sábado, 8 de maio de 2010

O I CONCURSO LITERÁRIO ALACAZUM 2010:GÊNERO POESIA


Na 173° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 02 de maio de 2010, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM contamos com a visita de Heráclito Barbosa, 1° lugar categoria adolescente no I CONCURSO LITERÁRIO ALACAZUM 2010: GÊNERO POESIA com a obra literária: Por causa da minha cor.
Por causa da minha cor


No peito dói,
Na minha alma também,
A pele negra que exibo,
Ser, para muitos, motivo
De menosprezo ou desdém.

O meu sangue rubro,
Que brancas carnes alimentam,
Á minha cabeça sobem
Quando sem respeito me tratam
Como se humano, eu não fosse.

Integrante, orgulhoso eu sou
Da única raça humana que reconhece a ciência
Diferente apenas na história
Pois, nesta nação a força do meu povo,
A cultura e a economia forjaram.

O preconceito não sabe que a negra pele que exibo
Foi pela natureza pintada
Como defesa ao sol escaldante
Na terra em que os meus tetravôs tirados foram,
Berço pretérito de toda a humanidade.

As minhas raízes históricas
Pela violência, alteradas foram,
As lembranças dos ancestrais distantes
Foram, criminosamente tiradas de mim,
E por estrangeiro sou tratado, no único país que como meu
Reconheço.

Heráclito Barbosa- 15 anos de idade

Poesia classificada no I CONCURSO LITERÁRIO ALACAZUM 2010:GÊNERO POESIA, na categoria adolescente, ganhador do MP 7 oferecimento da loja HD Áudio e Vídeo em Santo Antonio de Jesus-BA

Nenhum comentário: