quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

Boletim PNLL nº 192 - 01 a 07/02/2010‏


Dicas de leitura


As Vítimas-Algozes, de Joaquim Manuel de Macedo

"No interior e principalmente longe da vila, ou da freguesia e dos povoados há quase sempre uma venda perto da fazenda: é a parasita que se apega à árvore; pior que isso, é a inimiga hipócrita que rende vassalagem à sua vítima.A venda de que falo é uma taberna especialíssima que não poderia existir, manter-se, medrar em outras condições locais, e em outras condições do trabalho rural, e nem se confunde com a taberna regular que em toda parte se encontra, quanto mais com as casas de grande ou pequeno comércio, onde os lavradores ricos e pobres se provêem do que precisa a casa, quando não lhes é possível esperar pelas remessas dos seus consignatários ou fregueses."



Quando, de Fernando Pessoa


"Quando olho para mim não me percebo.Tenho tanto a mania de sentirQue me extravio às vezes ao sairDas próprias sensações que eu recebo.
O ar que respiro, este licor que bebo,Pertencem ao meu modo de existir,E eu nunca sei como hei de concluirAs sensações que a meu pesar concebo.
Nem nunca, propriamente reparei,Se na verdade sinto o que sinto. EuSerei tal qual pareço em mim? Serei
Tal qual me julgo verdadeiramente?Mesmo ante as sensações sou um pouco ateu,Nem sei bem se sou eu quem em mim sente."

Nenhum comentário: