domingo, 6 de julho de 2008

Política com Vatapá


A BANANA
Octávio Mangabeira, o primeiro governador baiano após o fim da ditadura Vargas, lá no fim dos anos 40, avô do ministro de Assuntos Estratégicos Mangabeira Unger, no meio do mandato, recebeu amigos no Palácio Rio Branco para um brinde ao seu aniversário. Entre os convidados, um chamado Chico. Octávio se aproximou:
- Chico, meu velho amigo. Eu estava querendo lhe ver mesmo. Para lhe dizer que o meu mandato já está caminhando para o fim e eu nada fiz por você.
- Mas não preciso de nada, Octávio. Sua amizade é tudo.
- Mas quem quer sou eu. Alguma coisa eu posso fazer, quero fazer e vou fazer. Diga lá!
- É... Já que você insiste, eu tenho um menino aí que acaba de se formar em medicina e está desempregado.
- Uma bobagem dessas, Chico! Amanhã mesmo está no Diário Oficial.
Dia seguinte, Chico abre o DO, nada. E no outro dia, também no outro, a vida seguiu e nada. Lá um dia, vinha Octávio pela Rua Chile, acenou para Chico do outro lado da rua, que cerrou o punho e disparou estrepitosa banana.
Dia seguinte, Chico abre o DO, está lá a nomeação do filho. Constrangido foi procurar Octávio, para se desculpar e agradecer. Octávio o recebeu de braços abertos:
- Chico, meu velho amigo! Banana providencial, aquela! Eu tinha esquecido!...
Leví Vasconcelos
Publicado no jornal A TARDE do dia 05 de julho de 2008 (sábado)

Nenhum comentário: