sábado, 26 de setembro de 2009

Cigarra



Na 146° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 20 de setembro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM, informamos sobre a vida de alguns insetos e comparamos o tempo de existência destes e a vigência do ALACAZUM nestes 3 anos completados no dia 3 de setembro de 2009. Leia o que diz sobre a vida da cigarra:

Enquanto as ninfas das cigarras vivem na terra por 4 a 17 anos (dependendo a espécie) o ALACAZUM completou 3 anos de existência.

O termo cigarra é a designação comum aos insetos homópteros da família dos cicadídeos, que reúne os maiores representantes da ordem. São notáveis devido à cantoria entoada pelos machos, diferente em cada espécie e que é ouvida no período quente do ano. Os machos destes insetos possuem aparelho estridulatório, situado nos lados do primeiro segmento abdominal, emitindo cada espécie som característico. As ninfas vivem na terra por 4 a 17 anos (depende da espécie) se alimentando da seiva de raízes.


Depois desse período, elas cavam túneis, sobem nas árvores e sofrem uma metamorfose, a ecdise, se tornando adultas e prontas para o acasalamento.


As cigarras também são reconhecidas pela forma característica e pelo tamanho grande, que varia cerca de 15 milímetros até pouco mais de 65 milímetros de comprimento. Possuem um "bico" comprido para se alimentar da seiva de árvores e plantas onde normalmente vivem.




Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: