domingo, 28 de outubro de 2007

QUADRO: ECOTÓPICOS


Professor Tony(Biólogo e Mestre em Geo química e Meio Ambiente pela Universidade Federal da Bahia) informando sobre a necessidade de se preservar o grande patrimonio natural da nossa cidade: o rio Una. Na 54ª edição do ALACAZUM, PALAVRAS PARA ENTRETER.


6º TEMA: RIO UNA.

Aspectos históricos explicam a importância do Rio Una para a cidade de Valença, comportando-se hoje, análogo à espinha dorsal de um organismo vertebrado, em uma cidade geograficamente desenvolvida a partir de suas margens e foz.

As utilidades históricas do rio iniciaram-se com fornecimento de água para abastecimento da cidade; com a energia hidráulica-mecânica para mover as duas turbinas da fábrica têxtil Todos os Santos, fundada em 1844, a primeira dessa magnitude, na América do Sul; com a energia hidráulica-elétrica da usina Candengo no início do século XX; como via de acesso ao oceano Atlântico, hoje usada mais intensamente para as ilhas de Boipepa e Tinharé; e como fonte de alimentação sendo ali encontradas as mais diversas espécies de mariscos e peixes.

Entre as agressões ao rio pode-se destacar a eliminação de efluentes domésticos como sabões, fezes, urina, etc; a liberação de lixo sólido com plásticos, pneus, restos de embarcações abandonadas, etc; água pluvial recolhida pelas bocas-de-lobo durante as chuvas; óleo das embarcações, principalmente liberado pelo escapamento e pelo sistema de refrigeração dos motores; e efluentes gerados pelo beneficiamento da matéria-prima e resfriamento das caldeiras, nas empresas situadas no município.

As soluções mais urgentes para as questões ambientais do rio seriam a remoção do lixo sólido das margens, executada durante marés-baixas de sizígia e remoção da vegetação flutuante que retarda o fluxo normal da água na zona urbana. Questões mais importantes de saneamento seriam resolvidas com a construção de uma Estação de Tratamento de Efluentes (ETE), semelhante à construída pela Valença Têxtil, com sistema de floculação (decomposição aeróbica), decantação e desmineralização, removendo resíduos sólidos, para fertilização na agricultura e liberação de resíduos tratados no próprio rio.

Nenhum comentário: