote.

2 comentários:

ALEXSANDRA disse...

QUE IMENSA FÉ DESTA MULHER, QUANTAS BARREIRAS PODEREMOS DERRUBAR OU CORTAR A EXEMPLO DESTA CONFIANÇA, FIDELIDADE E OBEDIENCIA A DEUS!!!! BRAVO!!! FORÇA MULHERES POIS SOOS FILHAS DE DEUS TBEMMM!!

Anônimo disse...

JUDITE é, no meu entender, prefiguração de MARIA SANTISSIMA, visto que, Judite, mulher de FÉ, TEMENTE A DEUS,OBEDIENTE, PIEDOSA, entre outras virtudes, como HUMILDADE. É a M U L H E R, que toma a defesa do seu povo, apresentando-se corajosamente diante de DEUS, e CONFIANDO no SENHOR, vai a LUTA, ENFRENTA OS DESAFIOS E CORTA A CABEÇA DO "NOSSO MAIOR INIMIGO". COMO MARIA, QUE PISA E ESMAGA "A CABEÇA DA SERPENTE INFERNAL". No dia em que precisei,pedi ao Senhor que me falasse da importância de NOSSA SENHORA, que me ensinasse de modo singular através da Biblia, ÊLE me fêz abri-La, exatamente, no livro de JUDITE. Dai em diante nunca mais, pairou, sobre mim, qualquer dúvida que fosse sobre o culto com que, a IGREJA CASTÓLICA, reverencia a MÃE DE DEUS. (e minha também) Obrigado. Saulo antõnio dos Santos