sexta-feira, 12 de outubro de 2012

Na 282° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER

Na 282° edição do programa radiofônico ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER que foi ao ar no dia 23 de setembro de 2012 das 8 às 9 da manhã de domingo, transmissão ao vivo Rio Una FM 87,9 apreciamos a leitura do conto da Índia: A mensagem dos Pássaros.

Era uma vez um homem que, viajando por um país distante, comprou de um mercador um pássaro falante.
O homem levou a ave para casa e ali a tratou com todo o cuidado, abrigando-a numa gaiola dourada, onde nunca lhe faltava água e comida.
Todos os dias o pássaro pedia ao dono que o soltasse, mas ele não o atendia, chamando-o de ingrato.
- Eu lhe dou tudo o que há de melhor. Não vejo por que você quer voltar á selva de onde veio.
Um dia, o homem precisou viajar a trabalho. Antes de partir, disse ao pássaro:
-Vou passar pelo seu país. Quer que lhe traga alguma coisa?
O pássaro implorou que o levasse com ele, mas o dono foi inflexível.
- O máximo que posso fazer é levar notícias suas para seus irmãos pássaros.
- Está bem - conformou-se a pobre ave - Diga-lhes apenas que moro numa gaiola dourada.
O homem despediu-e e partiu. Dias depois, voltou, parecendo muito abalado quando procurou a sua preciosa ave:
- Não sei como lhe contar, mas uma tragédia aconteceu. Imagine que ao chegar ao seu país, fui até a orla da  floresta e chamei seus irmãos pássaros. Apareceram vários, e eu repeti a eles o que você me disse. Não entendo que estranho malefício havia na mensagem, mas imediatamente eles se entreolharam, reviraram os olhos e começaram a girar a cabeça, como se estivessem zonzos. Em seguida, caíram mortos no chão.
Assim que o homem terminou seu relato, o pássaro falante começou a revirar os olhos, a girar a cabeça e caiu, esticado como um pedaço de pau.
O homem se pôs a gritar e a lamentar, sem compreender como simples palavras pudessem ter um efeito tão catastrófico. Pesaroso, abriu a gaiola e retirou o corpo do bichinho, pousando-o sobre uma mesa.
Assim que se percebeu fora da gaiola, o pássaro abriu os olhos e voou rapidamente para a janela aberta., longe do alcance do dono.
- Obrigado, amigo. - disse ele - Você não entendeu nem as minhas palavras, como poderia entender uma mensagem sem palavras? Ao ouvirem que eu estava numa gaiola, eles compreenderam que deveriam me dizer como escapar. E você transmitiu muito bem o recado. Fique com sua gaiola. Eu ficarei com minha muito mais preciosa liberdade! Adeus.

Nenhum comentário: