terça-feira, 6 de maio de 2014

Na 348° edição do Alacazum palavras para entreter

Na 348° edição do Alacazum palavras para entreter apresentação da escritora e locutora Celeste Martinez, que foi ao ar no dia 27 de abril de 2014 das 8 às 9 h transmissão ao vivo 87,9 Rio Una FM , cujo tema: Transgênicos, fizemos a leitura do texto: O touro e o homem, contos tradicionais do Brasil para jovens de Luís da Câmara Cascudo. O livro foi uma conquista do edital lançado pelo MinC no ano de 2008 sobre os Pontos de Leitura no Brasil onde o Alacazum foi contemplado.

O touro e o homem

Um touro, que vivia nas montanhas, nunca tinha visto o homem. Mas sempre ouvia dizer por todos os animais que era ele o animal mais valente do mundo. Tanto ouviu dizer isso que, um dia, se resolveu a ir procurar o homem para saber se tal dito era verdadeiro. Saiu das brenhas e, ganhando uma estrada, seguiu por ela. Adiante encontrou um velho que caminhava apoiado a um bastão.
Dirigindo-se a ele perguntou-lhe:
- Você é o bicho homem?
-Não! Respondeu-lhe o velho. Já fui, mas não sou mais!
O touro seguiu e adiante encontrou uma velha:
- Você é o bicho homem?
- Não! Sou a mãe do bicho homem.
Adiante encontrou um menino:
-Você é o bicho homem?
- Não! Ainda hei de ser, sou o filho do bicho homem.
Adiante encontrou o bicho homem que vinha com um bacamarte no ombro.

- Você é o bicho homem?
-Está falando com ele!
- Estou cansado de ouvir dizer que o bicho homem é o mais valente do mundo, e vim procurá-lo para saber se é mais do que eu!
- Então, lá vai! - disse o homem, armando o bacamarte e disparando-lhe um tiro nas ventas.
O touro, desesperado de dor, meteu-se no mato e correu até sua casa onde passou muito tempo se tratando do ferimento.
Depois, estando ele numa reunião de animais, um lhe perguntou:
-Então, camarada touro, encontrou o bicho homem?
- Ah! meu amigo, só com um espirro que ele me deu na cara, olhe em que estado fiquei!


Nenhum comentário: