sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Caranguejo Uçá(Ucides Cordatus) : ameaçado de extinção

Na112° edição do ALACAZUM PALAVRAS PARA ENTRETER comentamos sobre o caranguejo uçá (ucides cordatus), ameaçado de extinção pela ação predatória dos seres humanos.

Você sabia que durante as luas novas e cheias de janeiro a março, os caranguejos estão na "andada" ou carnaval dos caranguejos?

O que significa andada? É o período reprodutivo em que os caranguejos machos e fêmeas saem de suas galerias (tocas) e andam pelo manguezal para acasalamento e liberação de larvas.

A lei- o artigo 1° da portaria IBAMA n° 034/03 -N de 24 de junho de 2003, proibe, anualmente, no período de 1° dezembro a 31 de maio a captura, a manutenção em cativeiro, o transporte, o beneficiamento, a industrialização e a comercialização de fêmea da especie ucides cordatus, conhecido popularmente por caranguejo, caranguejo uçá, no estado da bahia.
E para você que consome: não compre caranguejo com menos de 6 cm de carapaça. Sabe por que? Com este tamanho ele já reproduziu algumas vezes e sua captura não é mais tão prejudicial ao meio ambiente. Capturar, vender e consumir caranguejo com tamanhos inferiores a 6 cm, além de impedir a sua reprodução, é crime na Bahia.

Nenhum comentário: