quarta-feira, 16 de dezembro de 2009

Guia Ecológico Doméstico

Na 157° edição do programa radiofõnico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 13 de dezembro de 2009, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM informamos sobre:


A mulher que cozinha numa panela de barro ao ar livre consome talvez oito vezes mais energia do que uma vizinha mais rica que cozinha num fogão a gás e em panelas de alumínio. O pobre que ilumina sua casa com lamparinas a querosene obtém um quinze avos da luz gerada por uma lâmpada elétrica de 100 W, mas consome a mesma energia. Estes exemplos ilustram o trágico paradoxo da pobreza. Para o pobre, a escassez de dinheiro constitui uma limitação maior do que a escassez de energia. Eles são forçados a usar combustíveis “livres” e equipamentos ineficientes porque não possuem, dinheiro nem economias para comprar combustíveis com rendimento energético e dispositivos de uso final. Portanto, em termos coletivos, pagam muito mais por unidade de serviço de energia suprida.


Retirado do livro: Guia Ecológico doméstico de Mauricio Waldman e Dan Scheider. Estel ivro pertence ao acervo KIT PONTO DE LEITURA conquistado pelo programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER quando participou do I CONCURSO PONTOS DE LEITURA2008: HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS DO MINISTERIO DA CULTURA


Nenhum comentário: