quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Lavagem do Bomfim



Na 111° edição do ALACAZUM refletimos sobre a lavagem das escadarias da igreja do Nosso Senhor do Bomfim, Bahia, Brasil, ocorrido na quinta-feira, dia 15 de janeiro de 2009. O cortejo sai da Basilica de Nossa Senhora da Conceição da praia no comércio, em seguida queima de fogos acompanhado pelo cortejo puxado por 500 baianas. São 8 Km até chegar a Igreja do Nosso Senhor do Bomfim. Continua a tradição de carroças enfeitadas ( como se vê na foto ao lado) e como diz a música:

Ah, eu vim de Ilha de Maré minha senhora
Prá fazer samba na lavagem do Bonfim
Saltei na rampa do mercado e segui na direção
Cortejo armado na Igreja da Conceição
Aí de carroça andei, comadre,
Aí de carroça andei, compadre
Ah, quando eu cheguei no Bonfim minha senhora
Da carroça enfeitada eu saltei
Com água, flores e perfumea escada da colina eu lavei
Aí foi que eu sambei, compadre
Aí foi que eu sambei, comadre...
Composição: Walmir Lima e Lupa

Nenhum comentário: