quarta-feira, 28 de julho de 2010

Quadro: A hora do Samba

Dona Dalva Damiana

Na 182° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 25 de julho de 2010, transmissão pela Rádio Clube de Valença 650 KHZ AM criamos um novo quadro: A hora do Samba. E nesta edição privilegiamos o samba-de-roda Suerdieck, representado pela Dona Dalva Damiana da cidade de Cachoeira, Bahia.

Dona Dalva nasceu em Cachoeira em 27 de setembro de 1927, filha de Antônio José de Freitas e de Maria São Pedro de Freitas. O pai morreu cedo, com 51 anos, era sapateiro, e guarda municipal. A mãe foi mais longeva, morreu aos 97 anos.


Sua avó paterna chama-se Vicência Ribeiro da Costa. Dona Dalva não se lembra da data do nascimento dela, mas sabe que o aniversário era no dia de São José, isto é, 19 de março. Ela negociava com coco e peixe em Feira de Santana.


A avó materna, Maria Tereza de Jesus, faleceu no dia de ano novo, mas ela também não se lembra do ano. Ela lavava roupa no rio que passa no bairro do Caquende. “A roupa era bem lavada e até fervida”, conta ela, e tinha muitos fregueses.


Ambas as avós faleceram com mais de 80 anos – “talvez até mais”, acrescenta ela.

Sebastião Heber – Professor adjunto de Antropologia da Universidade do Estado da Bahia (UNEB) e da Faculdade Dois de Julho, membro do Instituto Geográfico e Histórico da Bahia e da Academia Mater Salvatoris

Nenhum comentário: