sábado, 27 de fevereiro de 2010

Por que o livro é caro no Brasil / João Scortecci

Pergunta certa, previsível e inevitável quando o assunto é o livro no Brasil. Na verdade o raciocínio é simples: tiragens reduzidas – vende-se pouco – para custos de produção altos e complexos.


O Papel, proporcional a tiragem, representa em média 7,5% do preço de capa. As tiragens – delta da questão – são em média pequenas e caras, sem força de escala para reduzir preços e baixar o valor unitário. O vigoroso Mercado Editorial Brasileiro (3,3 Bilhões de reais em 2008 e um dos 10 maiores do mundo) comparado com o baixo índice de leitura do brasileiro (1,8 livros/ano por habitante) causa espanto e perplexidade.Justificativas setoriais de que o índice de leitura está melhorando não convencem e desafiam a lógica. Como é possível um índice ter crescido em um mercado estagnado por quase uma década e ainda ter acumulado encalhe, perto de 189 milhões de livros na conta Produção x Vendas?Em 2000 éramos aproximadamente 175 milhões. Hoje pouco mais de 190 milhões. Não se pode deixar de somar no divisor das almas 15 milhões de brasileiros.Onde estão esses 189 milhões de exemplares? Quantidade que corresponde – praticamente – à metade da produção de um ano? Costumo brincar com seriedade quando aponto a localização provável deste imenso patrimônio cultural: Nos estoques. O restante está provavelmente perdido em sebos, reciclados, abandonados e esquecidos. Ou não existem? Nunca foram produzidos? Perdão pela minha blasfêmia! Perdão pela minha ignorância!Será que a Produção Editorial Brasileira não é tão vigorosa como mostram os números?
Alguém já conciliou o consumo de Papel Linha Editorial (Imune e Outros) com os números da Produção Editorial Brasileira? Nesta tarefa ingrata, mas oportuna, não nos esqueçamos de somar o papel importado para impressão de livros e de subtrair o papel imune usado indevidamente para fins comerciais e promocionais. No bojo de uma produção, não tão vigorosa - baixas tiragens, perdas, desperdício, uso indevido de insumos, distribuição pífia, impostos indiretos, concorrência desleal, baixo poder aquisitivo, falta de educação e ausência de campanhas de peso pelo hábito da leitura - talvez, possamos encontrar outras razões que ajudem a explicar por que o livro é caro no Brasil.



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