quarta-feira, 5 de maio de 2010

Quem tudo quer, tudo perde.



Na 173° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 02 de maio de 2010, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM, apreciamos o conto: Quem tudo quer, tudo perde.

Quando Nosso Senhor andava no mundo chegou a uma casinha de gente muito pobre e pediu de comer e de beber. Os velhos que moravam aí deram o que possuíam e agradaram muito a Nosso Senhor. Quando este ia embora, abençoou-os e disse:
-Pelo que fizeram por mim, e, como são pobres e tementes a Deus, podem pedir três coisas que serão realizadas imediatamente.
O velho e a velha ficaram saltando de contentes. Á noite, foram jantar e conversaram sobre o sucedido, meio desconfiados daquelas promesas. A velha, vendo a pobreza da janta, disse alto:
- o que eu queria agora era uma roda de lingüiças assando naquele fogo!
Palavras não eram ditas e apareceu uma roda de lingüiças assando em cima das brasas.
O velho ficou tão zangado com o pedido da mulher que não se conteve e gritou:
- E a minha vontade é que essa lingüiça fique na ponta da sua venta para você não ser maluca!
A lingüiça voou do fogo e grudou-se na ponta do nariz da velhota que começou a chorar e lastimar-se pela desgraça.
-Acuda-me, maridinho de minha´alma! Acuda-me, maridinho!
Tanto chorou e se lastimou que o velho marido teve pena do caso e pediu que a lingüiça saísse do nariz de sua mulher.
A lingüiça desapareceu.
Os três pedidos não serviram de nada. Quem tudo quer, tudo perde.



Contado por Francisco Cascudo em Natal, Rio Grande do Norte. Retirado do Livro: Contos Tradicionais do Brasil para jovens de Luís da Câmara Cascudo. Este livro utilizado pelo ALACAZUM faz parte do KIT PONTO DE LEITURA conquistado pelo ALACAZUM quando do I CONCURSO PONTOS DE LEITURA 2008:HOMENAGEM A MACHADO DE ASSIS DO GOVERNO FEDERAL.

Nenhum comentário: