domingo, 7 de outubro de 2007

ORIGEM E SIGNIFICADO

ORIGEM E SIGNIFICADO DOS BRINDES COM COPOS
O costume de brindar começou com os gregos antigos já no século XII a.c. Era uma maneira de provar que a bebida não estava envenenada. O som dos copos completa o ciclo dos sentidos envolvidos no ato de beber: paladar, olfato, tato, visão e audição. Ao longo dos anos os copos foram substituidos pelo vidro veneziano. Para realçar o som do brinde foi adicionado ao copo óxido de chumbo. É por isso que a palavra "TIM TIM" em muitos brindes de países europeus servem para reproduzir o som dos copos tinindo.
ORIGEM DO APLAUSO
Tem origem desconhecida mas existe há, pelo menos 3 mil anos. Nessa época o gesto era essencialmente religioso, popularizado em rituais pagãos de diversos povos como um barulho destinado a chamar a atenção dos deuses. No teatro clássico grego, tornou-se então, a forma pela qual os artistas pediam a platéia que invocassem os espiritos protetores das artes. O costume chegou ao império romano onde passou a ser comum nos discursos políticos. Preocupado com a repercussão de suas aparições públicas, o imperador Nero carregava uma claque com mais de 5 mil soldados e cavaleiros. Dalí, o costume espalhou-se para o resto do mundo. Nos séculos XVIII e XIX, quase todos os teatros de Paris contratavam pessoas que tinham uma única função na platéia: APLAUDIR.
ORIGEM DA COMEMORAÇÃO (ANIVERSÁRIO)
Os vários costumes de celebração de aniversários natalícios das pessoas hoje em dia têm uma longa história. Suas origens acham-se no domínio da mágica e da religião. Os costumes de dar parabéns, dar presentes e de celebração - com o requinte de velas acesas - nos tempos antigos eram para proteger o aniversariante de demônios e garantir segurança no ano vindouro. Até o quarto século, o cristianismo rejeitava a celebração de aniversário natalício como costume pagão. Os gregos criam que cada um tinha um espírito protetor ou gênio inspirador que assistia seu nascimento e vigiava sobre ele em vida. Este espírito tinha uma relação mística com o deus em cujo aniversário natalício o indivíduo nascia. Os romanos também endossavam essa idéia. O costume de acender velas nos bolos começou com os gregos. Bolos de mel redondos como a lua e iluminados com velas eram colocados nos altares do templo de Ártemis. As velas de aniversário, na crença popular são dotadas de magia especial para atender pedidos. Acreditava-se também que as saudações natalícias tinham poder para o bem ou para o mal, porque a pessoa neste dia supostamente estava perto do mundo espiritual.

Nenhum comentário: