terça-feira, 8 de março de 2011

Hoje, DIA INTERNACIONAL DA MULHER!

Não se mirem naquelas mulheres da Àfrica Sub- Saariana, por que apesar de resistirem as injustiças sociais elas continuam parindo homens e mulheres. Continuam amamentando crias que serão tão injustiçadas quanto elas e que quiçá sobreviverão naquelas terras. Não se mirem "naquelas mulheres de Atenas" como reza a canção do Chico por que a submissão entre os gêneros nunca manifestou qualquer laço de carinho entre os casais. Revelou sim, medo e afastamento, atraindo mentiras e dissimulações. Sim, existe um calendário mundial que nos lembra a cada ano este episódio trágico na carreira profissonal das mulheres de um determinado local mas também nesta data, o levante de encomendas do mercado, nos empurra para as compras de última hora. Ir ao shopping comprar fragâncias importadas, modelitos da última estação, sapatos, roupas íntimas... que serão presenteados as nossas mulheres (seja mãe, tia, irmã, prima, amiga, avó) em gratidão a vida que através dela respiramos. E somos seduzidos pelo consumo que se manifesta como redentor da auto estima e prolifera em nós, dentro de nossos intestinos, dentro de nossos cérebros, a fantasia de que somos poderosos e auto suficientes desde que compramos em demasia. E assim segue a humanidade a cada ano comemorando o Dia Internacional da Mulhere. Não que a data não seja importante de ser lembrada. Mais já repararam que a cada ano crescem os indices de violência contra a mulher? E as leis não estão sendo praticadas por que ainda impera nas mentes a velha concepção de submissão e do respeito que as mulheres devem ter aos seus maridos, seus namorados, seus... desde que seja do gênero masculino, é a figura do homem que prevalesce como mandatário e mantenedor do lar. A escritora Tereza Yamashita diz: " mulheres criam sapos e sonham com principes(...) Hoje, 08 de março de 2011, também data do carnaval brasileiro, a festa mais cobiçada em todo ano e que estimula muitas pessoas a trabalharem regularmente com a finalidade de criar sua fantasia para o grande espetáculo na avenida Sapucaí... traz-nos mais um paradoxo: reverenciar a mulher em detrimento da data que se comemora (O dia internacional da Mulher) e desmoralizar a mulher por outra data que tambem se comemora ( O carnaval). Consagrar o corpo da mulher em homenagem a função divina de parir homens e mulheres e profanar o mesmo corpo em função do estimulo consumista em que mais vale a imagem do que o conteúdo. E que a fantasia que desfila na passarela ante os olhos da platéia excitada não é a mulher imaculada, idolatrada, salve, salve". È uma lata de cerveja, uma fruta, uma palavra obsena, uma forma avolumada dos seios e nadegas...
Hoje também o noticiário, informa que a Suprema Corte da índia nega eutanásia a mulher em estado vegetativo desde 1973 enquanto outras mulheres ceivam a vida inconscientemente pelas pressões sociais e desequilibrios emocionais, esta mulher aparentemente morta é mantida sob aparelhos e custódia da Justiça. E outras mortas vivas mulheres seguem errantes pela estrada da vida, arrastando na barra da saia crias desnutridas, analfabetas e alienadas aguardando oportunidade para subir na escala das estatisticas, que poderiam um dia, divulgar as seguintes notícias:

"Mulher negra ganha tão bem quanto homem negro"; ou
"Desde o ano de 2012 já não se relata mais a violência física e psicologica contra a mulher por que agora todos os homens devido as experiências cientificas realizadas começaram a ingerir cápsulas que elevam a porção mulher que eles guardavam em si (segudo a canção: Super-homem do Gil).

Será que seria necessário a ingestão de cápsulas para se obter uma paz, uma igualdade, uma cumplicidade entre os seres humanos já que eles são detentores da razão, da eloquência, do discurso premeditado e o único que sabe exatamente por que trabalha?


Celeste Martinez- escritora
Apresentadora do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER
que vai ao ar aos domingos das 8 às 9 da manhã pela Rio Una Fm 87,9
Acesse: www.riounafm.com

P.S. O texto da Tereza Yamashita "
mulheres criam sapos e sonham com príncipes (pequena crônica tipo conto de fadas) você encontra no site:http://www.escritorassuicidas.com.br/edicao8_4.htm#terezayamashita8



Nenhum comentário: